#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Bola cheia

22-08-2014 | 04:36
Por Liga Nacional de Basquete

Com duplos-duplos em todos os jogos, Jefferson, do Bauru, encerra 1º turno do Paulista 2014 como reboteiro e atleta mais eficiente; confira os líderes das estatísticas

Jefferson é o reboteiro e jogador mais eficiente do Paulista 2014 (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Jefferson é o reboteiro e jogador mais eficiente do Paulista 2014 (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Pode se dizer que Jefferson William foi o cara do primeiro turno do Campeonato Paulista 2014. Nas cinco partidas que fez na primeira metade da fase de classificação da competição estadual, o ala/pivô do Paschoalotto/Bauru anotou duplos-duplos e está mandando nas estatísticas até aqui.

Logo de cara, em sua estreia com a camisa bauruense, na rodada de abertura do Paulista, o jogador anotou 21 pontos e dez rebotes contra o Palmeiras/Meltex, fora de casa. Já na rodada seguinte, o camisa 1 marcou 19 pontos e dez rebotes diante do Mogi das Cruzes/Helbor, e na outra, contra o Winner/Limeira, repetiu as marcas registradas na partida anterior.

Na quarta rodada, contra o Lins, Jefferson foi mais discreto na pontuação, mas não deixou de anotar dois dígitos em dois fundamentos – dez pontos e 12 rebotes para ele –. E por fim, no clássico do interior paulista contra o Vivo/Franca, o ala/pivô ajudou o Bauru com 17 pontos e dez rebotes.

Diante de grandes atuações, Jefferson é o líder isolado no ranking de rebotes, com a expressiva média de 10,6 sobras por duelo, bem à frente do segundo colocado, o pivô Léo Waszkiewicz, do Vivo/Franca, que apanha 8,3 rebotes por partida. Eficiente também no setor ofensivo, o atleta faz 17,2 pontos por jogo, a sétima maior marca do campeonato.

Até nas assistências o camisa 1 do Bauru está se destacando. Jefferson está distribuindo 3,6 servidas por jogo, número que culmina na 13ª melhor média do campeonato e o deixa como único jogador de garrafão entre os 25 primeiros colocados no fundamento, ficando inclusive à frente de muitos armadores na lista.

Todas as excelentes marcas apresentadas por Jefferson William até aqui na competição o deixam com 23,0 de valorização por jogo, número que o coloca no posto de jogador mais eficiente do primeiro turno do Campeonato Paulista 2014.

Bauru lidera em outros quesitos

Segundo cestinha do Paulista, Day é o líder em bolas de 3 pontos (Newton Nogueira/Divulgação)

Segundo cestinha do Paulista, Day é o líder em bolas de 3 pontos (Newton Nogueira/Divulgação)

Jefferson William não é o único jogador do Bauru a se destacar nas estatísticas do primeiro turno do Paulista 2014. Outro recém-chegado a terras bauruenses, o ala norte-americano Robert Day vem mostrando a todos que sua mão continua fervendo nos arremessos.

Segundo cestinha da competição, com média de 20,2 pontos, Day é também o jogador que mais acertou bolas de 3 pontos no Estadual, com 20, média de 4,0 por jogo, além de um alto aproveitamento de 45,45%.

E por falar em aproveitamento, o camisa 31 do Bauru apresenta a melhor porcentagem nos tiros de 2 pontos: 81,25%. Já nos lances livres, o norte-americano está perfeito, não errou uma tentativa sequer (15 em 15 – 100% de aproveitamento) e lidera o ranking do fundamento ao lado de seu compatriota David Jackson, do Limeira, que também não desperdiçou nenhum tiro livre (18 em 18).

Ainda no ranking de bolas de 2 pontos, outro jogador bauruense aparece entre os três primeiros: o pivô Thiago Mathias, que tem 70,83% de aproveitamento nas bolas curtas. E por falar em Mathias, o jogador, nascido em Pelotas (RS), é o líder em tocos do Paulista 2014, com média de 1,6 rejeições por partida.

Outro bauruense que aparece bem cotado nas estatísticas é Ricardo Fischer, que tem a segunda maior média de assistências do campeonato – 6,6 por partida. Além disso, o armador está com média de 13,8 pontos em aproximadamente 34 minutos em quadra.

