#JOGAJUNTO

Mundial de Clubes

Caminhando

20-08-2013 | 06:03
Por Liga Nacional de Basquete

Com presença de Alberto García, FIBA Américas, LNB, CBB e Pinheiros se reúnem para conversar sobre Copa Intercontinental

Alberto García (ao centro) esteve presente na reunião e mostrou empolgação (Divulgação)

A preparação para a Copa Intercontinental de Clubes segue a todo vapor. Nesta terça-feira, na cidade de São Paulo (SP), FIBA Américas, Liga Nacional de Basquete (LNB), Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e Esporte Clube Pinheiros se reuniram para dar sequência aos preparativos para o confronto entre o atual campeão da Liga das Américas, Pinheiros/SKY, e Olympiacos (Grécia), que venceu a última edição da Euroliga.

Durante a reunião, as entidades conversaram sobre todos os aspectos que envolvem o duelo. Além de toda a parte técnica, foram discutidos os melhores métodos para promoções relacionadas ao evento, logística das duas equipes durante a competição e também sobre tudo que envolve a parte de comunicação do torneio.

“Esse é uma grande desafio para nós. Temos pouco tempo para organizar um evento de primeira qualidade. Esse é um sonho da Fiba Américas e tenho muito a agradecer à LNB e o Pinheiros por concretizá-lo”, disse o secretário geral da FIBA Américas, Alberto García, que esteve presente na reunião.

A Copa Intercontinental de Clubes será oficialmente lançada nesta quinta-feira, às 10h30 (de Brasília), na sede do clube da capital paulista. Em coletiva de imprensa, García fará o anúncio oficial da programação dos jogos entre o Pinheiros e o time grego, com a confirmação das datas e horários das duas partidas, local dos jogos e o regulamento da competição.

Estarão presentes, o presidente do Esporte Clube Pinheiros, Sr. Luís Eduardo Dutra Rodrigues, representantes da cidade escolhida para sediar os jogos, representantes da CBB e da LNB, além do técnico do Pinheiros, campeão mundial com o Sírio em 79, Claudio Mortari e do ala Shamell.

Os jornalistas interessados na cobertura do coletiva de imprensa devem mandar os dados (veículo, nome, função, rg e dados do carro, caso queiram utilizar o estacionamento) para o e-mail imprensa@ecp.org.br. O acesso será pela Rua Tucumã, 74 (estacionamento) ou Tucumã, 142 (pedestres).

A Copa Intercontinental de Clubes

Em 1966, a FIBA (Federação Internacional de Basquete) reuniu quatro dos principais clubes do mundo para a disputa do primeiro torneio mundial interclubes de basquete, realizado na cidade de Madri, na Espanha. A competição, que ficou conhecida como Copa Intercontinental, teve o Ignis Varese, da Itália, como o primeiro campeão ao superar o Corinthians (SP) na decisão.

A Copa Intercontinental foi disputada 21 vezes, num período de 1966 a 1987, com uma edição extra em 1996. O Brasil esteve presente em todos os torneios e foi representado por equipes tradicionais do basquete nacional, como Corinthians, Franca (SP), Botafogo (RJ), Sírio (SP) e Monte Líbano (SP).

Em 1979, a cidade de São Paulo recebeu a competição, pela segunda vez (a primeira foi em 1973). O representante brasileiro, o Esporte Clube Sírio, conseguiu chegar à final diante da forte equipe da antiga Iugoslávia, o KK Bosna. Com o Ginásio do Ibirapuera completamente lotado, os alas Oscar Schmidt e Marcel de Souza e o pivô Marquinhos Abdala lideraram a equipe do Sírio à conquista inédita do título mundial.

Além desse feito, o Brasil conquistou também seis vice-campeonatos mundiais: Corinthians (1966), Sírio (1973 e 1981), Franca (1975 e 1980) e Monte Líbano (1985). Este ano, a FIBA resgatou a disputa do mundial de clubes de basquete e colocará frente a frente os campeões da Liga das Américas, Pinheiros/SKY, e da Euroliga, Olympiacos, da Grécia.