#JOGAJUNTO

Rio 2016

Chame como quiser!

21-08-2016 | 06:43
Por Liga Nacional de Basquete

Dinastia? Soberania? Domínio total? Estados Unidos chegam ao 53º jogo invicto e conquistam medalha de ouro nos Jogos Olímpicos pela 15ª vez na história

Rotina olímpica: Estados Unidos conquistaram medalha de ouro pela 3ª vez seguida e a 15ª na história (FIBA/Divulgação)

Rotina olímpica: Estados Unidos conquistaram medalha de ouro pela 3ª vez seguida e a 15ª na história (FIBA/Divulgação)

Não há como negar de que os Estados Unidos são a grande potência do basquete mundial. Com a medalha de ouro conquistada no Rio de Janeiro, o país da América do Norte chegou pela terceira vez consecutiva ao lugar mais alto do pódio e atingiu a marca de 15 conquistas dos Jogos Olímpicos.

“É muito especial fazer parte desta história. Trabalhamos muito duro para manter os Estados Unidos no topo do basquete mundial e nosso esforço foi recompensado. Valeu a pena cada minuto de sacrifício nas férias. Não são muitas as pessoas que têm o privilégio de disputar uma Olimpíada, mais difícil ainda as que conquistam uma medalha de ouro”, disse Klay Thompson, um dos destaques da conquista americana no Rio de Janeiro.

Em 18 edições disputadas pelo país do torneio olímpico de basquete masculino na história, as únicas três vezes em que o time norte-americano não ficou com a medalha de ouro foram em 1972, em que ficou com a prata, e em 1998 e 2004, oportunidades em que conquistou o bronze.

Após a derrota na semifinal dos Jogos de Atenas 2004 para a Argentina, os Estados Unidos não sabem mais o que é perder um jogo na principal competição esportiva do planeta. Incluindo a disputa pelo bronze daquela edição e o tricampeonato conquistado em Pequim, Londres e Rio de Janeiro, o país soma 25 vitórias olímpicas consecutivas.

Somados os Campeonatos Mundiais de 2010 e 2014 – ambos conquistado de maneira invicta –, a sequência vitoriosa dos Estados Unidos chega a 53 jogos. Em todo este período, o time foi comandado pelo técnico Mike Krzyzewski, que após a vitória sobre a Sérvia na final no Rio de Janeiro fez sua despedida da seleção.

Seleção norte-americana conquistou medalha de ouro pela 15ª vez nos Jogos Olímpicos (FIBA/Divulgação)

Seleção norte-americana conquistou medalha de ouro pela 15ª vez nos Jogos Olímpicos (FIBA/Divulgação)