#JOGAJUNTO

Mais basquete

Basquete nas escolas

28-06-2017 | 12:05
Por

Com capacitação de professores e presença de 400 alunos de escolas públicas, Instituto Superação realiza 1º Festival de Basquete em São Paulo

O Instituto Superação realizou um grande evento para a fomentação do basquete escolar. No último final de semana, em São Paulo (SP), a instituição concluiu o 1º Festival de Basquete Instituto Superação e o evento contou com a participação de cerca de 400 crianças entre 11 e 14 anos de escolas públicas da capital paulista.

Fundado em 2013, o Instituto Superação atua intensamente no desenvolvimento de cidadãos através da educação e do esporte competitivo, especialmente com o basquete. Neste ano, em um projeto piloto, a ONG ofereceu uma capacitação para professores de escolas públicas de São Paulo e a forma de celebrar o término deste curso e avaliar seus resultados foi justamente no Festival, que teve a realização de jogos entre 13 colégios. Todas crianças receberam uniformes, lanche e almoço ao longo do festival, além da premiação com medalha e sorteio de brindes.

Ao longo de um final de semana por mês, de março à junho, os professores foram capacitados com aulas em quatro diferentes módulos. Dez escolas públicas foram escolhidas para participar desta capacitação através do projeto onde os profissionais de Educação Física recebem acompanhamento especial, bolsa auxílio, material didático e também todo o aparelhamento para os treinos, como bolas, cones e coletes. Além destes, outros 20 profissionais participaram do curso ministrado pelo renomado técnico Flávio Davis.

“O grande diferencial desse projeto é a motivação passada aos professores, não só com todo o material oferecido, mas também por todo o apoio dado pelo projeto, inclusive com a bolsa auxílio. A grande maioria desses profissionais ainda é iniciante no basquete, mas nossos tutores fazem todo um acompanhamento para que eles evoluam cada vez mais como formadores”, disse Davis, coordenador geral do projeto.

“Queremos expandir esse projeto e nossa meta é ter 40 escolas no próximo ciclo. Temos um projeto incentivado já aprovado e agora vamos atrás da captação para podermos dar sequência a essa grande iniciativa. Não há jeito melhor de fomentar o esporte do que pelo âmbito escolar”, completou Flávio, que entre 1998 e 2007 teve passagem pela Seleção Brasileira como assistente técnico e treinador.

O Festival de Basquete não foi a primeira ação do Instituto Superação com o basquete. Desde 2011, a ONG em parceria com a LBE (Liga de Basquete Estudantil) colocou equipes para disputarem quatro diferentes categorias do Campeonato Paulista, organizado pela FPB (Federação Paulista de Basketball) – Sub 11, Sub-12, Sub-13 e Sub-14. Neste ano, dentre os selecionados para fazer parte das equipes LBE Superação, oito vieram das escolas públicas capacitadas pelo projeto.

Os resultados em quadra vêm sendo satisfatórios. O time Sub-12 está em quarto lugar na Chave B, com quatro vitórias e seis derrotas. Já o Sub-13 está em terceiro em seu grupo, com oito vitórias em 11 jogos. No ano passado, a LBE Superação ficou com o terceiro lugar no minibasquete (Sub-11) e também se sagrou campeã da Chave Prata no Sub-13. Neste ano, também na categoria Sub-13, a equipe ficou com o título do Torneio Início.

“Esse projeto busca levar o basquete até a escola, aproximar esse esporte das crianças. Existem meninos que estão sendo direcionados para equipes competitivas e isso é algo muito importante não só pelo lado de formação de atletas, mas também na formação de cidadãos. Essa é a essência do projeto e temos alguns valores importantes que são passados”, explicou Flávio Davis, que coordena, além do Instituto Superação, as categorias de base do Minas Tênis Clube.