#JOGAJUNTO

Mais basquete

Bicampeãs!

28-04-2015 | 10:09
Por Liga Nacional de Basquete

Diante de sua torcida, Americana (SP) leva a melhor sobre o América (PE), fecha decisão em 2 a 1 e fatura o 2º título consecutivo da LBF, o 3º na história

É festa! Capitã Karla levanta o troféu de campeão da LBF para o Americana (Wander Roberto/Inovafoto)

É festa! Capitã Karla levanta o troféu de campeão da LBF para o Americana (Wander Roberto/Inovafoto)

A ADCF/Unimed/Americana (SP) é campeã da edição 2014/2015 da Liga de Basquete Feminino (LBF). Nesta segunda-feira, a equipe paulista derrotou o Uninassau/América (PE), no Centro Cívico, em Americana (SP), por 79 a 77, e fechou a série melhor de três da final em com 2 a 1, somando, assim, seu segundo título nacional de maneira consecutiva, o terceiro na história.

Os principais nomes do time do interior do Estado de São Paulo no duelo ficaram por conta da ala cubana Ariadna, autora de 17 pontos, e da dupla de pivôs da Seleção Brasileira formada por Damiris Dantas, com 16 pontos e oito rebotes, e Clarissa dos Santos, que deixou a quadra com dez pontos e três rebotes na conta.

+Clique aqui e confira a classificação final e estatísticas completas da edição 2014/2015 da LBF

“Esse título veio coroar todo o nosso trabalho árduo ao longo da temporada, quando não tivemos feriados e nem datas comemorativas, pois sempre treinamos. Passamos por momentos complicados ao longo da temporada, mas não deixamos de acreditar e agora fomos coroadas com esse título”, comemorou a ala/armadora Karla Costa, do Americana.

“Temos que agradecer muito aos nossos patrocinadores, Unimed e Vivo Sabor, pois eles acolheram a equipe passou por momentos ruins no meio da temporada. Por isso, esse título tem um sabor muito especial. Além disso, temos que agradecer muito os nossos torcedores, que sempre estiveram ao nosso lado”, afirmou o técnico do Americana, Antônio Carlos Vendramini.

Torcida de Americana marcou forte presença no Centro Cívico para a decisão da LBF (Wander Roberto/Inovafoto)

Torcida de Americana marcou forte presença no Centro Cívico para a decisão da LBF (Wander Roberto/Inovafoto)

A pivô do selecionado verde-amarelo Erika de Souza, da equipe pernambucana, foi responsável por um expressivo duplo-duplo de 23 pontos e 18 rebotes e foi a cestinha e reboteira do último jogo da decisão. As norte-americanas Tiffany Hayes, autora de 22 pontos e seis rebotes e Tamera Young, com 16 pontos foram outras que se sobressaíram do lado nordestino.

“Saímos da competição de cabeça erguida, já que fizemos uma grande campanha, assim como o time de Americana, que teve seus méritos para chegar ao título. Vamos seguir com o nosso projeto, almejando chegar à outra final na temporada seguinte”, analisou o técnico Roberto Dornelas, do América.

O jogo

O duelo começou em ritmo intenso, com a equipe da casa contagiada pelo seu participativo torcedor, que lotou as dependências do ginásio, e logo abrindo vantagem, com boa variação ofensiva, ora no trabalho de garrafão, ora nas bolas de média e longa distancia. Na sequencia do quarto inicial, aos poucos, o time pernambucano foi se acertando, baixando a diferença e deixando o jogo igual, com bom jogo de garrafão e transição (21 a 18).

No segundo, o panorama seguiu o mesmo da parte final do período anterior, com os dois times lutando bastante pelo resultado e, por isso, se alternando no comando do marcador. Em seguida, o representante pernambucano conseguiu um rendimento melhor e conseguiu a virada (17 a 22).

As duas equipes seguiram lutando bastante pelo resultado positivo na volta do intervalo, proporcionando várias alternâncias no comando do jogo, o que deixou a disputa cada vez mais intensa e eletrizante. Na parte final, o time da casa conseguiu brecar o ataque adversário e fechou o período na frente (23 a 14).

Já nos dez minutos finais, o ritmo seguiu acelerado, com os dois times alternando lances positivos e negativos, com isso, o equilíbrio e a emoção permaneceram até o final. Com esse panorama, a ADCF Unimed/Americana conseguiu um melhor aproveitamento no momento derradeiro da partida e garantiu a conquista do título, o segundo consecutivo e o seu terceiro da Liga de Basquete Feminino (18 a 23).

Eleita a MVP da LBF 2014/2015, pivô Clarissa foi importantíssima para o bicampeonato do Americana (Wander Roberto/Inovafoto)

Eleita a MVP da LBF 2014/2015, pivô Clarissa foi importantíssima para o bicampeonato do Americana (Wander Roberto/Inovafoto)

Premiações individuais da LBF 2014/2015

Melhor Jogadora (MVP): Clarissa dos Santos (ADCF Unimed/Americana)

Melhor Técnico: Antônio Carlos Vendramini (ADCF Unimed/Americana)

Atleta Revelação: Tássia Carcavalli (Basketball Santo André/APABA)

Líder em Rebotes: Clarissa dos Santos (ADCF Unimed/Americana)

Líder em Assistencias: Natália Burian (TopTherm/Grupo Leonardi/SICRED/UNIMED/ Presidente Venceslau)