#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Caráter e dignidade

20-01-2017 | 12:04
Por Liga Nacional de Basquete

Técnico do líder isolado do NBB CAIXA, José Neto faz balanço sobre 1º turno e destaca qualidades de seu elenco: “o determinante foi o caráter da equipe”

José Neto, técnico do Flamengo

Atual tetracampeão do NBB CAIXA, Flamengo fechou o primeiro turno da temporada 16/17 no topo da tabela de classificação (Staff Images/Flamengo)

Atual tetracampeão e maior vencedor da história do NBB CAIXA, com cinco títulos conquistados, o Flamengo segue por mais uma temporada entre os melhores times do basquetebol brasileiro. Líder do primeiro turno da competição, o rubro-negro carioca se mantém firme atrás de mais um troféu.

Na última terça-feira (17/01), os comandados de José Neto fecharam o primeiro turno da competição com vitória dominante sobre o Mogi das Cruzes/Helbor. Apenas três dias após serem derrotados pelo UniCEUB/BRBCARD/Brasília, por 95 a 83, o rubro-negro carioca foi até a região metropolitana de São Paulo e não deu chances aos mogianos, com vitória por 83 a 57.

“O determinante foi o caráter da equipe. A dignidade que estes jogadores têm de superar dificuldades, isso já é uma marca deste time não só dentro de quadra, mas também mentalmente. A gente sabe que é dificílimo enfrentar o Mogi fora de casa, e mesmo com muitos jogadores lesionados, problemas de falta que a gente teve durante a partida, o time executou muito bem em quadra aquilo que foi trabalhado”, afirmou José Neto, técnico do Flamengo.

Entre as dificuldades encontradas por Neto ao longo das primeiras 14 partidas, as maiores sem dúvidas foram as lesões sofridas pelo elenco rubro-negro. Apenas Olivinha, JP Batista e Mineiro puderam atuar em todo primeiro turno. Contratações importantes, Ricardo Fischer atuou em apenas seis jogos, enquanto o jovem Humberto teve menos participações ainda, apenas três.

“Com estas lesões que o time sofreu a gente tem que se adaptar. Fazer um balanço daquilo que a gente tem à disposição e o que nós podemos fazer com estes elementos, para tirar o máximo possível dos jogadores disponíveis”, disse o treinador.

comemoracao-do-flamengo-1

Rubro-negro carioca venceu suas oito primeiras partidas na temporada e até agora só foi derrotado por Basquete Cearense e Brasília (Gilvan de Souza/Flamengo)

Com 12 vitórias e apenas duas derrotas ao longo das 14 partidas, o Flamengo terminou o primeiro turno no topo da tabela de classificação. A primeira metade desta temporada foi a segunda melhor dos rubro-negros dentro do NBB CAIXA. O aproveitamento de 85,7% foi tão bom quanto o da primeira edição da competição e inferior apenas ao da edição 12/13, quando a equipe carioca venceu seus 20 primeiros jogos.

“As duas primeiras partidas da temporada foram muito difíceis. Abrir o campeonato contra o Bauru, fora de casa, com muitos jogadores lesionados, colocando em quadra muitos garotos que nunca tinham jogado adulto ou atuado pelo NBB CAIXA, acho que essa vitória foi muito importante, por se um concorrente direito, assim como contra Franca na sequência”, completou José Neto.