#JOGAJUNTO

NBB CAIXA

Base preservada

02-06-2015 | 04:49
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de campanha histórica no NBB 7 e vaga pra a Liga das Américas 2015, Limeira já pensa na próxima temporada e garante permanência de seis atletas de seu elenco

Limeira

O Limeira já tem seis atletas garantidos para a disputa da próxima temporada: Nezinho, Deryk, Ronald Ramón, David Jackson, Rafael Mineiro e Bruno Fiorotto (Arte/LNB)

Após a grande campanha na temporada 2014/2015 do NBB, que lhe rendeu a inédita vaga para a Liga das Américas, a diretoria da Winner/Limeira e o técnico Dedé Barbosa já estão planejando o próximo ano da equipe limeirense. Com isso, seis atletas do atual elenco já confirmam a permanência de seus contratos para a próxima temporada.

Poucas semanas após finalizar sua  participação na sétima edição do NBB, a equipe limeierense, que foi o terceiro colocado geral do campeonato nacional, anunciou que os armadores Nezinho e Deryk Ramos, os alas Ronald Ramón e David Jackson, e os pivôs Rafael Mineiro e Bruno Fiorotto, estão confirmados para disputarem a próxima temporada com a camisa do Limeira.

“No final da temporada as conversas para as renovações já estavam bem adiantadas, não foi de uma hora para outra que firmamos a continuidade de seis dos nossos principais jogadores. Conseguimos garantir a base do nosso grupo que foi muito importante para o nosso grande desempenho durante todos os campeonatos da temporada 2014/2015”, comentou o técnico Dedé Barbosa, do Limeira.

Os seis jogadores foram destaques da histórica temporada do Limeira, que conquistou a melhor campanha de sua história no NBB, ao vencer 25 dos 30 jogos (83,3% de aproveitamento), a segunda melhor equipe da fase de classificação, e também venceu a primeira série de playoff de sua história no NBB, ao bater o UniCEUB/BRB/Brasília, nas quartas de final, por 3 a 1.

MVP do NBB 6, Jackson foi o mais votado no NBB Mundo (Cleomar Macedo/Divulgação)

Candidato a MVP do NBB 7, Jackson renovou por mais duas temporadas com o Limeira (Cleomar Macedo/Divulgação)

Eleito MVP da última temporada do NBB e novamente candidato ao prêmio desta temporada, além das indicações para melhor Ala e Melhor Estrangeiro do campeonato, o ala norte-americano David Jackson foi o principal destaque do Limeira mais uma vez, sendo o cestinha e o atleta mais eficiente da equipe no NBB 7, e está garantido por mais duas temporadas na equipe do Interior do Estado de São Paulo.

“Passamos por uma temporada muito proveitosa para nosso grupo, com boa fase de classificação e uma participação na Liga Sul-Americana. Demoramos um tempo para formar um elenco forte e essa permanência de jogadores importantes nos ajuda muito a manter o padrão de nosso jogo”, salientou Dedé.

O experiente armador Nezinho, de 34 anos, também permanece na equipe limeirense por mais uma temporada. Depois de atuar em Limeira na primeira edição do NBB e se mudar para a Capital Federal, onde defendeu a camisa do Brasília por cinco temporadas, Nezinho voltou para sua antiga equipe e foi muito bem, ao ser eleito para o Jogo das Estrelas do NBB 7 e concorrer ao prêmio de melhor armador do campeonato.

Prata da casa, o armador Deryk Ramos, de apenas 20 anos, ganhou mais minutos em quadra em relação a temporadas passadas, dobrou sua média de pontos de 4,0 para 7,9 tentos por partida, e foi o protagonista de triunfos da equipe limeirense contra Liga Sorocabana e Macaé Basquete, ambos fora de casa, ao acertar o arremesso que venceu o jogo.

Com tamanho desempenho na temporada 2014/2015 e evolução dentro de quadra, o jovem armador do Limeira, que concorre aos prêmios de Destaque Jovem do NBB 7 e Melhor Sexto Homem do NBB 7, renovou seu contrato por mais um ano irá atuar pela sexta temporada consecutiva com a camisa do Limeira.

“Ainda estamos buscado um ala de força que faça muito bem as posições três (ala) e quatro (ala/pivô), precisamos de um reforço para o garrafão também, para completar oito adultos. Com um elenco de oito adultos, pretendo dar cada vez mais espaços para os garotos do Sub-22 da nossa equipe”, declarou o comandante limeirense.

Deryk, do Limeira, fez ótimo NBB 7 e é um dos três concorrentes ao prêmio de Destaque Jovem (Newton Nogueira/Divulgação)

Com 20 anos, mas bem experiente, Deryk se destacou pelo Limeira na temporada 2014/2015 e renovou seu contrato por mais um ano (Newton Nogueira/Divulgação)

Dando sequência a série de renovações, a diretoria do Limeira também garantiu por mais uma temporada o contrato do ala/pivô Rafael Mineiro. Logo em seu primeiro ano com a camisa do Limeira, o ala/pivô de 26 anos foi selecionado para o segundo Jogo das Estrelas de sua trajetória no NBB e também foi convocado pelo técnico Rubén Magnano para a disputa do Torneio Sul-Americano e também dos Jogos Pan-Americanos 2015.

Para finalizar o começo do planejamento da equipe que defenderá o Limeira na temporada 2015/2016, o ala/armador dominicano Ronald Ramón, e o pivô Bruno Fiorotto também garantiram a prorrogação de seus contratos por mais um ano. Um dos ídolos da torcida, Ramón, que já defende a camisa do Limeira há quatro anos, fez mais uma temporada sólida, sendo mais uma vez um dos principais cestinhas da equipe.

Já o experiente pivô Bruno Fiorotto, de 30 anos, junto com Deryk disputou todas as 37 partidas que o Limeira disputou na sétima edição do NBB e terminou o campeonato nacional como o principal reboteiro da equipe, com média de 6,1 sobras por partida, e o pivô com mais assistências em todo o campeonato, com um total de 81 passes resultantes em cestas.

“Não vamos mudar nada para a próxima temporada, somente um detalhe ou outro para formar um time para ser campeão. Nosso time foi a surpresa do campeonato ao terminar entre os melhores do Brasil. Nossos concorrentes estão se reforçando muito forte também, precisamos montar uma equipe forte para não ser mais uma surpresa e sim para um candidato ao título”, concluiu o treinador que disputa o prêmio de Melhor técnico do NBB 7.

Fiorotto, do Limeira

Um dos atletas mais importantes do elenco do técnico Dedé Barbosa, Fiorotto também renovou seu contrato e jogará mais uma temporada com a camisa do Limeira (Luiz Pires/LNB)