#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB CAIXA

Briga pelotopo

02-10-2017 | 04:29
Por Liga Nacional de Basquete

Com grande parte das posições definidas, fase de classificação do Campeonato Paulista chega à reta final com briga pela liderança

A reta final da fase de classificação do Campeonato Paulista segue com muita emoção. Dos oito times participantes, seis deles já têm suas posições definidas. Apenas Sesi/Franca Basquete e Paulistano/Corpore vão com ambições para a última rodada, nesta terça-feira (03/10). Terminar na liderança e ter o mando de quadra garantido por todo o playoffs.

Dependendo apenas de si, o Franca recebe o América do Rio Preto, sétimo colocado, no Ginásio Pedrocão, às 20h10 (de Brasília). Caso vençam, os francanos se manterão na primeira colocação. Em caso de derrota dos comandados de Helinho Garcia, o Paulistano poderá assumir a liderança da competição, desde que vença o Basquete Osasco, lanterna, às 19h30 (de Brasília), fora de casa.

Com campanhas idênticas, Franca e Paulistano chegam à última rodada da fase de classificação disputando a liderança (Ale da Costa/Portrait)

Em caso de vitória francana, Franca e Basquete Osasco farão um dos confrontos dos playoffs, enquanto Paulistano e América farão outro. Já em eventual derrota dos líderes e vitória do atual segundo colocado, os rivais nas quartas de final se invertem. As outras duas séries, disputadas em melhor de três partidas, já estão definidas. O terceiro colocado, Mogi das Cruzes/Helbor, enfrenta o sexto, LSB/Uniso, enquanto o quarto, EC Pinheiros, encara o quinto, Bauru Basket.

“Garantir essa vitória é conquistar o nosso objetivo traçado no início da temporada: ser líder da primeira etapa da competição. Esse é um passo importante, pois nos traz uma grande vantagem nos playoffs, que é decidir todas as fases em casa, ao lado de nossa torcida”, declarou Helinho Garcia, técnico do Franca.

No sábado (30/09), foram três partidas pela reta final da fase de classificação. Paulistano e Franca fizeram confronto direto pelo topo da tabela, e mesmo com vitória, por 82 a 78, o time da capital paulista não ultrapassou o rival do interior, já que precisava reverter o resultado de 84 a 75 aplicado pelos francanos no primeiro turno, com triunfo por pelo menos nove pontos de diferença.

O grande nome da partida foi Lucas Dias, cestinha com 23 pontos, além de pegar cinco rebotes. Ainda pelos mandantes, Kyle Fuller foi outro destaque, dono de 15 tentos. Já do lado francano, que apareceu foi Léo Meindl, com 14 pontos, quatro sobras e nove assistências, e Pedro, principal pontuador da equipe, com 15 tentos.

No Ginásio Hugo Ramos, o Mogi recebeu o Bauru e teve atuação pra lá de dominante, com vitória por 88 a 62. Larry Taylor, com 22 pontos e cinco assistências, e Tyrone, com 18 tentos e cinco rebotes, foram os grandes nomes do jogo. Pelo lado bauruense, os principais destaques foram Rafael Hettsheimeir, com 13 pontos e oito sobras, e Renan Lenz, também com 13 tentos, além de três rebotes.

Já em São José do Rio Preto, América e Liga Sorocabana fizeram jogo equilibrado, com vitória dos visitantes, por 77 a 74. Dono de 18 pontos, o ala/pivô Cesar foi o cestinha da partida, e ajudou os sorocabanos no resultado positivo, assim como o norte-americano Anton Cook, autor de 15 tentos. Pelos mandantes, Darnell Artis foi o destaque, com 17 pontos anotados e seis assistências distribuídas.

Confira os jogos que fecham a fase de classificação do Campeonato Paulista:

03/10 (terça-feira)
19h30 – Basquete Osasco x Paulistano/Corpore
20h – Mogi das Cruzes/Helbor x EC Pinheiros
20h10 – Sesi/Franca Basquete x América de Rio Preto