#JOGAJUNTO

LNB

Bem-vinda, LBF!

13-10-2015 | 08:19
Por Liga Nacional de Basquete

Em parceria entre as duas entidades, a LBF será organizada pela LNB a partir desta temporada; campeonato nacional começa no dia 20/11

Em parceira entre a Liga Nacional de Basquete e a Liga de Basquete Feminino, o principal campeonato de basquete feminino do país será organizado pela LNB a partir da temporada 2015/2016. O escritório com os funcionários da LBF trabalhará dentro e em conjunto com o da LNB para a realização do campeonato nacional feminino.

A LBF será a quarta competição organizada pela LNB, que já conta com o Novo Basquete Brasil (NBB), a Liga Ouro – divisão de acesso ao NBB -, e a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), campeonato Sub-22.

Essa não é a primeira parceria entre as duas entidades na história. No mês de março deste ano, em ação pioneira, a LNB e a LBF se uniram para a realização do Jogo das Estrelas 2015 em conjunto. O primeiro dia de evento contou com os torneios individuais das duas modalidades e no dia seguinte com a realização dos jogos envolvendo as principais estrelas brasileiras e estrangeiras dos dois campeonatos.

“A nossa expectativa é muito positiva para essa união entre o campeonato masculino e feminino, com um ajudando o outro o máximo possível. Fico muito feliz em poder não só ajudar o basquete feminino a crescer, ganhar mais força, como toda a modalidade do basquete”, comentou Cássio Roque, presidente da LNB.

“Para nós da LBF essa parceria é um salto muito grande em todos os nossos aspectos, do mais simples até o mais complicado. Nossos clubes nunca tiveram a experiência do modo de gestão da LNB, com os times tomando decisões, participando de reuniões. Nossos campeonatos sempre foram organizados com muito esforço e nada melhor do que usar a experiência de oito temporadas do NBB com LNB para tirar tudo de bom para o campeonato feminino crescer”, analisou Márcio Cattaruzzi, presidente da Liga de Basquete Feminino.

aaa

Em março deste ano, LNB e LBF firmaram parceria para a realização do Jogo das Estrelas em conjunto (Divulgação)

Na tarde desta terça-feira (13/10), presidente e vice-presidente da LBF, técnicos e diretores dos times da competição feminina e representantes da LNB se reuniram na sede da Liga Nacional de Basquete para as definições de datas e modos de disputa da temporada 2015/2016 do campeonato nacional feminino.

A temporada 2015/2016 da LBF terá a participação de seis equipes, com três representantes do Estado de São Paulo, dois do Estado do Maranhão e um de Recife. São eles: Corinthians/Americana (SP) – atual campeão –, Basketball Santo André (SP), Presidente Venceslau (SP), Maranhão Basquete (MA), Sampaio Corrêa (MA) e Uninassau/América (PE).

Também foi definido que a disputa do principal torneio de basquete feminino do país será realizada em turnos dobrados. Os seis times jogarão entre si em quatro oportunidades, sendo duas vezes como mandante e outras duas como visitante, totalizando 20 partidas realizadas por equipe ao final da fase de classificação.

A rodada de abertura da edição 2015/2016 da temporada da LBF será realizada no dia 20/11 e a fase de classificação terminará no final do mês de março. Após a fase de classificação, as quatro equipes de melhor campanha garantem vaga automática para os playoffs da competição, que será realizado em todo o mês de abril.

A fase semifinal do campeonato nacional será disputada em uma série melhor de três jogos, com a equipe de pior campanha sediando o primeiro jogo e o time de melhor campanha realizando as duas últimas partidas em casa.

Já a grande decisão do campeonato nacional será realizada em uma série melhor de cinco jogos, com a equipe de melhor campanha sediando os jogos 1, 2 e 5 (se necessário) e o time de pior campanha atuando em casa nos jogos 3 e 4 (se necessário).

Nos próximos dias o Departamento Técnico da LNB divulgará a tabela completa dos jogos da temporada 2015/2016 da LBF e todas as datas da competição.

“A liga masculina é muito jovem, com apenas sete edições do campeonato realizadas, mas não podemos tirar o fato que a estrutura é de uma liga muito grande. O basquete feminino ganha muito com a essa parceria, só trás coisas boas para a gente o principal campeonato feminino do país agora ser organizado pela LNB”, comentou o técnico do Corinthians/Americana, Antônio Carlos Vendramini, atual campeão da LBF.

454_13.59.2015_89608_ef_20150428

Atual campeã, Corinthians/Americana é a equipe a ser batida temporada 2015/2016 da LBF (Wander Roberto/Inovafoto)