#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Cara de decisão

24-04-2017 | 05:32
Por Liga Nacional de Basquete

Entenda importância histórica do Jogo 3, que Brasília e Bauru fazem nesta terça, com série empatada em 1 a 1 e transmissão dos canais SporTV

Com série empatada em 1 a 1, Jogo 3 tem cara de decisão para os dois times (Brito Junior/Divulgação)

É clichê entre os basqueteiros destacar a importância do Jogo 3 em uma série de playoffs. Porém, quando se trata das quartas de final os números apontam uma relevância ainda maior para o vencedor desta partida. Nesta terça-feira (25/04), às 21h30 (de Brasília), UniCEUB/BRBCARD/Brasília e Gocil/Bauru Basket se enfrentam no Ginásio da ASCEB, com o confronto empatado em 1 a 1, para realizar esse duelo crucial, em mais uma transmissão ao vivo dos canais SporTV.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

Já considerando as oitavas de final desta temporada, até hoje foram realizadas 84 séries na história dos playoffs do NBB CAIXA. Destas, 67 foram vencidas pela equipe com resultado positivo no Jogo 3, enquanto 17 perderam a terceira partida e mesmo assim conquistaram o confronto. Um aproveitamento impressionante de 79,76%, mas que quando trazido apenas para as quartas de final fica ainda maior.

Nesta fase dos playoffs, são 26 classificações e apenas seis eliminações para os times que venceram a terceira partida, 81,25% de aproveitamento. Em séries empatadas em 1 a 1, são 12 classificações para o vencedor do Jogo 3 e três eliminações.

Visitantes levam vantagem no Jogo 3 das quartas de final em séries empatadas em 1 a 1 (Brito Junior/Divulgação)

Nesta terça, tudo pode acontecer para Brasília e Bauru, já que neste cenário de série empatada em 1 a 1 nas quartas de final são oito vitórias tanto para os mandantes quanto para os vencedores do Jogo 2, contra sete dos visitantes e vencedores do Jogo 1.

A última vez que um time venceu o Jogo 3 em uma série empatada em 1 a 1 nas quartas de final e não se classificou foi no NBB CAIXA 14/15, quando o Macaé Basquete acabou derrubado pelo Mogi das Cruzes/Helbor, por 3 a 2. As outras duas vezes em que isso ocorreu foram na temporada 12/13, quando o próprio Brasília e o EC Pinheiros venceram o terceiro duelo de suas séries, mas acabaram eliminados por São José e Uberlândia, respectivamente.

Com uma vitória para cada lado, ambas conquistadas pelos visitantes, Brasília e Bauru já garantiram o Jogo 4 nesta série. Assim como na primeira partida do confronto, o palco será o Ginásio Panela de Pressão, no próximo domingo (30/04), às 18h30 (de Brasília), novamente com transmissão ao vivo dos canais SporTV.