#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Ato final

04-05-2015 | 10:49
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de duas vitórias para cada lado, Bauru e Franca decidem quem avança às semifinais do NBB 7 nesta terça, no Panela de Pressão

Chegou a hora decisiva para o confronto entre Paschoalotto/Bauru e Franca Basquete. Depois de duas vitórias para cada lado, as equipes do interior do Estado de São Paulo decidirão quem avançará às semifinais do NBB 7 nesta terça-feira (05/05), às 19 horas (de Brasília), no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), com transmissão ao vivo via WEB (www.lnb.com.br/tempo-real).

Nas quatro primeiras partidas da série válida pelas quartas de final, o equilíbrio imperou. Líder da fase de classificação, o time bauruense abriu o confronto com uma larga vitória. Logo na partida seguinte, mesmo atuando no Panela de Pressão, a equipe francana fez uma partida praticamente impecável e deixou tudo igual, além de interromper a expressiva sequência de 26 vitórias dos rivais – a maior da história do NBB.

“A vantagem de jogar em casa nessa partida decisiva é deles, mas já vencemos lá nessa série. Temos que continuar com essa dedicação e união que estamos mostrando nos playoffs. Não será nada fácil, mas estamos confiantes de que podemos vencer e chegar às semifinais do NBB”, disse o ala/pivô francano Lucas Mariano.

Bauru e Franca decidirão a vaga na semifinal do NBB 7 (Sergio Domingues/Divulgação)

Donos de uma das grandes rivalidades do basquete atual, Bauru e Franca decidirão a vaga na semifinal do NBB 7 (Sergio Domingues/Divulgação)

Após um triunfo para cada equipe em solo bauruense, a história se repetiu nas duas partidas disputadas no Ginásio Pedrocão, em Franca. No Jogo 3, Bauru se impôs e voltou a ficar em vantagem na série (2 a 1). Só que no duelo seguinte, Franca mostrou espírito guerreiro e, com um grande desempenho de sua defesa, levou a decisão para o Jogo 5.

“Trabalhamos o ano inteiro para ter esse mando de quadra nas decisões, sabíamos que nos playoffs os jogos não seriam fáceis. Amanhã (terça-feira) temos que mudar um pouco a atitude em relação ao jogo quatro. Nosso time vai entrar mais concentrado, confiante e com uma intensidade forte ao lado da nossa torcida”, apontou o armador Ricardo Fischer, do Bauru.

+Clique aqui e confira o caminho que as equipes percorrerão até a Final da temporada 2014/2015 do NBB

Agora, na partida decisiva, Bauru terá o fator casa ao seu lado. Dono da melhor campanha da primeira fase, o time dirigido pelo técnico Guerrinha perdeu apenas duas das 17 partidas que realizou como mandante na temporada 2014/2015. Além do revés para Franca no Jogo 2, a equipe foi derrotada pelo UniCEUB/BRB/Brasília ainda na 1ª rodada da fase de classificação.

“Temos que ter mais paciência e saber usar o fator quadra. As duas equipes estão brigando palmo a palmo e o NBB mostrou isso, todas as séries estão equilibradas. Precisamos entrar na quadra com intensidade, paciência e sabre usar o que temos de melhor para buscar a classificação”, destacou o técnico bauruense Guerrinha.

NNF_6462

Franca, de Léo Meindl, quebrou a invencibilidade histórica do Bauru no NBB e agora quer a vaga na semifinal (Newton Nogueira/Divulgação)

Do outro lado, Franca aposta em seu ótimo trabalho defensivo para levar a melhor e garantir um lugar nas semifinais do NBB, algo que não ocorre desde a temporada 2010/2011. Nas quatro partidas da série, a equipe do técnico Lula Ferreira reduziu e muito a alta produção bauruense. Dono do melhor ataque da fase de classificação, com média de 90,7 pontos por jogo, Bauru viu sua pontuação cair drasticamente nas quartas de final (73,7 pontos por partida) e ainda teve no Jogo 4 sua pior pontuação na temporada (67 pontos).

“Ao longo da série estamos conseguindo fazer uma tarefa muito difícil, que é segurar o ataque do Bauru. Eles vinham com uma média de 90 pontos por jogo e o máximo que conseguiram no confronto foram os 82 pontos do Jogo 1. A gente sabia que a nossa única chance de ganhar essa série era com um bom trabalho de defesa, já que nosso ataque dificilmente passa dos 80 pontos. E é com essa mentalidade que vamos para essa partida decisiva”, afirmou Lula Ferreira.

HHH

Bauru e Franca prometem fazer um Jogo 5 de arrepiar no Panela de Pressão (Henrique Costa/Bauru Basket)

“Ninguém ganhou nada até agora e a série está 2 a 2. Ganhamos uma lá em Bauru e eles ganharam uma em Franca, o que mostra a força do campeonato. O ‘peso’ da torcida é bonito, mas só isso não adianta. Você tem que jogar melhor do que o jogo anterior para poder ganhar o jogo”, completou o treinador do Franca.

Esta não será a primeira vez que Bauru e Franca disputam um Jogo 5 nesta temporada. No Campeonato Paulista 2014, as equipes se encontraram nas semifinais e o confronto só foi decidido na quinta partida. Na ocasião, também jogando em casa, os bauruenses levaram a melhor e posteriormente se sagream campeões estaduais.

“Temos que ir para lá (Bauru) com a cabeça na vitória. Temos que colocar em quadra tudo o que treinamos e que deu certo nos jogos em que vencemos. Sabemos e podemos melhorar ainda e vamos para esse Jogo 5 com mais vontade e energia. Vamos jogar com a torcida contra, então temos que estar com a cabeça boa e com uma energia ainda mais positiva em quadra”, disse o francano Léo Meindl.

Confira o calendário completo da série entre Bauru (1º) e Franca (8º):
Jogo 1 – Bauru 82 x 55 Franca
Jogo 2 – Bauru 71 x 74 Franca
Jogo 3 – Franca 67 x 75 Bauru
Jogo 4 – Franca 78 x 67 Bauru
Jogo 5 – 05/05 (terça-feira), às 19h, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP)