#JOGAJUNTO

LDB / NBB Caixa

Brilhou!

18-08-2014 | 03:46
Por Liga Nacional de Basquete

Georginho, do Pinheiros, se destaca pela Seleção Brasileira Sub-19 e é nomeado entre os melhores em campeonato internacional realizado em Chicago (EUA)

Georginho é um dos grandes nomes da nova geração do basquete brasileiro (Garrett Ellwood/FIBA 2014)

Georginho é um dos grandes nomes da nova geração do basquete brasileiro (Garrett Ellwood/FIBA 2014)

Na última semana, a cidade de Chicago, nos Estados Unidos, recebeu alguns dos melhores jogadores Sub-19 do planeta para o Nike Global Challenge. E um atleta brasileiro foi um dos grandes destaques da competição. Com ótimas atuações individuais, o ala/armador Georginho, do Pinheiros/SKY, foi o principal nome da Seleção Brasileira e acabou eleito para o All-International Team do torneio.

Integrante do Quinteto Ideal entre os jogadores estrangeiros (no caso, não norte-americanos), ao lado de Shang Gao (China), Jalen Poyser (Canadá), Ted Kapita (Pan-África) e Chimezie Metu (Pan-África), Georginho, de 18 anos, foi o quarto maior pontuador de todo o campeonato, com uma média de 20,8 pontos por jogo, e ainda figurou como o quarto melhor nas assistências, com 4,3 passes decisivos por partida. Além disso, foi o segundo atleta com mais arremessos de quadra convertidos: 34 no total (8,5 por duelo).

Destaque brasileiro e premiado ao final da competição, Georginho, de 1,94m de altura, disputou a última edição da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) pelo Pinheiros e, mesmo com então apenas 17 anos – o limite de idade da competição é de 22 anos -, teve bom papel na campanha que levou a equipe paulista ao terceiro lugar. O garoto também figurou no banco de reservas em alguns jogos do time pinheirense no NBB 6.

Georginho foi uma das revelações da LDB 2014 (Lucas Figueiredo/LNB)

Georginho foi uma das revelações da LDB 2013 (Lucas Figueiredo/LNB)

Apesar do desempenho brilhante do jogador do Pinheiros, a Seleção Brasileira fechou o Nike Global Challenge com três derrotas e apenas uma vitória. Na estreia, diante dos Estados Unidos “Oeste”, os brasileiros foram superados pelo placar de 94 a 80. Na ocasião, Georginho brilhou e deixou a quadra com expressivos 34 pontos, com direito a um incrível aproveitamento de 71,4% nos arremessos de quadra (15 convertidos em 21 tentativas).

No dia seguinte, o time verde-amarelo voltou à quadra e sofreu novo revés. Desta vez contra o selecionado do Centro-Oeste dos Estados Unidos, o esquadrão nacional teve um desempenho superior ao jogo anterior, mas acabou derrotado por 97 a 94. Novamente Georginho foi o destaque brasileiro e, além de marcar 26 pontos, ainda garantiu oito rebotes e oito assistências.

Para fechar sua participação na fase de classificação (as oito equipes foram divididas em dois grupos), o Brasil encarou o Canadá e levou a pior, por 73 a 57. Georginho deixou a quadra com 13 pontos e oito rebotes, enquanto que o cestinha da equipe brasileira foi o armador Lucas Vezaro, do Paschoalotto/Bauru, com 20 pontos.

A única vitória da Seleção no torneio realizado entre os últimos dias 13 e 18 veio na despedida. Na disputa pelo sétimo lugar, o time que foi dirigido pelo técnico Pablo Costa venceu o selecionado da Pan-África, por 93 a 73, com 12 pontos e oito rebotes de Georginho. Novamente o cestinha brasileiro foi Vezaro, autor de 21 pontos.

Realizado desde 2007 – sempre com o limite de idade de até 19 anos -, o Nike Global Challenge já recebeu diversos jogadores que hoje brilham na NBA. Os cinco últimos escolhidos no Draft da liga norte-americana, Andrew Wiggins (2014 – Cleveland Cavaliers), Anthony Bennett (2013 – Cleveland Cavaliers), Anthony Davis (2012 – New Orleans Hornets), Kyrie Irving (2011 – Cleveland Cavaliers) e John Wall (2010 – Washington Wizards) desfilaram seus talentos no torneio em edições passadas.

Neste ano, a competição contou com a participação de quatro selecionados dos Estados Unidos, com os jogadores divididos por região (Leste, Oeste, Centro-Oeste e Sul), e quatro equipes internacionais: Brasil, Canadá, China e Pan-África. O título ficou com o time Estados Unidos “Oeste”.

Além de Georginho, outros cinco brasileiros foram eleitos para o All-International Team do Nike Global Challenge em anos anteriores: Vitor Benite (2009), Lucas “Bebê” Nogueira (2010), Henrique Coelho (2011), Deryk Ramos (2012) e Leonardo Demétrio (2013).