#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Cheios de moral

16-10-2018 | 06:12
Por Liga Nacional de Basquete

Após vencerem suas primeiras partidas, Flamengo e Joinville se enfrentam nesta quarta-feira pelo NBB CAIXA; duelo terá transmissão pelo Twitter do NBB

Flamengo, do argentino Franco Balbi, venceu duas partidas fora de casa no NBB CAIXA (Stephan Eilbert/Basquete Cearense)

Depois de vencerem suas primeiras partidas no NBB CAIXA, Flamengo e Joinville/AABJ se enfrentarão na noite desta quarta-feira (17/10) visando ampliar suas sequências  positivas na competição. A partida será realizada na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro (RJ), às 20h30, com transmissão ao vivo pelo Twitter do @NBB (clique para assistir).

O Flamengo já entrou em quadra duas vezes pelo NBB CAIXA 2018/2019 e conquistou duas vitórias importantes fora de casa. Na estreia na competição, no último sábado (13/10), o time rubro-negro foi até Fortaleza jogar contra o Basquete Cearense e venceu sem sofrer muitos sustos, por 73 a 54.

+Estatísticas, fotos e matéria de Basquete Cearense x Flamengo

Já nesta segunda-feira (15/10), a equipe comandada pelo técnico Gustavo De Conti enfrentou um rival antigo, o Universo/Caixa/Brasília. O clássico, que já foi duas finais de NBB CAIXA, terminou com vitória do time carioca com uma ampla vantagem, pelo placar de 94 a 69.

 O grande destaque do Flamengo nas duas partidas foi o ala Marquinhos, MVP e cestinha da última temporada. Contra o Carcará foram 21 pontos e quatro rebotes, já no duelo com o Brasília, o ala anotou 16 pontos, pegou seis rebotes e distribuiu três assistências.

Mas o que realmente chama atenção é a força do elenco rubro-negro. Nas duas partidas disputadas até aqui, nove jogadores da equipe estiveram em quadra por pelo menos 15 minutos. Além disso, quase todos os atletas participaram dos dois jogos – contra o Basquete Cearense apenas um jogador não participou, no duelo com o Brasília todos jogaram.

Joinville estreou com grande resultado

O Joinville/AABJ fez sua primeira partida na atual temporada do NBB CAIXA contra o Botafogo, fora de casa, nesta segunda-feira, e iniciou sua campanha na competição com êxito. Na estreia do técnico Daniel Lazier no comando da equipe, o time catarinense conseguiu uma importante vitória contra o Glorioso, por apertados 64 a 62.

+Estatísticas, fotos e a matéria de Botafogo x Joinville

A partida se manteve equilibrada do início ao fim, com diversas alternâncias na liderança do placar. O momento decisivo do jogo foi o terceiro quarto, quando o time de Santa Catarina assumiu a dianteira, ao vencer a parcial por 19 a 13, e não largou mais. No finalzinho, o Botafogo esboçou uma reação e diminuiu para apenas um ponto, mas o Joinville continuou focado e finalizou a partida com sucesso.

O jogo coletivo do time comandado por Daniel Lazier funcionou bem. A pontuação da equipe ficou concentrada nas mãos de quatro jogadores, que atingiram dois dígitos nesse quesito: o ala Felipe Vezaro (13); o armador Vezarinho (11); e os pivôs Mathias e André Bambu (dez pontos cada). Outro nome com destaque foi o ala/armador Jefferson Socas, que anotou nove pontos, pegou oito rebotes e deu cinco assistências na vitória do Joinville.

“Essa vitória nos dá muita tranquilidade e confiança para a sequência do trabalho, que ainda está no início. Lógico que nos motiva, mas a motivação já vem desde os treinos. Para o jogo contra o Flamengo, que tem um elenco com muita qualidade, não podemos errar. Antes de achar um ponto fraco deles, temos que focar nas nossas qualidades e procurar acertar o máximo possível para fazermos uma boa partida, que é o nosso principal objetivo”, avaliou Daniel Lazier, técnico do Joinville.

Na última temporada, deu rubro-negro duas vezes

Flamengo e Joinville se enfrentaram duas vezes na temporada passada. A primeira partida foi realizada no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), e foi vencida pelo time rubro-negro, por 86 a 75. O jogo foi definido após um terceiro quarto arrasador do time da casa, que levou a parcial por 26 a 13 e abriu uma boa vantagem. O destaque ficou com o ala Marquinhos, com 17 pontos e sete rebotes.

Já o segundo encontro, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC), também teve o maior campeão do NBB CAIXA como vitorioso, pelo placar de 91 a 81. Marquinhos, mais uma vez, foi o cestinha do confronto, com 23 pontos. Quem também teve boa atuação foi o pivô Anderson Varejão, que terminou a partida com 15 pontos, seis rebotes e 21 de eficiência.

+Confira a tabela completa de jogos do NBB CAIXA 2018/2019

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL e Açúcar Guarani.