#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Cabeça erguida!

30-06-2016 | 10:54
Por Liga Nacional de Basquete

Seleção Brasileira reage no último quarto, mas não consegue conter Venezuela e termina em segundo lugar no Grupo A do Sul-Americano 2016

A Seleção Brasileira conheceu sua primeira derrota no Campeonato Sul-Americano 2016 nesta quinta-feira (30/06). Em confronto diante do país sede da competição, Venezuela, o elenco comandado por Gustavo De Conti fez jogo equilibradíssimo, mas teve uma reta de partida inferior e acabou derrotado, por 70 a 60. Com o resultado negativo o Brasil terminou a primeira fase do torneio em segundo lugar no Grupo A e terá a Argentina como adversária na semifinal.

Fizeram de tudo! : Não foi por falta de esforço que a Seleção Brasileira perdeu sua invencibilidade na competição nesta noite. O Brasil se doou os 40 minutos e teve bons momentos na partida, como o inicio superior no primeiro quarto e a forte arrancada na metade inicial do último período. Os destaques individuais foram: Davi Rossetto, que anotou dez pontos e pegou três rebotes, com 50% de aproveitamento nos arremessos tentados; Fúlvio, que saiu de quadra com nove tentos e oito assistências; e Rafael Mineiro, cestinha do time, com 11 pontos.

E agora? : Com a derrota, a Seleção Brasileira terminou a primeira fase em segundo lugar no Grupo A. Com isso, os comandados de Gustavo De Conti terão pela frente a Argentina, primeira colocada do Grupo B, na semifinal da competição, que acontecerá amanhã (sexta-feira, 01/07), às 18h15 (de Brasília), em Caracas (VEN), com transmissão ao vivo da ESPN.

Estão de parabéns: Atual campeã da competição, a Venezuela mostrou mais uma vez sua força no basquete internacional nesta noite. Inspirados pela euforia da torcida, os anfitriões fizeram grande partida e bateram o Brasil. Os destaques individuais da Seleção Venezuelana foram: Dwight Lewis, cestinha da partida com 16 pontos, além de três rebotes e quatro assistências; Greg Echenique, que anotou 12 tentos e ficou com cinco rebotes; e Greg Vargas, que além de ditar o ritmo de seu time, saiu de quadra com 12 pontos e quatro assistências.

Equilíbrio inicial: O primeiro quarto de partida foi praticamente igual para as duas Seleções. Muito intensos na defesa, Brasil e Venezuela cometeram muitos erros (cinco e nove, respectivamente), tiveram muita dificuldade em pontuar e ninguém conseguiu se desgarrar no placar. O período terminou com os brasileiros à frente, por 15 a 13, com destaque para Mineiro e Toledo, cestinhas da parcial com cinco pontos, cada.

Ritmo acelerado: A segunda metade do primeiro tempo teve outra intensidade. Os dois times atuaram com mais velocidade e menos erros no geral, mas mantiveram o placar próximo. Com uma bela arrancada final no fim do quarto, a Venezuela virou o placar e fechou a metade inicial do duelo na frente, por 33 a 31, com destaque para Echenique e Greg Vargas, que anotaram nove e sete pontos, respectivamente, nos dois primeiros períodos.

Domínio venezuelano: Empurrados pelo apoio de sua torcida, a Venezuela fez um terceiro quarto superior à Seleção Brasileira. Muito efetivos na disputa dos rebotes, os venezuelanos foram aos poucos abrindo certa margem no placar, que chegou a ser de 11 pontos. Ao fim do período os donos da casa terminaram à frente, por 54 a 46, com destaque para Dwight Lewis, que terminou a etapa com 14 pontos, três rebotes e quatro assistências na partida.

Altos e baixos: Perdendo por oito pontos ao começo do quarto final, a Seleção Brasileira teve um inicio espetacular de período e chegou a empatar o confronto em 57 a 57. Porém, no restante final da etapa, os venezuelanos aproveitaram os erros brasileiros, voltaram a se encontrar no ataque e bateram o Brasil, por 70 a 60.