#JOGAJUNTO

Mais basquete

Avanço

15-08-2013 | 07:20
Por Liga Nacional de Basquete

Com Guilherme Giovannoni como presidente, AAPB (Associação dos Atletas Profissionais do Basquete Brasileiro) é lançada oficialmente

Giovannoni, ao lado de Felipe Orsolini (à esq.) e Douglas Viegas (à dir.) explicou todos os detalhes da AAPB (Divulgação/ASE)

Não são somente os clubes que buscam seguir evoluindo dentro do basquete. Nesta quinta-feira, em evento realizado em um hotel localizado na zona sul da cidade de São Paulo, os jogadores deram um grande passo dentro da modalidade da bola laranja. Inicialmente pensada no final de 2008, a AAPB (Associação de Atletas Profissionais do Basquete Brasileiro) saiu do papel e foi lançada oficialmente.

Apesar de estar em meio aos treinamentos da Seleção Brasileira que se prepara para a disputa da Copa América 2013, Guilherme Giovannoni esteve presente no lançamento da AAPB. Presidente da entidade, o ala/pivô do Uniceub/BRB/Brasília falou sobre este avanço no certame dos jogadores.

“Nosso intuito não é aquela coisa sindicalista de ficar falando apenas dos direitos dos jogadores. Todos os atletas têm direitos e deveres. A ideia é fazer com que o basquete cresça como um todo. Assim, todo mundo sai ganhando. Vamos lutar pela obrigatoriedade dos contratos profissionais,”, disse Giovannoni.

Chancelada pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB), a entidade está muito próxima de ter o aval da Liga Nacional de Basquete (LNB). Além do MVP da Final do NBB 2011/2012, fazem parte da AAPB o ex-jogador Douglas Viegas, diretor executivo da associação, e os advogados  Felipe Orsolini e Sebastião Alves Pereira Neto. O evento desta quinta-feira ainda contou com as presenças do ala/pivô Pilar, do Paulistano/Unimed, e do ala/armador Luiz Felipe Lemes, ex-São José/Unimed.

“Já tivemos convite da Liga (LNB) para participarmos de algumas reuniões e eles têm nos dado total apoio. Temos mantido contato diretamente com a Liga (LNB). Por um desencontro de informações ainda não conseguimos a chancela deles (LNB). Mas a gente sabe que está tudo certo quanto a isso e só falta ter o documento em mãos para oficializar mesmo”, explicou o camisa 12 do Brasília.

Lançada oficialmente nesta quinta-feira, a AAPB ainda está ganhando corpo. Em breve, a entidade lançará seu site oficial para estreitar o relacionamento com os atletas. Até o momento, mais de 150 jogadores já manifestaram interesse de participar da associação.

Apesar de ter como foco inicial filiar todos os atletas que disputam o NBB, a AAPB também espera poder associar atletas que disputam apenas campeonatos regionais e também jogadoras do basquete feminino.

“A ideia é cadastrar o máximo de jogadores que disputem o NBB. Mas obviamente também vamos manter contato com atletas que não disputam o NBB e também as jogadoras do feminino. Eu acho que elas também têm todos esses direitos. Queremos trazer todo mundo que joga basquete para a associação”, comentou Giovannoni.