#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Briga de maestros!

01-06-2016 | 12:54
Por Liga Nacional de Basquete

"Caçula" Davi, tricampeão Fúlvio e último vencedor Ricardo Fischer lutam pelo troféu de Melhor Armador e por um lugar no Quinteto Ideal do NBB CAIXA 2015/2016

Ricardo Fischer, líder em assistências e Melhor Armador, e Cadum Guimarães

Fischer foi o melhor armador da última temporada e recebeu o prêmio das mãos do ex-jogador e comentarista Cadum (João Pires/LNB)

A Liga Nacional de Basquete divulgou, nesta quarta-feira (01/06), os indicados ao posto de Melhor Armador do NBB CAIXA 2015/2016. Após eleição realizada com técnicos, assistentes e capitães das 15 equipes, além de imprensa, personalidades do basquete nacional, árbitros e comissários, Davi Rossetto (Solar Cearense), Fúlvio (UniCEUB/Cartão BRB/Brasília) e Ricardo Fischer (Paschoalotto/Bauru) foram os três mais votados e lutam por um lugar no Quinteto Ideal do maior campeonato de basquete do país.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Único dos concorrentes que luta por este prêmio pela primeira vez na carreira, Davi viveu mais uma grande temporada com a camisa do Solar Cearense. Sem ficar de fora de uma partida sequer, o armador de 23 anos e 1,80m de altura foi o segundo maior pontuador (12,7 pontos por jogo) e o mais eficiente de sua equipe (13,8 por jogo). Além disso, ainda foi o quinto colocado no ranking de assistências da competição (4,8 por partida).

+ Davi também luta pelo segundo troféu seguido de Jogador que Mais evoluiu; saiba quem são os indicados

Dono de três troféus de melhor armador do NBB CAIXA em sua carreira (2009/10, 11/12 e 12/13) , Fúlvio luta por sua quarta conquista nesta categoria. Líder histórico de assistências da competição, o armador do Brasília também liderou o fundamento nesta temporada, com média de 7,3 por jogo. Depois de conviver com problemas físicos nos dois últimos anos, o experiente jogador mostrou estar em plena forma física e participou de 35 dos 39 jogos disputados por sua equipe.

Davi e Fúlvio tiveram grandes desempenhos na temporada e agora brigam por troféu individual (Brito Junior/Divulgação)

Davi e Fúlvio tiveram grandes desempenhos na temporada e agora brigam por troféu individual (Brito Junior/Divulgação)

Atual vencedor deste prêmio e mais jovem a conquistar tal feito, Ricardo Fischer tenta agora o bicampeonato. Com médias de 11,3 pontos e 5,3 assistências por partida, o camisa 5 teve grandes momentos ao longo da temporada. Com 24 pontos e dez assistências diante do EC Pinheiros na fase de classificação, o jovem armador de 25 anos foi responsável por uma das grandes atuações individuais desta edição da competição, ao somar sonoros 37 pontos de eficiência.

No entanto, a temporada de Fischer acabou antes do previsto. Durante o Final Four da Liga das Américas, no mês de março, o jogador rompeu o ligamento cruzando anterior (LCA) do joelho direito durante a semifinal contra o Flamengo e precisou passar por uma cirurgia. Seu tempo de recuperação gira em torno de seis a oito meses.

A premiação de Melhor Armador faz parte do calendário anual da eleição dos Melhores do Ano do NBB CAIXA e o vencedor integrará o Quinteto Ideal da competição. Também são premiados Destaque Jovem, Melhor Defensor, Sexto Homem, Melhor Atleta Estrangeiro, Melhor Técnico (Troféu Ary Vidal) e MVP (Jogador Mais Valioso). Todos os vencedores serão conhecidos no dia 14/06 (segunda-feira), na Festa de Premiação, que será realizada em São Paulo (SP).

Também receberam votos para o prêmio de Melhor Armador do NBB CAIXA 2015/2016:

Bennett (EC Pinheiros), Gustavinho (Banrisul/Caxias Basquete), Larry Taylor (Mogi das Cruzes/Helbor), Neto (Liga Sorocabana), Rafa Luz (Flamengo) e Valtinho (Paulistano/Corpore)

Confira todos os vencedores do Troféu de Melhor Armador na história do NBB CAIXA:

2014/2015 – Ricardo Fischer (Paschoalotto/Bauru)
2013/2014 – Nico Laprovittola (Flamengo)
2012/2013 – Fúlvio (São José Basquete)
2011/2012 – Fúlvio (São José Basquete)
2010/2011 – Larry Taylor (Paschoalotto/Bauru)
2009/2010 – Fúlvio (São José Basquete)
2008/2009 – Larry Taylor (Paschoalotto/Bauru)