#JOGAJUNTO

Bienvenidos

14-04-2011 | 03:02
Por Liga Nacional de Basquete

Conheça quem são as duas equipes argentinas, Libertad Sunchales e Atenas, que disputam o segundo quadrangular do Torneio Interligas contra Franca e Pinheiros

Começa nesta sexta-feira o segundo quadrangular da segunda edição do Torneio Interligas Brasil/Argentina. A competição será realizada em Franca e contará com a participação dos dois primeiros colocados do NBB, Vivo/Franca e Pinheiros/SKY, e o terceiro e quarto lugares da Liga Argentina, o Libertad Sunchales e o Atenas.

A missão não será fácil para as equipes brasileiras, já que ambos os clubes argentinos possuem muita tradição no basquete sul-americano e, assim como Franca, estiveram na primeira edição do Interligas.

O Libertad Sunchales é segundo clube mais antigo da Liga Argentina, atrás apenas do Boca Juniors (1905). Fundado em 25 de maio de 1910, o Libertad possui os títulos de campeão argentino (2007/2008) e bicampeão da Liga Sul-Americana (2002 e 2007). O experiente pivô Rubén Wolkowysky, campeão olímpico em Atenas 2004, e o irmão do ala do San Antonio Spurs, Manu Ginóbili, Sebastián Ginóbili, são os grandes ídolos da equipe.

Nesta temporada, no entanto, os principais nomes do time vem sendo o pivô norte-americano Robert Battle e o ala porto-riquenho Alexander Galindo. Battle possui médias de 13,2 pontos e 9,2 rebotes por jogo e Galindo é o cestinha da equipe, com 16 pontos por partida.

Além desses jogadores, o técnico da equipe também se destaca. Desde o início desta temporada, o porto-riquenho Flor Melendez está no comando do Libertad. O treinador é bastante conhecido aqui no Brasil, pois comandou o Jales (SP), o Corinthians (SP), campeão brasileiro em 1996, e o Vasco da Gama (RJ), equipe que disputou o McDonald’s World Championship, em 1999, competição em que os cariocas perderam a final para o San Antonio Spurs (NBA).

Com uma equipe sem tantas caras conhecidas como o Libertad, mas com um histórico de vitórias muito maior, o Atenas chega a Franca como o clube mais tradicional do basquete argentino. Detentor de nove títulos nacionais, alguns deles sob o comando do atual técnico da Seleção Brasileira, Rubén Magnano, e cinco títulos sul-americanos, o time de Córdoba vem bastante diferente da última edição do Interligas.

A equipe está completamente reformulada da última temporada. Os alas Diego LoGrippo e Juan Locatelli mais os armadores Juan Pablo Cantero e Juan Pablo Figueroa (hoje, no Pinheiros) não estão mais no elenco.

Além disso, o Atenas, do jovem técnico Sebastián González, vem ao Brasil desfalcado por duas peças importantes, o cestinha da equipe, o pivô norte-americano Gregory Lewis, ex-Libertad Sunchales, e o armador titular Bruno Labaque. Assim, os destaques da equipe ficam para o outro americano, o pivô James Williams, que possui médias de 12,5 pontos e 8,3 rebotes por jogo na Liga Argentina, e os alas Roberto Gabini e Matías Lescano.

O vencedor deste segundo quadrangular enfrenta o Obras Sanitárias (ARG), que venceu o Grupo A do Torneio Interligas, realizado em Mendoza (ARG), superando o Peñarol (ARG), Uniceub/BRB/Brasília e Flamengo. A decisão será no dia 21 de abril.

<strong>Confira os confrontos do segundo quadrangular do Torneio Interligas:</strong>

<strong>15/04 (Sexta-feira)</strong>
19h – Pinheiros/SKY x Libertad (ARG) – JOGO 1
21h – Vivo/Franca x Atenas (ARG) – JOGO 2

<strong>16/04 (Sábado)</strong>
19h – Vencedor J1 x Perdedor J2
21h – Vencedor J2 x Perdedor J1

<strong>17/04 (Domingo)</strong>
19h – Perdedor J1 x Perdedor J2
21h – Vencedor J1 x Vencedor J2