#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Cheio de moral

23-01-2019 | 03:01
Por Liga Nacional de Basquete

Em grande fase, Pinheiros conta com Betinho "on fire" para dérbi da capital paulista contra o Paulistano: “É um jogo diferente, não tem como dizer o contrário"

O momento vivido pelo EC Pinheiros é maravilhoso. Com oito vitórias nas últimas oito partidas disputadas, o clube da capital paulista permanece na segunda colocação, muito próximo do líder Sesi Franca Basquete.

Na última semana, a equipe pinheirense teve dois desafios complicados, contra os clubes mais populares do país, Flamengo e Corinthians, e conseguiu sair de quadra vitorioso nas duas oportunidades. Um jogador em especial se destacou em ambas as partidas: o ala Betinho.

Com 24 pontos anotados em cada um dos confrontos e um belíssimo aproveitamento nos arremessos do perímetro (7/11 no total), o jogador nascido em Catanduva, interior de São Paulo, teve seu bom desempenho reconhecido com uma vaga na Seleção da Semana #11. E não para por aí, ainda foi eleito o Dono da Bola.

+Confira a Seleção da Semana #11 do NBB CAIXA

 “Fico muito feliz em viver esse momento especial na temporada, quero dar sequência e até quem sabe melhorar. Vale enfatizar o jeito que nossa equipe joga, sempre procurando quem está em um melhor dia e fazendo a bolar chegar até esse cara. Todos são jogadores que podem pontuar bastante, mas todos também sabem o melhor momento de cada um na partida. Compartilho essa semana com todos os meus companheiros, que me ajudaram a pontuar, a ficar livre e a ter um chute com melhor posição”, disse Betinho.

Dono do terceiro melhor ataque da competição, com média de 82,3 pontos por partida, o Pinheiros se destaca justamente pelo poderio ofensivo qualificado. Mas um outro aspecto vem funcionando perfeitamente para o time comandado pelo treinador César Guidetti: a forte defesa.

Com média de 75,9 pontos sofridos por jogo, o clube do Jardim Europa possui a terceira melhor defesa da atual edição do NBB CAIXA – atrás apenas do Basquete Cearense e do Flamengo.

+Estatísticas completas do NBB CAIXA 2018/2019

Segundo o ala Betinho, o grande mérito da boa fase do Pinheiros é a defesa, que está conseguindo anular as referências ofensivas dos adversários. Além de facilitar na transição ofensiva e deixar o ataque um pouco mais solto.

“Nosso grande mérito vem sendo a defesa, crescemos muito defensivamente e temos conseguido anular algumas peças chaves dos outros times, o que nos deixa mais confiantes no nosso jogo e mais soltos no ataque. Uma defesa boa gera mais transição no ataque, sem chamar muitas jogadas, um jeito mais livre de jogar. Além do nosso coletivo, temos um time muito forte, com boas opções e o César (treinador) vem sabendo utilizar cada um nos momentos certos”, afirmou o camisa 26 do Pinheiros.

No duelo contra o Corinthians, o Pinheiros permitiu o armador Parodi pontuar apenas nove vezes (Beto Miller/Corinthians)

+Já escolheu os titulares do Jogo das Estrelas 2019? Clique aqui e vote!

Expectativa de “jogão” no dérbi

O próximo jogo do Pinheiros será o dérbi da capital paulista contra o Paulistano/Corpore, nesta quarta-feira (23/01), fora de casa, no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), às 19h30, com transmissão ao vivo no Twitter do NBB (@NBB).

Muito próximos na tabela de classificação, as equipes possuem campanhas bem parecidas e chegam embaladas para o duelo. O Pinheiros, segundo colocado, vem de oito vitórias consecutivas no NBB CAIXA. Já o Paulistano, na quarta colocação, garanti uma vaga na fase semifinal da Liga das Américas, no último final de semana, com três vitórias em três jogos disputados em seu grupo.

As campanhas bem parecidas no campeonato aumentam a expectativa para o jogo, que pode ser considerado um confronto direto pelo segundo lugar. Com apenas uma derrota a menos que o Pinheiros, o Paulistano poderá tomar a posição de seu rival, caso vença. Portanto, apenas a vitória interessa ao time azul e branco de São Paulo para se manter na caça do líder Sesi Franca Basquete.

+Tabela de classificação completa do NBB CAIXA

 Com um histórico recente de partidas bem disputadas entre as duas equipes, o duelo desta quarta-feira tem tudo para ser ainda mais pegado. Para Betinho, o bom momento vivido pelos dois times e a preparação especial credencia o dérbi como um “jogão”.

“É um jogo diferente, não tem como dizer o contrário. É um clássico, temos feito jogos complicados contra o Paulistano. Esse tem tudo para ser mais especial por valer diretamente a segunda colocação. As duas equipes vivem bons momentos, acredito que será um baita de um jogo, bem truncado, físico e pensado em todos os sentidos. É uma semana especial pelo dérbi, a preparação é especial, mais focados, para que a gente possa chegar no jogo mais bem preparados. Com certeza será um jogão”, completou Betinho, que vestiu as cores do Paulistano entre 2009 e 2012.

+Estatísticas completas do Betinho no NBB CAIXA

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.