#JOGAJUNTO

Rio 2016 / Seleção Brasileira

#BrasilÉHistória – 1964

01-08-2016 | 05:06
Por Liga Nacional de Basquete

Após bicampeonato no Mundial de Basquete, Brasil sobrevive ao grupo com EUA, cai novamente nas semifinais para URSS, mas conquista o terceiro bronze olímpico

wlamirmarques.cbb

Wlamir Marques erguendo o troféu de bicampeão mundial de basquete (Créditos: Arquivo CBB)

Mesmo segurando o elenco em ascensão que se formava na Iugoslávia, Seleção Brasileira não conseguiu conter seu algoz nas fases finais da competição. Passando para as semifinais ao lado do Grupo B com a seleção dos Estados Unidos da América, Brasil novamente encara a União Soviética, não passa para a final e termina com chave de bronze novamente nas Olimpíadas de Verão em Tóquio.

O Brasil vinha com força total para esta Olimpíada. Time mais experiente, com a mesma base do bronze em 60, bicampeão mundial um ano antes. Amaury Pasos (Sírio), Sucar (Sírio), Wlamir Marques (Corinthians), Ubiratan Maciel (Corinthians), Rosa Branca (Corinthians), Mosquito (Palmeiras), Schall (Palmeiras), Victor Mirshawska (Palmeiras), Fritz (Fluminense), Édson Bispo (Palmeiras), Simões (Corinthians) e Sérgio Macarrão (Botafogo) foram os convocados para esta edição.

Em Tóquio, o regulamento foi novamente mudado e pereceu pelos dois torneios seguintes. Agora, 16 as equipes classificadas eram divididas em dois grupos e se enfrentavam entre si. O Brasil ingressou no Grupo B, que era composto por EUA, Coreia do Sul, Peru, Austrália, Finlândia, Iugoslávia e Uruguai. Os dois primeiros se classificavam para as semifinais e os outros disputavam as colocações seguintes finais.

Logo no começo nossa Seleção passou por dificuldades que não eram previstas. Na primeira partida pelas Olimpíadas de 1964, o comboio verde e amarelo perdeu para o Peru, equipe sem muita tradição, mas que possuia Ricardo Duarte, pontuador que terminou o campeonato como cestinha, com média de 23,6 pontos por partida. Ainda sim, o Brasil se recuperou na competição, venceu a incrível seleção iugoslava que vinha em ascensão, que garantiu a passagem para as semifinais, e perdeu apenas para os Estados Unidos.

Confira os resultados dos jogos da Seleção Brasileira na primeira fase:

Grupo B
Brasil 50 x 58 Peru – 11 de Outubro – Wlamir 16 pontos
Brasil 68 x 64 Iugoslávia – 12 de Outubro – Wlamir 19 pontos
Brasil 92 x 65 Coreia do Sul – 13 de Outubro – Wlamir 17 pontos
Brasil 61 x 54 Finlândia – 14 de Outubro – Amaury Pasos 18 pontos
Brasil 80 x 68 Uruguai – 16 de Outubro – Wlamir 18 pontos
Brasil 53 x 86 EUA – 17 de Outubro – Rosa Branca 12 pontos
Brasil 69 x 57 Austrália – 18 de Outubro – Wlamir 12 pontos

514694752

Na primeira fase, a equipe brasileira enfrentou os EUA (Getty Images)

Do outro lado, o Grupo A possuia Canadá, Hungria, Japão, México, Porto Rico, Itália, Polônia e a União Soviética. Isolada e de maneira dominante, a URSS se impôs no grupo e se classificou como primeiro colocado, portanto, no cruzamento, o Brasil, segundo colocado do Grupo B, enfrentou o líder do A. Porto Rico desbancou a Polônia, que havia vencido a Itália, e se classificou em segundo lugar, assim, enfrentou os EUA nas semifinais.

Novamente a equipe brasileira enfrentava o time que foi prata nas três últimas edições. O último confronto entre as seleções aconteceu no Mundial de Basquete de 1963 e tudo correu bem. No Maracãnazinho, no dia 23 de Maio daquele ano, o Brasil bateu a URSS, por 90 a 79. Porém, nas Olimpíadas, Volnov anotou 16 pontos, sua equipe triunfou diante do elenco verde amarelo, por 53 a 47, e foram à final, novamente contra os EUA.

Porto Rico perdeu para os EUA, por 62 a 42, então a decisão do bronze seria contra o Brasil. No dia 23 de Outubro, às 18h30 de Tokyo, o esquadrão comandado por Kanela fez sua última partida pela edição do torneio. Com 23 pontos de Wlamir Marques, a equipe brasileira dominou o jogo do começo ao fim e conquistou o terceiro lugar da competição ao bater o time caribenho, por 76 a 60.

Victor, Sucar e Amaury

Da esquerda para a direita: Victor Mirshawska, Sucar, Amaury Pasos e Wlamir Marques (Divulgação)

O “Diabo Loiro” foi o único jogador da seleção a anotar mais de 100 pontos nesta competição (128) e foi o quarto atleta da competição com maior porcentagem de tiros livres acertados. Wlamir, Amaury (94) e Bira (88) foram responsáveis por 52% dos pontos totais que a Seleção marcou em nove jogos disputados. Fritz, Vitor Mirshauswka, Sérgio Macarrão e Edvar Simões não foram mais convocados para Olimpíadas e terminaram sua jornada com o bronze.