#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Bronze e Pan!

28-07-2014 | 09:11
Por Liga Nacional de Basquete

De maneira dramática, Brasil vence Uruguai na disputa pelo 3º lugar, fica com a medalha de bronze e garante vaga nos Jogos Pan-Americanos de 2015

A Seleção Brasileira se despediu do 46º Campeonato Sul-Americano com a medalha de bronze no peito. Na disputa pelo 3º lugar, realizada no Ginásio Ciudad de La Ascunción, na Ilha de Margarita, na Venezuela, a equipe verde-amarela superou o Uruguai, de maneira sofrida, pelo placar de 66 a 61, e garantiu presença no pódio do torneio continental.

Com o lugar entre os três melhores da América do Sul, o Brasil assegurou uma vaga nos Jogos Pan Americanos de 2015, que acontecerão em Toronto, no Canadá, ao lado das finalistas da competição, Argentina e Venezuela. Além disso, os brasileiros carimbaram sua ida ao Pré-Olímpico das Américas de 2015 por ter terminado a competição entre os quatro primeiros colocados.

“Conseguimos jogar de igual contra os três principais adversários da competição e mostramos que tínhamos condições de ser campeão. Estou orgulhoso com o comprometimento desse grupo, jogadores e comissão técnica, que ao longo de toda nossa preparação sempre buscou fazer o melhor e defendeu as cores do Brasil. De qualquer forma garantimos o país nas duas principais competições da temporada 2015 o Pan e o Pré-Olímpico”, analisou o técnico José Neto.

Para sair de quadra com o triunfo que lhe deu a medalha de bronze, a Seleção comandada pelo técnico José Neto contou com grandes atuações do decisivo e incansável armador Rafael Luz, responsável por 11 pontos e sete rebotes. Quem também merece destaque é o pivô Rafael Hettsheimer, autor de um duplo-duplo de 14 pontos e 10 rebotes.

Junto dos “Rafaéis”, o Brasil ainda contou com noite inspirada do ala/armador Vitor Benite, que saiu do banco para ser o mairo pontuador do time, com 16 pontos. O cestinha do encontro foi o uruguaio Bruno Fitipaldo, com 26 pontos, oriundos de seis bolas de 3 pontos certeiras em 11 tentativas (55% de aproveitamento).

+ Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida

O jovem armador Rafael Luz, de 22 anos, foi um dos destaques do triunfo brasileiro (Samuel Vélez/FIBA Américas)

O jovem armador Rafael Luz, de 22 anos, foi um dos destaques do triunfo brasileiro (Samuel Vélez/FIBA Américas)

O primeiro período foi disputado ponto a ponto. De um lado, o Brasil foi liderado pelos “Rafaéis” Luz e Hettsheimer, enquanto do outro, o Uruguai mostrou mão quente, principalmente com o ala/armador Bruno Fitipaldo. Durante maior parte do tempo, os uruguaios foram superiores no placar, mas graças à um tiro de 2 pontos do ala/armador Benite, no estouro do cronômetro, a equipe verde-amarela fechou a etapa inicial na frente, por 18 a 17.

Na parcial seguinte, o duelo ficou truncando e o nível da partida caiu significativamente. No entanto, os comandados de José Neto ampliaram sua vantagem para oito pontos através da pontaria certeira de Gegê e Olivinha (34 a 26). Ainda mantendo a superioridade em quadra, a Seleção foi para os vestiários com sete pontos à seu favor, placar de 36 a 29.

A vantagem continuou do lado brasileiro na volta do intervalo. Com Benite calibrado nos arremessos de fora e o armador Rafael Luz endiabrado, a Seleção estendeu sua frente para 13 pontos (54 a 41) na metade do terceiro período e encerrou a terceira parte do duelo vencendo pelo placar de 57 a 44.

A boa frente brasileira, no entanto, foi por água baixo, pois o Uruguai voltou disposto a mudar sua situação na partida. Com uma impressionante sequencia de pontos do adversário somado a um “apagão” da Seleção, a diferença do jogo caiu para apenas um ponto (57 a 56). Mais tarde, com jogo pegando fogo, os uruguaios chegaram a virar o placar após bola de 3 pontos do armador Osimani, ex-Brasília (61 a 60).

Logo no ataque seguinte, o Brasil tornou a ficar em vantagem após falta e cesta convertida pelo ala/pivô Rafael Mineiro, que ainda converteu o lance livre de bonificação (63 a 61). Depois de boa defesa no ataque adversário, os comandados de José Neto ampliaram sua diferença após bola de 2 pontos certeira do armador Rafael Luz, com pouco mais de um minuto para o fim (65 a 61).

Mais uma vez com marcação pegada e sem dar espaços, a Seleção ficou com a posse de bola novamente e teve a chance de atacar com tranquilidade. No ato final, armador Raulzinho sofreu uma falta e foi para a linha dos lances livres. Nas tentativas, converteu apenas uma, o que deixou a vantagem verde-amarela em cinco pontos (66 a 61). Quando teve nova chance de fazer, o Uruguai de novo não aproveitou, e a vitória ficou com o Brasil, que garantiu a medalha de bronze e a vaga no Pan de Toronto.

“Nos momentos que estivemos atrás do placar e não conseguimos encaixar nosso jogo, tivemos tranquilidade para buscar o melhor momento de arremessar. Mas nosso maior mérito foi a defesa que soube neutralizar o ataque adversário. A equipe veio crescendo ao longo da preparação e ficamos fora da final por um ponto. Vale destacar também a união desse grupo que mesmo perdendo dois jogos para Argentina e Venezuela jogou de cabeça erguida e honrou a camisa do Brasil”, comentou o armador Raulzinho.

O Brasil, do armador Raulzinho, terminou o Sul-Americano com a medalha de bronze (Samuel Vélez/FIBA Américas)

O Brasil, do armador Raulzinho, garantiu vaga no Pré-Olímpico e nos Jogos Pan-Americanos de 2015 (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Confira a tabela completa do 46º Campeonato Sul-Americano:

-24/07 (quinta-feira)
Uruguai 92 x 52 Chile
Equador 44 x 100 Argentina
Brasil 73 x 56 Paraguai
Peru 49 x 86 Venezuela

– 25/07 (sexta-feira)
Equador 54 x 106 Brasil
Peru 45 x 103 Uruguai
Argentina 75 x 65 Paraguai
Venezuela 76 x 55 Chile

– 26/07 (sábado)
Paraguai 83 x 73 Equador
Chile 85 x 70 Peru
Argentina 64 x 59 Brasil
Venezuela 67 x 63 Uruguai

– 27/07 (domingo)
Paraguai 80 x 56 Peru (disputa de 5º a 8º)
Chile 74 x 57 Equador (disputa de 5º a 8º)
Argentina 79 x 68 Uruguai (Semifinal 1)
Venezuela 66 x 65 Brasil (Semifinal 2)

– 28/07 (segunda-feira)
Peru 63 x 90 Equador (disputa pelo 7º lugar)
Paraguai 75 x 49 Chile (disputa pelo 5º lugar)
Brasil 66 a 61 x Uruguai (disputa pelo 3º lugar)
Venezuela 74 x 65 Argentina (Final)