#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Cara e roupa nova

28-09-2015 | 12:20
Por Liga Nacional de Basquete

Com reforços e novo jogo de uniformes, Flamengo se apresenta para temporada 2015/2016; equipe se prepara para enfrentar o Orlando Magic, da NBA

Atual tricampeão do NBB, o Flamengo deu as caras para a temporada 2015/2016. Na última sexta-feira (25/09), na sede do clube, o rubro-negro carioca convocou a imprensa e apresentou elenco e novo jogo de uniformes para as competições da temporada que se inicia, que terá nada menos que Estadual, participação na pré-temporada da NBA contra o Orlando Magic, oitava edição do NBB e Liga das Américas.

Com grande parte do elenco mantida em relação ao ano anterior – saíram apenas Laprovittola, que foi para o Lietuvos Rytas (LIT), Vitor Benite, que foi para o Múrcia (ESP), Walter Herrmann, agora no San Lorenzo (ARG), e Cristiano Felício, transferido para o Chicago Bulls (NBA) – os flamenguistas ainda contam com a base do plantel campeão dos três últimos NBB’s, com Marquinhos, Marcelinho Machado, Olivinha, Jerome Meyinsse e Gegê.

Flamengo entrará na temporada 2015/2016 com três reforços e novo jogo de uniformes (Divulgação/Flamengo)

Flamengo entrará na temporada 2015/2016 com três reforços e novo jogo de uniformes (Divulgação/Flamengo)

Os reforços para esta temporada ficaram por conta dos medalhistas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto com a Seleção Brasileira, o armador Rafa Luz, de 23 anos, que estava no Rio Natura Monbus (ESP), e o pivô JP Batista, de 33 anos, que vem de oito temporadas na França e tem como último clube o Limoges, atual campeão nacional.

Além deles, os rubro-negros também contrataram o ala norte-americano Jason Robinson, de 35 anos, dono de vasta experiência na Europa, mais precisamente na Espanha, onde defendeu as cores do Valladolid, por duas temporadas, Valencia Basket, Gipuzkoa Basket e CAI Zaragoza, este seu último clube. O novo reforço flamenguista também tem passagens pelo basquete de  Portugal, Coreia do Sul e Argentina.

“Ganhar uma vez é difícil, bi é mais, tri ainda mais. E estamos indo agora em busca do tetra. Nos últimos anos foram nove competições e ganhamos oito. São poucas as equipes do mundo em que você encontra tetracampeões. Quem representa a Nação Rubro-Negra gosta de desafios. Queremos continuar ganhando títulos”, disse o diretor de Esportes Olímpicos do Flamengo, Marcelo Vido.

O primeiro compromisso oficial do Flamengo na temporada 2015/2016 será pelo Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, competição do qual o clube da Gávea é decacampeão e buscará seu 11º título de maneira consecutiva. A estreia será nesta segunda-feira (28/09), diante do Botafogo, no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, às 20 horas (de Brasília).

Flamengo enfrentou Orlando Magic na pré-temporada da NBA em 2014; norte-americanos venceram, por xx a xx

Depois de enfrentar o Orlando Magic nos EUA no ano passado, o Flamengo agora receberá a franquia da Flórida no Rio de Janeiro (NBA/Getty Images)

No entanto, os rubro-negros terão uma missão pra lá de especial no próximo mês: participação inédita no NBA Global Games com partida amistosa diante do Orlando Magic, no dia 17 de outubro, na HSCB Arena, no Rio de Janeiro (RJ). Este será o quarto jogo que o clube da Gávea fará contra equipes da liga norte-americana na história. No ano passado, o Flamengo realizou, a convite da NBA, uma série de três amistosos nos Estados Unidos, contra Phoenix Suns, Orlando Magic e Memphis Grizzlies.

+Clique aqui e garanta seu ingresso para o jogo entre Flamengo e Orlando Magic

“Começamos o ano com equipe reformulada, mas mantendo grande parte da base. Os jogadores que perdemos foram para Europa, NBA ou Argentina. Temos a expectativa da partida contra o Orlando e temos que lotar a Arena. Somos o primeiro clube a receber uma equipe da NBA no Brasil, depois de termos sido os primeiros convidados para a pré-temporada da liga americana”, declarou o vice-presidente de esportes olímpicos do Flamengo, Alexandre Póvoa.

Mas antes da inédita experiência de receber uma franquia de NBA no Brasil, o Flamengo realizará, em paralelo com o Campeonato Estadual, uma série de amistosos contra o rival UniCEUB/BRB/Brasília, nos dias 04 e 05 de outubro. A equipe candanga vem de uma sequência de amistosos na Argentina e está se preparando para disputar a Liga Sul-Americana 2015 e o NBB.

Confira a programação das primeiras partidas do Flamengo na temporada 2015/2016:

28/09 – Flamengo x Botafogo – Campeonato Estadual
30/09 – Macaé x Flamengo – Campeonato Estadual
04/10 – Flamengo x Brasília – amistoso
05/10 – Flamengo x Brasília – amistoso
11/10 – Flamengo x Macaé – Campeonato Estadual
17/10 – Flamengo x Orlando Magic – NBA Global Games
19/10 – Botafogo x Flamengo – Campeonato Estadual