#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Choque de alto nível

02-05-2016 | 05:27
Por Liga Nacional de Basquete

No Ginásio da ASCEB, Brasília e Bauru dão início à outra série semifinal do NBB CAIXA nesta terça-feira, com transmissão ao vivo dos canais SporTV

Depois do emocionante duelo entre Mogi das Cruzes/Helbor e Flamengo no último sábado, as semifinais do NBB CAIXA 2015/2016 prosseguirão com mais um confronto de altíssimo nível. No Ginásio da ASCEB, UniCEUB/Cartão BRB/Brasília e Paschoalotto/Bauru abrirão a outra semifinal, nesta terça-feira (03/05), às 21h15 (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

Para chegar à sua terceira semifinal consecutiva, a equipe bauruense terminou a fase de classificação na vice-liderança, com campanha de 21 vitórias e sete derrotas (75% de aproveitamento), e avançou direto às quartas de final. Nela, levou a melhor sobre o EC Pinheiros, de maneira apertada, por 3 a 1, e foi à mais uma briga pela vaga na Final do NBB CAIXA.

“Não existe semifinal fácil e todos os times sabem disso. Temos que jogar concentrados, focados naquilo que o Demétrius nos pediu, no que treinamos e mostrar intensidade o tempo todo. Precisamos ajustar algumas falhas que tivemos nas quartas e chegar com força total contra o Brasília”, avaliou o pivô Rafael Hettsheimeir, do Bauru.

Hettsheimeir_Bauru e Pilar_BRASÍLIA

Bauru e Brasília são donos de dois dos melhores ataques da atual temporada do NBB CAIXA (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Já o Brasília fechou a primeira fase na sexta colocação, com 18 triunfos e dez reveses, e por isso disputou as oitavas de final. O adversário foi o Banrisul/Caxias Basquete (11º), que até venceu o primeiro jogo, mas não segurou os candangos e foi superado por 3 a 1. Nas quartas, os brasilienses superaram ninguém menos que o terceiro colocado Paulistano/Corpore, também por 3 a 1.

“Nosso time teve uma boa semana de trabalho, visando à preparação para este primeiro jogo e temos que aproveitar o fator casa na abertura da série, entrando com uma grande intensidade. Assim, teremos o ritmo do jogo em mãos e isso nos ajudará a iniciar bem essa difícil série”, comentou o ala/pivô e capitão do Brasília, Guilherme Giovannoni.

+Clique aqui e confira as curiosidades históricas do confronto entre Bauru e Brasília

Com a classificação, o Brasília, três vezes campeão do NBB CAIXA, retornou à semifinal após três temporadas de ausência. A última vez em que o esquadrão do Distrito Federal chegou entre os quatro melhores foi na temporada 2011/2012, quando foi à decisão contra o São José Basketball e conquistou o título do maior campeonato do basquete brasileiro pela terceira vez consecutiva.

Quatro vezes finalista na história, a agremiação do Distrito Federal está em busca de um feito inédito no NBB CAIXA: chegar à decisão mesmo vindo de fora do G-4. Sexto colocado na fase de classificação, o time do técnico Bruno Savignani está ao lado do outro semifinalista Mogi das Cruzes/Helbor, quinto colocado, que enfrenta o Flamengo, na luta pela mesma façanha.

Giovannoni, do Brasília

Brasília, 6º na fase de classificação, tentará ser o 1º time da história a chegar à Final mesmo vindo de fora do G-4 (Brito Júnior/UniCEUB)

Por sua vez, o Bauru está na semifinal pelo segundo ano consecutivo e o terceiro na história. Na temporada passada, o Dragão da Cidade Sem Limites disputou a vaga na Final contra o Mogi e venceu a série por 3 a 2. Na decisão, perdeu para o Flamengo, por 2 a 0. Antes disso, os bauruenses haviam ido à semi do NBB CAIXA 12/13 e foram varridos pelo Uberlândia, vice-campeão daquela edição.

+Clique aqui e confira dados históricos, recordes e curiosidades das semifinais do NBB CAIXA

Esta série colocará frente a frente os dois melhores ataques da atual temporada do NBB CAIXA. Os bauruenses têm a melhor média, com 87,4 por partida, enquanto os brasilienses vêm logo atrás, com média de 86,5 tentos por partida.

“A chave é conseguir fazer o número de pontos que estamos acostumados, bastará diminuir um pouco a eficiência ofensiva deles para ter mais chances de vitória. Por isso que eu falo tanto da defesa. Se a gente for bem defensivamente, aumentam nossas chances de vitórias”, apontou Bruno Savignani, técnico do Brasília.

Alex e Giovannoni_BRA

Bauru, de Alex Garcia, venceu os dois jogos contra Brasília na fase de classificação (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Um feito que prova o alto poder ofensivo das duas equipes são os placares dos dois triunfos do Bauru diante do Brasília na fase de classificação: no primeiro turno, nas ASCEB, por 114 a 111 (maior placar deste NBB CAIXA), e no Panela de Pressão, por 94 a 92, em duelo

E por falar em confrontos, Bauru e Brasília se enfrentaram em 22 oportunidades em toda a história do NBB CAIXA, e a vantagem é dos candangos, com 15 resultados positivos e sete derrotas. Na temporada 2009/2010, os dois clubes estiveram frente a frente pelas quartas de final, vencidas tranquilamente pelos candangos, por 3 a 0.

Para o duelo que abrirá a série, o Brasília não contará com o armador Fúlvio, que sofreu um estiramento na perna direita em 25 de abril, na vitória que definiu a classificação dos brasilienses contra o Paulistano. A expectativa é que o armador retorne às quadras no segundo jogo da série, no próximo sábado (07/05). Já o Bauru contará com os retornos de Murilo e Jefferson, ausentes no Jogo 4 das quartas contra o Pinheiros.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Confira o calendário completo da série semifinal entre Bauru e Brasília:

– Paschoalotto/Bauru (2º) x UniCEUB/Cartão BRB/Brasília (6º)

Jogo 1 – 03/05 (terça), às 21h15, no Ginásio da ASCEB, em Brasília – ao vivo no SporTV
Jogo 2 – 07/05 (sábado), às 14h10, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru – ao vivo no SporTV e na RedeTV!
Jogo 3 – 10/05 (terça), às 21h15, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru – ao vivo no SporTV
Jogo 4* – data e horário a definir, no Ginásio da ASCEB, em Brasília – ao vivo no SporTV
Jogo 5* – data e horário a definir, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru – ao vivo no SporTV

*Se necessário