#JOGAJUNTO

Liga Ouro / NBB Caixa / Seleção Brasileira

Chance de ouro

25-06-2015 | 05:39
Por Liga Nacional de Basquete

Um dos destaques do título do Caxias na Liga Ouro, versátil ala Arthur faz história e recebe a chance de treinar com a Seleção Brasileira

Depois de se destacar na Liga Ouro, Arthur foi um dos três atletas convidados para os treinos da Seleção (Divulgação)

Depois de se destacar na Liga Ouro, Arthur foi um dos três atletas convidados para os treinos da Seleção (Divulgação)

Quando o técnico Rubén Magnano divulgou a convocação da Seleção Brasileira para a disputa dos Jogos Pan-Americanos um nome pouco conhecido chamou a atenção. Como de costume, o treinador argentino incluiu alguns jovens convidados em sua lista e um deles atende por Arthur Henrique Stela Bernardi.

Um dos destaques do título do Caxias Basquete na Liga Ouro 2015, o versátil ala Arthur, de 25 anos, se tornou o primeiro atleta convocado para o selecionado nacional, mesmo que como convidado, depois de disputar a Divisão de Acesso ao NBB. Com a camisa da equipe gaúcha, o jogador somou sólidas médias de 12,8 pontos, 4,7 rebotes e acabou lembrado por Magnano para compor o período de treinos da Seleção.

“Foi uma surpresa mesmo, não esperava, mas já planejava defender a Seleção Brasileira. Já havia passado pelas categorias de base, mas agora está sendo diferente. Se trata de uma experiência muito boa e acredito que posso melhorar muito com essa oportunidade. Foram praticamente dez meses de trabalho no Caxias e acho que progredi bastante nessa temporada, subindo um degrau por dia, ajudando o Caxias e elevando meu basquete”, declarou Arthur.

“Tanto como convidado ou integrante, estou aqui e isso agrega muito para meu basquete, estou de ouvidos abertos aos conselhos do Rúben, Neto e Demétrius, filtrar informações e buscar levar isso, independente de onde for jogar e também contribuir de qualquer maneira, dar uma força, passar uma energia para conquistar a medalha do Pan”, completou o jogador, que no playoff final contra o Sport elevou suas médias para 15,7 pontos e 5,0 rebotes por partida.

Festa em dobro: campeão da Liga Ouro com o Caxias, Arthur chegou à Seleção (Guilherme Peixinho/LNB)

Festa em dobro: campeão da Liga Ouro com o Caxias, Arthur chegou à Seleção (Guilherme Peixinho/LNB)

Nascido em Caxias, Arthur tem bastante experiência internacional em seu currículo, apesar de jovem. Antes de voltar ao Brasil para atuar pela equipe de sua cidade natal, o jogador atuou no basquete universitário norte-americano (New Mexico Junior College e Houston Baptist University) e ainda teve uma rápida passagem pela Espanha, com a camisa do Araberri Basket Club.

“Ele jogou a Liga Ouro em 2015 por uma circunstância. Ele poderia estar tranquilamente estar no plantel de uma equipe que disputou o último NBB. Não é segredo para ninguém que o Brasil está carente de alas de mais de 2 metros e acho que o Arthur é um jogador que pode ocupar esse posto no futuro. Além disso, ele também pode jogar como ala/pivô. Quis dar essa oportunidade a ele de treinar com atletas mais experientes e ele tem se saído muito bem”, analisou o técnico da Seleção Brasileira, Rubén Magnano.

Com 2,05m de altura, Arthur tem a flexibilidade como seu grande trunfo e pode exercer mais de uma função dentro de quadra. Com boa mobilidade para sua altura, o camisa 4 do Caxias alternou momentos como ala e outros como ala/pivô durante a disputa da Liga Ouro 2015.

“Posso ser um ‘coringa’ em quadra. Posso jogar de 3 (ala) ou de 4 (ala/pivô e, de repente, posso até me sacrificar para marcar um 5 (pivô). Posso ajudar na marcação dependendo da tática e acho meu ponto forte é a flexibilidade dentro da quadra. Tenho capacidade de também ajudar na condução de bola. Sou o Sr. Flexível (risos)”, analisou Arthur, que passou pelas categorias de base do Paulistano/Unimed quando garoto,

"Sr. Flexível", Arthur pode atuar em mais de duas posições (Guilherme Peixinho/LNB)

“Sr. Flexível”, Arthur pode atuar em mais de duas posições (Guilherme Peixinho/LNB)

Dono de características praticamente únicas para um atleta brasileiro, Arthur espera deixar uma boa impressão para comissão técnica da Seleção Brasileira. Ainda sem saber qual será seu futuro – o atleta ainda não acertou com nenhuma equipe –, o gaúcho espera preencher a lacuna de sua posição em futuras convocações.

“Não quero perder essa oportunidade e espero deixar uma boa impressão. Posso jogar de ala ou ala/pivô e acho que tenho boa habilidade, apesar de ter 2,05m de altura. Vejo que posso preencher um espaço vazio, visto que temos poucos atletas da posição 3 (ala) disponíveis, que consigam infiltrar e que tenham um bom arremesso. Então me vejo como alguém que pode suprir essa carência e vou continuar trabalhando duro para estar aqui na Seleção novamente”, concluiu Arthur.