#JOGAJUNTO

Rio 2016

Baixa na Venezuela

29-07-2016 | 06:07
Por Liga Nacional de Basquete

A pedido do Brooklyn Nets, Greivis Vásquez prioriza recuperação para temporada da NBA e está fora dos Jogos Olímpicos 2016: "triste, mas melhor para minha carreira"

Greivis-Vasquez-23-08-2013

Greivis Vásquez recebeu veto de seu time na NBA, o Brooklyn Nets, e não disputará os Jogos Rio 2016 (Divulgação/FIBA)

A poucos dias da Olimpíada, a Venezuela sofreu uma perda imensurável. O armador Greivis Vasquez, único atleta da NBA da equipe, recebeu a recomendação de seu time, Brooklyn Nets, para priorizar sua recuperação física para a temporada 2016/2017 da liga norte-americana e está fora dos Jogos Rio 2016.

A franquia enviou uma carta ao diretor da seleção venezuelana, Oswaldo Narváez, e explicou que o melhor para o jogador é que ele concentre suas energias na recuperação completa da cirurgia que fez no tornozelo, pensando na saúde e longevidade de sua carreira.

Um dia antes a NBA havia confirmado que recebeu o pagamento do seguro do jogador por parte do Ministério do Esporte do país – o dinheiro será devolvido – e por isso essa situação havia sido resolvida. No entanto, a decisão foi do próprio Brooklyn Nets, que optou por vetar a participação de Greivis nos Jogos.

“É triste, mas é o melhor para a minha carreira. É duro porque faltava apenas um dia para viajar ao Rio, mas tenho que respeitar essa decisão. A equipe (Nets) quer que eu chegue o mais pronto possível a Brooklyn para eu recuperar o atraso neste início de temporada. Consideraram que se eu jogar vai haver um atraso”, disse Greivis Vásquez ao site da Federação Venezuelana de Basquete (FVB).

Greivis Vasquez_VEN

Bastante patriota, Greivis assistiu de perto a conquista da Venezuela no Campeonato Sul-Americano 2016 no último mês e fez grande festa com os companheiros (Divulgação/FIBA Americas)

Atual campeão do Pré-Olímpico e do Campeonato Sul-Americano, nos quais foi país sede, o basquete da Venezuela vive a melhor fase de sua história. Na competição sul-americana, inclusive, o jogador não pôde atuar, mas ficou do lado de fora da quadra apoiando incondicionalmente seus companheiros e fez uma grande festa com mais um título de seu país.

Com a saída de Greivis Vásquez, a Venezuela segue com 13 jogadores, (Guillent, Cubillán, Gregory Vargas, John Cox, José Vargas, Lewis, Pérez, Bethelmy, Colmenares, Graterol, Ruiz, Echenique e Marriaga). Depois da partida desta sexta-feira contra os Estados Unidos em Chicago (EUA), o técnico Nestor “Che” Garcia divulgará os 12 selecionados que virão ao Rio.

Confira o que Greivis Vásquez disse em sua rede social após a notícia de seu veto aos Jogos Rio 2016:

“Depois de várias reuniões com a equipe médica dos Nets Brooklyn me indicaram que eu não deveria participar dos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Representar o meu país neste importante evento e me juntar a meus companheiros é uma honra e sempre foi um sonho para mim. No entanto, a equipe médica sugeriu que eu deveria dedicar este tempo para trabalhar em minha recuperação e estar 100% para a próxima temporada.

Desejo sucesso aos meus colegas nos Jogos Olímpicos. Eu sei que eles farão um grande trabalho e levar o nome da Venezuela ainda mais alto. Pela minha parte, espero que para representar a nossa equipa nacional novamente no futuro próximo”