#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Tudo sobreBauru x Fla

06-11-2018 | 01:03
Por Liga Nacional de Basquete

Duas Finais, momentos atuais e duelo dos técnicos: tudo sobre Bauru e Flamengo, que se enfrentam nesta terça-feira, ao vivo na ESPN

Nos últimos anos, Sendi/Bauru Basket e Flamengo foram protagonistas de grandes duelos no basquete brasileiro. Ninguém se enfrentou mais na história do NBB CAIXA do que essas equipes – 35 vezes no total.

O 36º confronto entre o Dragão e o rubro-negro carioca será realizado nesta terça-feira, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 20 horas, transmissão ao vivo da ESPN.

+Veja aqui o histórico completo do confronto

Antes da bola laranja subir, separamos alguns fatos sobre as equipes e o duelo em si que demonstram o tamanho deste jogo. Confira:

Duas finais

Durante as dez edições já finalizadas do NBB CAIXA, Bauru e Flamengo protagonizaram duas Finais seguidas da competição (2014/2015 e 2015/2016), ambas vencidas pelo rubro-negro. Em 2014/2015, em uma melhor de três, a equipe carioca, na época comandada pelo técnico José Neto, dominou os dois duelos e levantou a taça em Marília, interior de São Paulo, após vencer por 77 a 67.

Flamengo levantou a taça do NBB CAIXA pela quarta vez ao bater o Bauru, em Marília, na temporada 2014/2015 (Divulgação/LNB)

Já no ano seguinte, em uma melhor de cinco partidas, o equilíbrio entre as equipes foi determinante e a série só foi definida no Jogo 5. Na Arena Carioca 2, o clube da Gávea fez valer o fator torcida e se sagrou pentacampeão, ao vencer o rival paulista por 100 a 66, com direito a 26 pontos do ídolo rubro-negro Marcelinho Machado.

Maior confronto do NBB CAIXA

Nenhum outro duelo ocorreu tanto na história do NBB CAIXA quanto Bauru x Flamengo. O confronto desta terça-feira será o 36º entre as equipes. No histórico, o rubro-negro leva vantagem com uma boa margem sobre o Dragão. Nas 35 partidas anteriores, a equipe carioca venceu 25, enquanto que o rival do interior paulista levou a melhor em 10 oportunidades.

Gustavinho x Demétrius

Os comandantes de Bauru e Flamengo protagonizam um duelo a parte. Demétrius Ferracciú, do Dragão, e Gustavo De Conti, do rubro-negro carioca, estão em sua nona temporada no NBB CAIXA e já se enfrentaram por diversas vezes na competição – 26 mais precisamente. O técnico do time do interior paulista tem o histórico a seu favor, com 16 triunfos sobre o adversário.

Demétrius Ferraciú comemorou seu primeiro título nacional como técnico sobre o Paulistano, de Gustavo De Conti, em 2017 (Fotojump/LNB)

Nos playoffs, o equilíbrio entre os treinadores fica mais evidente. Até agora, os dois se encontraram na pós-temporada nas últimas duas edições do campeonato, com uma vitória cada. Em 2016/2017, Demétrius e Gustavinho decidiram o NBB CAIXA a frente de Bauru e Paulistano, respectivamente. Quem levou a melhor foi o Dragão, que levantou o troféu após vencer o Jogo 5, em Araraquara (SP). Na temporada seguinte, o confronto entre os dois times aconteceu nas semifinais e o CAP se classificou para as Finais também na quinto e decisiva partida.

No ano seguinte ao título do Bauru, o time comandado por Gustavinho deu o troco e eliminou o Dragão no NBB CAIXA 2017/2018 (Fotojump/LNB)

Melhor defesa

Mesmo com nomes de muita qualidade técnica no elenco como Marquinhos, Varejão e Deryk Ramos, considerados referências ofensivas, o fator que mais chama a atenção no Flamengo, nesse início de temporada, é a defesa. O time comandado por Gustavo De Conti tem a menor média de pontos sofridos do campeonato, com 68,17 por partida, além de liderar o quesito de bolas recuperadas (8,33 por duelo) e limitar os adversários a baixas porcentagens de arremessos de quadra (41,78% de 2 pontos e 32,21% em bolas de 3 pontos).

+Confira as estatísticas completas do NBB CAIXA

Garrafão de peso

A grande força do Dragão vem de dentro do garrafão. A dupla de pivôs formada por Jefferson William e Lucas Mariano é responsável por grande parte da pontuação da equipe e pelos rebotes. O primeiro, que já teve passagem pelo Flamengo (em que foi campeão da primeira edição do NBB CAIXA), tem médias de 20,0 pontos e 8,25 rebotes por partida, além de 20,0 de eficiência. Já Lucão contribuiu nas seis primeiras partidas da temporada com 18,83 pontos, 5,83 rebotes e 18,2 de eficiência. Juntos, eles são responsáveis por 47,1% dos pontos e 40,2% dos rebotes de Bauru no campeonato.

+Veja o ranking dos cestinhas da competição

Ala/pivô Jefferson William é o terceiro maior pontuador da competição; contra o Brasília, o jogador atingiu seu recorde pessoal de 37 pontos (Felipe Mendez/Brasília)

Flamengo em grande fase

O começo de temporada do Flamengo tem sido brilhante. Em 19 partidas oficiais disputadas na temporada 2018/2019, o rubro-negro saiu vitorioso em 18 delas – a invencibilidade foi quebrada na última quinta-feira (01/11), contra o Pinheiros. Além da disputa do NBB CAIXA, o clube da Gávea conquistou o Campeonato Carioca sem perder e se classificou para a fase semifinal da Liga Sul-Americana com três vitórias em três jogos disputados.

Mais um encontro em breve  

Depois do encontro desta terça-feira, Bauru e Flamengo voltarão a se encontrar em quadra daqui a duas semanas. O confronto válido pela Liga Sul-Americana acontecerá dia 20 de novembro, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro (RJ), sede do Grupo F da fase semifinal, que ainda contará com o Life/Fitness Minas e o Instituto Córdoba (ARG).

O Sesi Franca Basquete é outro time brasileiro que segue na disputa da competição sul-americana e está presente no Grupo E, junto a Olímpia (PAR), Quimsa (ARG) e Libertad Sunchales (ARG). Os campeões de cada chave se enfrentarão na grande final, que será realizada em melhor de três partidas.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.