Francanos Léo Meindl e Figueroa em alta

Léo Meindl foi o cestinha de quatro dos cinco jogos do Franca no campeonato (Newton Nogueira/Divulgação)

Léo Meindl foi o cestinha de quatro dos cinco jogos do Franca no campeonato (Newton Nogueira/Divulgação)

O Vivo/Franca também está sendo muito bem representado nas estatísticas do Paulista 2014. O ala Léo Meindl e o armador argentino Juan Pablo Figueroa estão sendo os principais atletas da equipe da Capital do Basquete no torneio e seus números podem comprovar tal eficiência.

Após defender a Seleção Brasileira no Sul-Americano da Venezuela, Léo voltou com fome de bola e foi o cestinha do Franca em quatro das cinco disputadas até aqui no Estadual.

Com 22 contra Mogi, 14 contra Lins, 25 sobre o Palmeiras, 18 contra Limeira e 20 sobre o Bauru, o jovem ala francano acumula média de 19,8 pontos por jogo, a quarta maior do Campeonato Paulista 2014.

Já o “hermano” Figueroa aparece como líder de dois fundamentos no Paulista: assistências e roubos de bola. No primeiro, o argentino tem a expressiva média de 6,8 por partida, a mesma de Nezinho, do Limeira, e Davi, do Lins. Já no ranking de bolas recuperadas, o camisa 8 francano tem a ponta isolada, com 3,0 desarmes por duelo.

Mais um atleta do Franca está bem colocado nos rankings estatísticos do Paulista. O pivô Léo Waszkiewicz, tem média de 8,33 sobras e ocupa o segundo lugar na lista dos reboteiros do Estadual, atrás apenas do bauruense Jefferson William, que soma 10,3 por partida.

Rashaun é o cestinha

O ala norte-americano Rashaun, do Internacional de Santos, é o cestinha do Campeonato Paulista 2014. O jogador, que defendeu o Espírito Santo Basquete durante o NBB 6, anotou 125 pontos nas cinco partidas que disputou e soma média de 25,0 tentos por jogo.

Grande parte dos pontos do gringo da equipe santista vem através das bolas de 2 pontos. Rashaun é o atleta que mais converteu tiros curtos na competição estadual até o momento, com 29 no total dos cinco jogos.

Além do sucesso na pontuação, o gringo tem a terceira maior média de roubos de bola da competição – 2,4 por jogo, tudo em pouco mais de 36 minutos em quadra.

Rashaun, do Inter de Santos, é o cestinha do Campeonato Paulista 2014 (Divulgação)

Rashaun, do Inter de Santos, é o cestinha do Campeonato Paulista 2014 (Divulgação)

Confira os líderes de cada fundamento do primeiro turno do Campeonato Paulista 2014:

Pontos: Rashaun (Internacional de Santos) – 25,0 por jogo

Rebotes: Jefferson (Paschoalotto/Bauru) – 10,3 por jogo

Assistências: Figueroa(Vivo/Franca), Nezinho (Winner/Limeira) e Davi (Lins) – 6,8 por jogo

Arremessos de 3 pontos convertidos: Robert Day (Paschoalotto/Bauru) – 4,0 por jogo

Arremessos de 2 pontos convertidos: Rashaun (Internacional de Santos) – 5,8 por jogo

Lances livres convertidos: Holloway (Paulistano/Unimed) e Rashaun (Internacional de Santos) – 8,6 por jogo

Roubos de bola: Figueroa (Vivo/Franca) – 3,0 por jogo

Tocos: Mathias (Paschoalotto/Bauru) – 1,6 por jogo

Enterradas: Estevam (Rio Claro) – 1,6 por jogo

Aproveitamento dos 2 pontos: Robert Day (Paschoalotto/Bauru) – 81,25%

Aproveitamento dos 3 pontos: Rafinha (São José/Unimed) – 66,67%

Aproveitamento nos lances livres: David Jackson (Winner/Limeira) e Robert Day (Paschoalotto/Bauru) – 100%

Eficiência: Jefferson (Paschoalotto/Bauru) – 23,0 por jogo