#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Chegou a hora dele!

19-09-2012 | 04:59
Por Liga Nacional de Basquete

De opção do banco à maior eficiência do campeonato: a ascensão de Rafael Mineiro, um dos principais destaques do Paulista, no Pinheiros

Rafael Mineiro é o jogador de maior eficiência do Paulista até o momento (João Pires/Divulgação)

Já dizia um grande sábio desconhecido: saber esperar é uma grande virtude. Foi o que Rafael Mineiro fez com louvor no Pinheiros/SKY. Quando se transferiu do São José para o clube da capital paulista, na temporada passada, o pivô enfrentou uma grande concorrência em sua posição, com três peças que tinham muito tempo de casa: Olivinha, Morro e Bruno Fiorotto. Era necessário aguardar por uma chance. Que veio agora.

Uma sequência de fatos, como a saída de Olivinha para o Flamengo e lesões de Morro e Bruno Fiorotto, fez com que Rafael Mineiro passasse a ser um dos principais pivôs pinheirenses desta nova temporada. E ele não desperdiçou a oportunidade que lhe foi oferecida. O pivô de 24 anos é destaque do time no Campeonato Paulista, como o jogador de maior eficiência da competição, com médias de 18,8 pontos e 8,2 rebotes por jogo.

Tudo isso começou no planejamento inicial do Pinheiros após a eliminação para o Brasília no NBB 2011/2012, com uma conversa franca com o técnico Claudio Mortari, que demonstrou todo o seu apoio a Rafael Mineiro.

“Eu sabia que tinha de esperar um pouco pela minha oportunidade no Pinheiros. Quando cheguei, tinham muitos jogadores de nível na minha posição. Quando fui negociar a renovação, o Mortari falou que confiava em mim, precisava que eu continuasse, até pelas lesões do Morro e do Fiorotto, e que tinha chegado a minha hora. A confiança que ele depositou em mim foi muito importante”, disse o pivô.

Foi o empurrão necessário para que a motivação fosse lá para o alto. Sem ter muitas folgas nas férias, por ter disputado o Sul-Americano pela Seleção Brasileira, Rafael Mineiro permaneceu com o pique da temporada passada e só evoluiu. “Mantive a sequência do meu trabalho, e agora as coisas estão dando muito certo”, comentou.

O pivô ganhou a confiança de Claudio Mortari. "Chegou a sua hora", disse o treinador na negociação da renovação do atleta (João Pires/Divulgação)

Muito certo até demais. O jogador admitiu que não esperava esse salto gigante de seu desempenho. De opção do banco, o pivô passou a ser um dos principais – se não for o principal – jogadores da campanha do Pinheiros no Paulista. As estatísticas mostram isso, mas Rafael Mineiro não se deixa deslumbrar e não esquece de exaltar seus companheiros. “Cheguei a esse nível porque o nosso time está muito bem. Por exemplo, o Paulinho também está fazendo grandes partidas. Eles estão me ajudando muito”, declarou.

Os elogios à performance do Pinheiros no Estadual não param por aí. “Esse time está muito unido. Todo mundo que está acompanhando os jogos do Pinheiros está dizendo que esse time está dando gosto de se ver. Jogar nessa equipe é gostoso”, acrescentou Rafael Mineiro.

Com essa felicidade em quadra, o bom rendimento parece até natural. E com as perspectivas dos pinheirenses, isso pode melhorar ainda mais, com as entradas de Morro e Bruno Fiorotto, além do ala Shamell e do armador norte-americano Joe Smith, recém-chegado ao clube paulista. Rafael Mineiro sabe que, dessa forma, dividirá mais a responsabilidade e pode ver seus números caírem um pouco. Mas isso não o preocupa em nada. As ambições são muito altas.

“Isso vai tirar um pouco do meu volume de jogo e de outros, mas não ofusca ninguém. Tem espaço para todo mundo. Vamos precisar de todo mundo. Chegar ao topo é até mais fácil, difícil é se manter lá. Mas eu estou com pensamento positivo. Quero manter meu nível e, quem sabe, brigar para ir para a seleção”, concluiu Rafael Mineiro, sabedor de que pode esperar porque a hora dele pode chegar, assim como aconteceu no Pinheiros.

Continuando desse jeito, Rafael Mineiro deve ser um dos cinco titulares do Pinheiros na estreia no NBB, contra o Cia do Terno/Romaço/Joinville, em casa, no dia 24 de novembro.

A intenção de Rafael Mineiro é de agora se manter sempre por cima (Célio Messias/LNB)