#JOGAJUNTO

LNB

Bem representado

24-04-2015 | 11:04
Por Liga Nacional de Basquete

Ministro cria grupo de trabalho para elaborar o Sistema Nacional do Esporte, e basquete tem três representantes na lista

Na última sexta-feira (17/04) foi oficializado um grande passo para o avanço do esporte nacional. O Ministro do Esporte, George Hilton, através de publicação no Diário Oficial da União (DOU), criou um Grupo de Trabalho que vai discutir as propostas e elaborar o Projeto de Lei de Diretrizes e Bases do Sistema Nacional do Esporte.

Ao todo, 24 pessoas foram designadas a fazer parte deste grupo que desenvolverá o documento que norteará as políticas esportivas no país e o basquete terá três membros. Kouros Monadjemi, primeiro presidente da LNB e atualmente diretor de relações institucionais da entidade, Álvaro Cotta, presidente da Federação Mineira de Basketball e gerente de marketing da LNB, e a ex-jogador Hortência Marcari farão parte do grupo e representarão a modalidade da bola laranja.

A discussão do Sistema Nacional vai definir as funções dos governos federal, estadual, municipal, das entidades privadas, federações, confederações e clubes para as políticas do setor esportivo. A ação visa deixar a massificação da prática esportiva em todo o território nacional como o legado a partir dos megaeventos esportivos que o país passou a receber nos últimos anos.

“O Grupo de Trabalho será um espaço de diálogo e formulação de propostas, para que até setembro a gente apresente o texto ao Congresso Nacional”, explicou o Ministro George Hilton.

Segundo a portaria, o Ministério do Esporte poderá firmar parcerias com entidades públicas ou privadas, sem fins lucrativos, visando a fomentar ações relevantes para viabilizar os objetivos estabelecidos no plano.

A proposta é criar uma mudança cultural, em que os investimentos no setor sejam encarados como uma política de Estado, direito de todos os brasileiros. Assim, com o Sistema Nacional os investimentos na área não ficarão vulneráveis as mudanças de governos, para que as diretrizes e bases sejam cumpridas por todos.

A prática esportiva acessível a todos os brasileiros, investimentos claros e contínuos, para transformar o Brasil em um país que pratica esporte são os objetivos do grupo de trabalho. Garantindo a educação física nos primeiros anos de ensino, passando pelos clubes formadores de atletas e chegando ao alto rendimento.

Confira a lista completa dos membros do Grupo de Trabalho:

I) Cássia Damiani – Diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Estratégica da Secretaria Executiva do Ministério do Esporte;
II) Ivan Alves Soares – Chefe de Gabinete do Ministro de Estado do Esporte;
III) Ricardo Nascimento de Avellar Fonseca – Diretor do Departamento de Excelência Esportiva e Promoção de Eventos da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte;
IV) Andréa Nascimento Ewerton – Diretora do Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas e Programas Intersetoriais de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte;
V) Lars Schmidt Grael – Presidente da Comissão Nacional de Atletas – CNA;
VI) Ana Beatriz Moser – Ex-Atleta;
VII) Hortência de Fátima Marcari- Ex-Atleta;
VIII) Álvaro Cotta Teixeira da Costa – Presidente da Federação Mineira de Basketball – FMB;
IX) Kouros Monadjemi – Diretor de Relações Institucionais da Liga Nacional de Basquete – LNB;
X) Representante do Comitê Olímpico Brasileiro – COB;
XI) Andrew Parsons – Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB;
XII) Jorge Steinhilber – Presidente do Conselho Federal de Educação Física – CONFEF;
XIII) Paula Korsakas – Rede Esporte pela Mudança Social – REMS;
XIV) Simone Rechia – Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte – CBCE;
XV) Rubens Xavier Martins – representação de gestores municipais de esporte e lazer;
XVI) Leila Gomes de Barros – Secretária de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal;
XVII) Márcio Jardim – Presidente Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Esporte e Lazer;
XVIII) Edson Garcia – Federação Nacional dos Clubes Esportivos – FENACLUBES
XIX) Paulo Wanderley Teixeira – Presidente Confederação Brasileira de Judô – CBJ
XX) Representante da Comissão Desportiva Militar Brasileira – CDMB;
XXI) Maria Luiza Souza Dias – representante do Serviço Social do Comércio – SESC;
XXII) Fernando Mezzadri – Universidade Federal do Paraná – UFPR;
XXIII) Wladimyr Vinycius de Moraes Camargos – Diretor Jurídico da Confederação Brasileira de Clubes – CBC; e
XXIV) Eduardo Bandeira de Melo – Presidente do Clube de Regatas do Flamengo.