#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Glorioso na final

19-09-2018 | 06:41
Por Liga Nacional de Basquete

Botafogo vence clássico decisivo contra o Vasco e se classifica para a final do Campeonato Carioca 2018; time de General Severiano enfrentará Flamengo ou Niterói na decisão

O ala Cauê Borges teve atuação fundamental para levar o Botafogo à final do Carioca 2018 (Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

O Botafogo é o primeiro finalista do Campeonato Carioca 2018. Na noite desta terça-feira (18/09), o Glorioso recebeu o rival Vasco, no Ginásio Oscar Zelaya, pelo terceiro e decisivo jogo da série semifinal do Estadual do Rio de Janeiro, e se classificou para as finais ao vencer por 71 a 60.

Os destaques do time da estrela solitária ficaram por conta de Henrique Coelho, cestinha da noite com 21 pontos, além de sete rebotes e seis assistências, e Cauê Borges, que contribuiu com 19 pontos e oito rebotes. O ala/pivô Arthur Bernardi também teve boa atuação, com 11 pontos.

+Confira as estatísticas completas da partida

Pelo cruzmaltino, o norte-americano Desmond Holloway anotou um duplo-duplo de 11 pontos e 11 rebotes. Os maiores pontuadores do time de São Januário foram o ala Duda Machado e o pivô Lupa, ambos com 13 pontos na partida.

O Botafogo dominou a partida no primeiro tempo e abriu dez pontos de vantagem no intervalo (38 a 28). Na volta do intervalo, o Vasco conseguiu reagir e empatou o jogo com uma enterrada do pivô Lupa no final do terceiro quarto.

Nos últimos dez minutos, a dupla Cauê e Coelho foi responsável por levantar a torcida e levar o Glorioso às finais da competição, com vitória na parcial por 23 a 12 – 71 a 60 no final.

A classificação para a final foi ainda mais especial para Léo Figueiró, treinador do Botafogo. Formado nas categorias de base do clube, o atual comandante foi campeão Carioca em 1991, ainda como jogador.

“Comemorei tranquilo até o Carlos Eduardo (presidente) me parabenizar e falar que eu tinha voltado pra minha casa. Veio o filme todo na minha cabeça, lembrei de tudo que passei quando era jogador e me emocionei. É muito gratificante ver a torcida comparecendo, apoiando e fazendo a festa nesse momento de recomeço. Vencemos uma série difícil contra o Vasco, os atletas compraram a ideia de escrever uma linda história e estão fazendo por onde. Saio muito feliz da quadra hoje”, comemorou o técnico botafoguense.

Léo Figueiró é formado na base do Botafogo e foi campeão Carioca em 1991, quando vestia as cores da equipe (Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Com a vitória, o Botafogo espera o time vencedor do confronto entre Flamengo e Niterói, que se inicia na noite desta quarta-feira (19/09), para definir o campeão do Campeonato Carioca de 2018.

Próximos jogos do Campeonato Carioca 2018:

19/09 (Quarta-feira)

20h – Flamengo x Niterói

20/09 (Quinta-feira)

20h – Niterói x Flamengo

22/09 (Sábado)*

14h – Flamengo x Niterói

*se necessário