#JOGAJUNTO

Liga Ouro / NBB Caixa

Boa, molecada!

25-05-2014 | 12:21
Por Liga Nacional de Basquete

Com “time LDB”, Minas fica com o título do Desafio das Ligas 3x3 e leva prêmio de R$ 20mil para casa; Liga Sorocabana e Lins completam o pódio

O Minas Tênis Clube foi o campeão do Desafio das Ligas 3×3. Com um elenco formado por quatro atletas que disputaram a última LDB, a equipe de Belo Horizonte bateu a Liga Sorocabana na decisão, por 21 a 13, e ficou com o título da competição entre trios de equipes do NBB e da Liga Ouro, iniciada nesta sexta-feira e finalizada neste sábado, no Rio de Janeiro (RJ).

Comandado pelo técnico Cristiano Grama, o Minas teve sua equipe formada por três jogadores que fizeram parte do vice-campeonato conquistado na última edição da competição Sub-22, Henrique Coelho, Danilo Siqueira e Moisés Barbosa, além de Pitico, que chegou ao time mineiro depois de bom desempenho pelo Tijuca também na LDB 2013.

Para chegar à final do Desafio das Ligas 3×3, o clube de Belo Horizonte iniciou sua trajetória na competição com o segundo lugar no Grupo D, atrás do UniCEUB/BRB/Brasília e depois superou dos times da Liga Ouro. Nas quartas de final, Coelho e cia. fizeram uma boa partida e venceram Campo Mourão, por 11 a 3. Depois, nas semifinais, a equipe teve um desempenho brilhante e fechou a vitória sobre Lins, por 22 a 15.

“Essa competição foi uma coisa nova para todo mundo. Mas a característica técnica nos favoreceu muito. Viemos com três jogadores leves, bons no um contra um, e um jogador de garrafão. Treinamos algumas coisas na última semana e deu resultado. Fomos muito bem e conseguimos esse título em um torneio tão disputado como esse”, disse Coelho, recentemente escolhido o Destaque Jovem do NBB 2013/2014.

Dona do vice-campeonato, a Liga Sorocabana também foi a segunda colocada de sua chave (A) na fase de classificação. Na sequência, a equipe do interior paulista contou com grandes atuações de Schneider para levar a melhor sobre o UniCEUB/BRB/Brasília, por 21 a 14, nas quartas de final, e diante do Winner/Kabum/Limeira, por 21 a 16, nas semifinais.

“A maioria do nosso time estava de férias. Mas quando recebemos o convite ficamos muito empolgados. É uma modalidade legal e muita bacana de jogar. Chegamos perto do título, mas Estamos muito satisfeitos em poder colocar a Liga Sorocabana no pódio em uma competição nacional”, afirmou Schneider.

O terceiro lugar do Desafio das Ligas 3×3 ficou com o Lins Basquete. Depois de conquistar uma heroica classificação na primeira fase, com direito a uma vitória de virada sobre o Paschoalotto/Bauru nos segundos finais, o vice-campeão da Liga Ouro eliminou o Palmeiras/Meltex nas quartas de final, por 21 a 15 e depois acabou derrotado pelo Minas nas semifinais. Na disputa pelo bronze, o esquadrão do interior paulista superou Limeira, por 15 a 11.

“O nosso desempenho aqui mostra que Lins é uma realidade. Viemos para buscar o título, mas infelizmente não deu. De qualquer jeito, estamos levando um honroso terceiro lugar para a cidade de Lins. Estamos muito felizes em subir no pódio”, exaltou o ala/pivô Casé, um dos jogadores do basquete de quadra que já tinha experiência no 3×3.

O Desafio das Ligas 3×3 foi disputado por 16 equipes, sendo 13 delas do NBB e três da Liga Ouro. A competição também foi realizada entre as mulheres e o título ficou com a equipe de Americana, atual campeã da LBF (Liga de Basquete Feminino), formada por Palmira, Adriana Santos, Ariadna e Clarissa. Para vencer e também ficar com um prêmio de R$ 20 mil, as comandadas do técnico Vendramini superaram o time do Maranhão na decisão, por 22 a 10.

Confira todos os resultados do Desafio das Ligas 3×3:

Grupo A: Liga Sorocabana, Espírito Santo, Campo Mourão e Macaé
Grupo B: Palmeiras, Uberlândia, Limeira e Mogi das Cruzes
Grupo C: Basquete Cearense, Bauru, Flamengo e Lins
Grupo D: Minas, Brasília, Goiânia e Sport Recife

1ª Rodada
Grupo A: Liga Sorocabana 17×14 Espírito Santo
Grupo A Campo Mourão 11×4 Macaé
Grupo B: Palmeiras 9×10 Uberlândia
Grupo B: Limeira 17×4 Mogi das Cruzes
Grupo C: Basquete Cearense 9×8 Bauru
Grupo C: Flamengo 18×13 Lins
Grupo D: Minas 13×18 Brasília
Grupo D: Goiânia 16×13 Sport Recife

2ª Rodada:
Grupo A: Liga Sorocabana 15×11 Macaé
Grupo A: Campo Mourão 15×11 Espírito Santo
Grupo B: Palmeiras 15×9 Mogi das Cruzes
Grupo B: Limeira 15×12 Uberlândia
Grupo C: Basquete Cearense 10×15 Lins
Grupo C: Flamengo 12×10 Bauru
Grupo D: Minas 21×15 Sport Recife
Grupo D: Goiânia 7×13 Brasília

3ª Rodada:
Grupo A: Liga Sorocabana 17×21 Campo Mourão
Grupo A: Espírito Santo 12×10 Macaé
Grupo B: Palmeiras 20×8 Limeira
Grupo B: Uberlândia 9×14 Mogi das Cruzes
Grupo C: Basquete Cearense 21×18 Flamengo
Grupo C: Bauru 15×16 Lins
Grupo D: Minas 21×10 Goiânia
Grupo D: Brasília 15×6 Sport Recife

Quartas de final
Campo Mourão 3x 12 Minas
Palmeiras 19×21 Lins
Flamengo 14×17 Limeira
Brasília 14×21 Liga Sorocabana

Semifinal
Minas 21×13 Lins
Limeira 21×16 Liga Sorocabana

Disputa de 3º
Lins 15×13 Limeira

Final
Minas 21×13 Liga Sorocabana