#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Geraçãode ouro

27-07-2018 | 06:29
Por Vicente Machado

Primeiro adversário do Brasil no Sul-Americano Sub-21, Chile aposta em "geração de ouro" campeã do Sub-17 para fazer sucesso na Argentina; saiba mais

País com pouca tradição no basquete, o Chile parece ter encontrado sua geração de ouro na modalidade e aposta nela para fazer sucesso no Sul-Americano Sub 21, em Salta, na Argentina. Com jogadores que atuam no basquetebol universitário norte-americano e na Europa, os chilenos contam com a base campeã da competição continental Sub-17, no ano passado.

A “geração de ouro” será a primeira adversária do Brasil na competição Sub 21, na próxima segunda-feira (30), às 18h45 (de Brasília).

+Após último amistoso, Seleção Brasileira segue rumo a Salta

“O basquete no Chile vem evoluindo nos últimos anos e essa geração é muito especial. Eles ganharam o Sub-17 e têm feito boas competições. Eles têm investido muito no basquete, tem jogadores jogando campeonato universitário americano, jogadores na Europa, e nós já temos algumas informações. Jogadores altos e jogadores exteriores com potencial muito grande. Então a gente já está ligado porque a estreia é sempre um jogo importante, e agora mais importante ainda, porque o Chile vem realmente pra tentar surpreender”, afirmou César Guidetti, técnico da Seleção Brasileira Sub 21.

Com campanha invicta, Chile conquistou o título sul-americano sub-17, em 2017 (Divulgação)

No Sul-Americano Sub-17, disputado em Lima, no Peru, os chilenos fizeram campanha histórica e extremamente dominante. Foram cinco vitórias em cinco jogos, todas com pelo menos dois dígitos de diferença sobre os rivais: Peru (100 a 35), Venezuela (71 a 58) e Colômbia (83 a 49) na primeira fase; Equador (74 a 60) na semifinal; e Argentina (70 a 60) na decisão.

Daquele grupo, dois nomes integrarão o elenco no torneio Sub-21. O armador Ignacio Arroyo, de 18 anos, que nos cinco jogos do Sub-17 teve médias de 16,0 pontos, 6,6 rebotes e 6,6 assistências, e que atualmente defende o Estudiantes Movistar, da Espanha, e o ala Kevin Rubio, com os mesmos 18 anos, atleta do Ourense, também da Espanha, que somou 16,4 pontos e 7,8 rebotes de média no título continental.

Além dos mais jovens deste grupo, o Chile conta com outros destaques. Felipe Haase, ala/pivô que irá para sua segunda temporada no basquetebol universitário norte-americano, por South Carolina, atua em uma das conferências mais fortes da NCAA, a Southeastern Conference (SEC).

“Esta geração pode continuar competindo e tomando lugares no adulto. Seba (Sebastian Herrera) e eu tivemos a oportunidade. Aos poucos, adicionamos peças que nos ajudarão a continuar competindo, ganhando experiência e alcançando o mais alto possível”, declarou Felipe Haase, a um site chileno, sobre de já ter jogado pela seleção adulta ao lado de seu companheiro Herrera.

O ala/armador Sebastian Herrera, de 20 anos, caminha para sua quarta temporada no basquetebol alemão, a segunda pelo Crailsheim Merlins. Depois do vice-campeonato da segunda divisão, a equipe ascendeu a Basketball Bundesliga, primeira divisão do país, a qual disputará na temporada 2018/2019.

“É muito positivo, gosto do que está sendo criado, do que está se desenvolvendo. Há atletas indo para o exterior, em um nível melhor, com muita expectativa e esperamos continuar nessa direção. Sempre puxando para cima”, afirmou Sebastian Herrera.

Da esquerda para direita: Ignacio Arroyo, Felipe Haase, Kevin Rubio e Sebastian Herrera, as grandes promessas do basquete Chile (Divulgação/La Tercera)

No resto do grupo, a grande maioria atua no basquetebol chileno, como Diego Low, Camilo Torres e Santiago Soulodre campeões da primeira divisão chilena pelo Los Animas, e já renovados com a equipe para próxima temporada.

+Conheça os armadores da Seleção Brasileira Sub-21
+Conheça os alas da Seleção Brasileira Sub-21
+Conheça os pivôs da Seleção Brasileira Sub-21

Apesar do enorme talento no grupo que irá à Argentina, vários nomes importantes serão desfalques. Nico Carvacho, por exemplo, pivô de 21 anos, com duas temporadas de experiência na primeira divisão da NCAA, pela universidade de Colorado State, fora por lesão, além de Marcelo Perez, da Barry University, e Maxwell Lorca, recentemente recrutado pela universidade de Ohio, sacados da lista por questões ligadas as suas universidades.

Além do Brasil, a Seleção Chilena terá como adversários na primeira fase a Argentina (dia 31), o Paraguai (01), o Peru (03) e o Uruguai (04).

+Tabela completa do Sul-Americano Sub-21 de 2018

Confira o selecionado completo do Chile para o Sul-Americano Sub-21:

Armadores

Camilo Torres (Los Animas)
Ignacio Arroyo (Estudiantes Movistar-ESP)

Alas

Diego Low (Los Animas)
Gaspar Hernandez (Vslparaiso)
Kevin Rubio (Ourense-ESP)
Lucas Thiebaut (Universidad Catolica)
Salvador Olivar (Marga Marga)
Sebastian Herrera (Crailsheim Merlins-ALE)

Pivôs

Aitor Picket (Deportes Castro)
Felipe Haase (South Carolina-EUA)
Javier Barra (Valparaiso)
Santiago Soulodre (Los Animas)