#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Cenário positivo

22-05-2017 | 05:35
Por

Depois de duas vitórias seguidas, Bauru usa experiência e “Fator Panela” como trunfos para o Jogo 5 contra o Pinheiros

Casa bauruense, Ginásio Panela de Pressão será o palco do duelo que definirá o 2º finalista do NBB CAIXA (João Pires/LNB)

O cenário parecia totalmente desfavorável para o Gocil/Bauru Basket, mas agora a equipe está com uma ótima oportunidade de chegar pela terceira vez consecutiva às Finais do NBB CAIXA. Empatado em 2 a 2 com o EC Pinheiros, o time do interior paulista atuará em casa no Jogo 5 da série semifinal, nesta terça-feira, às 19h30, no Ginásio Panela de Pressão.

Depois de duas derrotas nos dois primeiros jogos, a equipe do técnico Demétrius Ferraciú esteve com a temporada “a um fio”. Mas o poderoso e experiente elenco bauruense mostrou sua força e conquistou duas vitórias seguidas para igualar o confronto e forçar a realização da quinta e decisiva partida.

“É algo que queremos muito. Buscamos dois jogos seguidos, trouxemos a vantagem de decidir em casa novamente e queremos mais. Vamos entrar muito forte para garantir essa vaga na final”, disse o ala/pivô Jefferson William, cestinha do Bauru na série, com média de 21,2 pontos por jogo.

Dono de melhor campanha do que o Pinheiros na fase de classificação, Bauru terá a vantagem de decidir a série em casa. E o retrospecto é animador. Em 20 partidas disputadas no Ginásio Panela de Pressão nesta temporada do NBB CAIXA, a equipe conquistou 14 vitórias.

“A gente sempre conta com a torcida. Ela coloca mais pilha nos jogadores e faz a gente se doar ao máximo dentro de quadra. É óbvio que o mando só vale quando a gente faz o nosso trabalho. Vamos voltar para casa para buscar mais essa vitória”, disse o pivô Shilton.

Armador Gegê é um dos atletas do elenco bauruense com larga experiência nos playoffs do NBB CAIXA (João Pires/LNB)

Finalista das duas últimas edições do NBB CAIXA, Bauru possui um dos mais experientes elencos da competição e os sete principais jogadores da equipe já disputaram as Finais do maior campeonato de basquete do país – Alex Garcia (seis vezes), Jefferson (cinco), Gegê (quatro), Valtinho (três), Shilton (duas), Léo Meindl (uma) e Gui Deodato (uma).

A experiência do plantel do Bauru já esteve à prova nesta temporada e a equipe não fez feio. Nas quartas de final, diante do UniCEUB/BRBCARD/Brasília, a equipe foi derrotada no Jogo 1, em pleno Ginásio panela de Pressão. Mas o time não se abalou, venceu dois jogos seguidos na capital federal e depois fechou a série ao lado de sua torcida.

“Parece clichê dizer isso, mas playoffs é um campeonato à parte. Você não pode relaxar ou desistir em momento algum. Contra Brasília, que a gente perdeu o Jogo 1 em casa, muitos desacreditaram, mas nosso time mostrou que o foco é jogo a jogo. Pinheiros abriu 2 a 0, estão fazendo um grande playoffs, então a gente focou em uma defesa forte e agora é decisão. Jogo 5, dentro de casa, o importante é estar focado para sair com mais uma vitória”, disse o armador Gegê.

“Acho que o time entendeu essa mentalidade, que não é um jogador que vai ser campeão e sim o time. Não tem nada melhor que chegar a mais uma decisão e meu foco é nisso. Chegar, ser campeão e fazer história nessa equipe”, completou o armador, tetracampeão do NBB CAIXA com a camisa do Flamengo.

Caso saia vencedor nesta terça-feira e garanta vaga nas Finais, Bauru protagonizará apenas a sexta virada de uma equipe que teve 2 a 0 de desvantagem na história do NBB CAIXA. No entanto, a equipe pode ser a primeira a conseguir tal feito nas semifinais.

Curiosamente, o Pinheiros já virou uma série após perder os dois primeiros jogos em quatro oportunidades, sendo uma delas nas quartas de final desta temporada, contra o Flamengo. A outra equipe que já reverteu o cenário em uma confronto playoffs foi o Mogi das Cruzes/Helbor, na temporada 2013/2014, também nas quartas de final.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.