#JOGAJUNTO

Mundial de Clubes

Bom começo

15-09-2014 | 01:19
Por Liga Nacional de Basquete

Na preparação para a disputa da Copa Intercontinental, Flamengo inicia temporada 2014/2015 com tranquila vitória na rodada de abertura do Campeonato Carioca

Flamengo fez seu primeiro teste antes da disputa da Copa Intercontinental (Gilvan de Souza/Fla Imagem)

Flamengo fez seu primeiro teste antes da disputa da Copa Intercontinental (Gilvan de Souza/Fla Imagem)

O Flamengo abriu a temporada 2014/2015 neste sábado e não poderia ter sido melhor. Com pouco menos de duas semanas para a disputa da Copa Intercontinental, a equipe rubro-negra mostrou estar em boa forma e venceu a Liga Super Basketball, com tranquilidade, atuando em casa, no Ginásio da Gávea, pelo placar de 102 a 53, na partida que inaugurou as disputas do Campeonato Carioca 2014.

Mesmo ainda sem poder contar com os serviços de Marquinhos, Marcelinho Machado e dos argentinos Nicolás Laprovittola e Walter Herrmann, que estavam com suas respectivas seleções na disputa da Copa do Mundo e ganharam alguns dias de folga, a equipe não teve maiores dificuldades para triunfar em seu primeiro jogo oficial na temporada. O cestinha do confronto foi o pivô Cristiano Felício, com 22 pontos.

Antes de lutar pelo título mundial interclubes, diante do Maccabi Tel-Aviv, nos dias 26 e 28 de setembro, os atuais campeões do NBB e da Liga das Américas ainda terão mais três testes. O primeiro deles será na próxima sexta-feira, às 20 horas (de Brasília), diante do Macaé Basquete, novamente na Gávea, pela segunda rodada do Estaduak. Depois, nos dois dias seguintes, a equipe disputará dois amistosos frente ao Pinheiros/SKY.

“Creio que tenha sido muito proveitoso este primeiro jogo do time. Os jogadores que estavam treinando há um bom tempo tiveram a chance de colocar em ação o que foi trabalhado ao longo da pré-temporada. Estamos cientes que todas as partidas daqui para frente serão importantes demais para deixar o grupo entrosado e com o ritmo de jogo ideal pensando na disputa da Copa Intercontinental”, disse o ala/armador Vitor Benite.

A Copa Intercontinental

Realizada entre os anos de 1966 e 1987 – somente entre 1971 e 1973 a competição não foi disputada -, a Copa Intercontinetal chegou a ser revivida em 1996, mas não teve continuidade. Em 2013, a FIBA (Federação Internacional de Basquete) anunciou a volta do torneio e o Olympiacos, da Grécia, venceu o Pinheiros/SKY, em disputa realizada na cidade de Barueri (SP), para ficar com o primeiro título da “Era Moderna” do torneio.

Agora, em 2014, a Copa Intercontinental, popularmente conhecida como Mundial de Clubes, voltará a ser disputada em solo brasileiro e, mais uma vez, colocará frente a frente os atuais campeões de duas das principais competições interclubes do planeta: a Liga das Américas e a Euroliga.

Na HSBC Arena, nos dias 26 e 28 de setembro, no Rio de Janeiro, Flamengo e Maccabi Tel-Aviv (ISR) lutarão pelo troféu de campeão mundial em duas partidas. Em caso de uma vitória para cada lado, a equipe que tiver triunfado pela maior diferença de pontos ficará com o título