#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Cheio de energia

21-02-2018 | 05:58
Por Liga Nacional de Basquete

De volta à Seleção Brasileira após mais de um ano, Leandrinho exalta reencontro com Varejão e assume papel de “veterano”

De volta ao basquete brasileiro, Leandrinho comandará a Seleção nos dois próximos jogos (Divulgação)

Leandrinho Barbosa está de volta a Seleção Brasileira. Sem defender o país desde os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, o ala/armador do Sesi Franca Basquete é um dos principais nomes do selecionado verde-amarelo para os duelos contra Colômbia, nesta quinta-feira, e Chile, no domingo.

A convocação marcou o reencontro de Leandrinho com Varejão. Recentemente, os atletas se enfrentaram pela primeira vez no NBB CAIXA e, agora, voltarão a atuar juntos depois de quase quatro – a última vez foi no Mundial de 2014, já que o pivô não esteve nos Jogos Olímpicos por conta de uma lesão.

“Joguei com o Anderson por muitos anos e fico feliz de estar do lado dele novamente, é uma situação normal para nós. Tive uma impressão muito boa desde a primeira janela quando ainda estava machucado. Senti uma energia positiva dos atletas e do novo técnico, que vem fazendo um trabalho maravilhoso. Todo mundo está gostando e curtindo muito esse momento”, exaltou Leandrinho.

Ambos com 35 anos, Leandrinho e Varejão são os atletas mais velhos do grupo para as duas partidas que serão realizadas em Goiânia. A dupla de “veteranos” comandará jovens jogadores como Yago Matheus, de 18, Lucas Dias, de 22, e Arthur Pecos, de 23.

“Acho que isso vai ter um reflexo positivo lá na frente. É uma renovação que vem sendo feita assim como acontece em todos os países. Isso é bom para o basquete brasileiro, pois podemos ver vários jogadores de muito potencial surgindo. Eu como veterano que já vivenciei outros momentos como esse e só posso dar meu apoio e tentar ser um exemplo positivo para a geração que está chegando”, explicou Leandrinho.

Leandrinho não atua pela Seleção Brasileira desde as Olimpíadas do Rio (FIBA/Divulgação)

Depois de duas vitórias nos dois primeiros jogos, a Seleção terá duas partidas em casa para tentar seguir com 100% de aproveitamento nas Eliminatórias para a Copa do Mundo. Na próxima janela, em junho, o time comandado por Petrovic fará dois jogos fora de casa, contra Venezuela e Colômbia.

“É uma competição de alto nível, classificatória para a Copa do Mundo 2019, onde todos estão querendo uma vaga. Colômbia e Chile são nossos próximos adversários e temos que estar preparados para o que der e vier. Nunca sabemos o que pode acontecer dentro de quadra”, disse Leandrinho.

“É lógico que a preparação que estamos fazendo é visando a Copa do Mundo da China e, principalmente, a próxima janela que será a mais importante. Serão duelos mais difíceis, fora de casa, e com equipes bem modificadas em relação a essas duas primeiras janelas. Por isso acredito que esses dois jogos em casa serão muito importantes para ganharmos ritmo de jogo e entrosamento”, concluiu.