#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Boa vizinhança?

08-12-2014 | 06:02
Por Liga Nacional de Basquete

Donos de campanhas bem parecidas, Uberlândia e Franca fazem “clássico dos vizinhos”, nesta terça-feira, buscando aproximação ao pelotão de frente do NBB 7

Uberlândia e Franca ocupam 8ª e 6ª colocação, respectivamente, e possuem o mesmo número de derrotas no NBB 7 (Raphael Oliveira/EAZ)

Uberlândia e Franca ocupam 8ª e 6ª colocação, respectivamente, e querem chegar às cabeças do NBB 7 (Raphael Oliveira/EAZ)

As cidades de Uberlândia e Franca são localizadas em Estados diferentes, no entanto, são bem próximas uma da outra. Já no NBB 7 a história não é diferente, e Unitri/Pilhas Energizer e Franca Basquete também estão praticamente colados um no outro. Mas nesta terça-feira (09/12), a política da boa vizinhança será deixada de lado.

Oitavo e sexto colocados, respectivamente, uberlandenses e francanos medirão forças, em duelo válido pela nona rodada da sétima edição do maior campeonato do basquete brasileiro, no Ginásio Homero Santos (UTC), às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o Brasil através dos canais SporTV.

“Uberlândia e Franca sempre foi um jogo equilibrado, muito por conta dessa rivalidade que o existe por serem equipes de cidades próximas. Tudo indica que mais uma vez será um jogo bem equilibrado”, declarou o ala/pivô Luis Gruber, do Uberlândia, um dos remanescentes da reformulada equipe mineira para este NBB 7.

Clássico será um 'divisor de águas' para Uberlândia e Franca (Newton Nogueira/Divulgação)

Clássico será um ‘divisor de águas’ para Uberlândia e Franca (Newton Nogueira/Divulgação)

+Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

Apesar de estarem em posições diferentes, Uberlândia e Franca possuem o mesmo número de derrotas – três –, já que os mineiros somam campanha de quatro triunfos em sete jogos (57,1% de aproveitamento), e os paulistas, que têm um jogo a mais, acumulam cinco resultados positivos em oito oportunidades (62,5% de aproveitamento), mesmo rendimento do São José/Unimed.

“Vamos enfrentar o Uberlândia, uma equipe muito forte, e não teremos um de nossos trunfos: o apoio de nossa torcida nas arquibancadas. Ainda assim, iremos buscar essa vitória dentro na casa do adversário. Para isso, precisaremos impor uma defesa forte e dificultar ao máximo as jogadas ofensivas deles. Garantir o segundo resultado positivo consecutivo vai dar ainda mais força ao nosso time”, disse o ala/pivô Lucas Mariano, do Franca.

Uma vitória no “clássico dos vizinhos” seria essencial para as duas equipes. Caso leve a melhor, o time do Triângulo Mineiro ficará com a mesma campanha atual do Franca (5 vitórias em 8 jogos – 62,5% de aproveitamento) e subirá para a sexta colocação, enquanto isso a equipe da Capital do Basquete terá cinco êxitos em nove jogos após uma possível derrota (55,5% de aproveitamento).

“É um jogo decisivo. Teremos uma sequência de quatro jogos em casa. Depois de Franca enfrentaremos Bauru e depois mais dois na semana seguinte (Rio Claro e Limeira). São quatro jogos decisivos para nós. É a nossa chance de poder sair desse meio da tabela e ir lá pra cima. Temos que assumir a responsabilidade, jogar com confiança para conseguir as vitórias”, destacou Gruber.

Já em caso contrário, se o Franca Basquete sair vencedor sobre os comandados do técnico espanhol Arturo Alvarez pode até chegar ao G-4, pois chegará ao seu sexto resultado positivo em nove partidas (66,6% de aproveitamento) e igualará a atual campanha do Paschoalotto/Bauru, Flamengo e Mogi das Cruzes/Helbor, que no momento dividem a terceira colocação do NBB 7.

Franca eliminou Uberlândia nas oitavas do NBB 6 em pleno Sabiazinho; será esta a revanche do Uberlândia? (Raphael Oliveira/EAZ)

Franca eliminou Uberlândia nas oitavas do NBB 6 em pleno Sabiazinho; será esta a revanche mineira? (Raphael Oliveira/EAZ)

Na última temporada, Franca e Uberlândia estiveram frente a frente pelas oitavas de final do NBB 6 e fizeram uma disputa de arrepiar. Na ocasião, a equipe da Capital do Basquete venceu o primeiro jogo, perdeu os dois duelos seguintes, mas se recuperou da virada e, no Jogo 5, levou a melhor e cravou sua ida às quartas de final da competição.

“Acredito que até tenha um tom de revanche, mas os times mudaram muito. Para mim vai ter um gosto de revanche, para a torcida também, mas para outros já não tem. Eu vejo como mais um jogo importante e que queremos ganhar de qualquer jeito. Estaremos jogando em casa, sabemos o que temos que fazer. Não podemos pensar em rivalidade, em vingar a eliminação do último NBB, temos que pensar como que é um jogo importantíssimo que pode nos colocar pra cima no campeonato”, finalizou Luis Gruber.