#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Choque de gigantes

12-02-2014 | 06:39
Por Liga Nacional de Basquete

Em ascensão na edição 2013/2014 do NBB e de olho no G-4, Uberlândia, vice-campeão da última temporada, recebe o atual vice-líder Pinheiros

No primeiro turno, mesmo jogando em São Paulo, Uberlândia, do armador Valtinho, superou o Pinheiros (Ricardo Bufolin/ECP)

No primeiro turno, mesmo jogando em São Paulo, Uberlândia, do armador Valtinho, superou o Pinheiros (Ricardo Bufolin/ECP)

O Untri/Magazine Luiza colocará sua boa fase em xeque na 25ª rodada do NBB 2013/2014. Dono de uma sequência de três triunfos consecutivos na competição nacional, além de ter conquistado a classificação para a segunda fase da Liga das Américas 2014 recentemente, o time mineiro receberá o vice-líder Pinheiros/SKY, nesta quinta-feira, às 20 horas (de Brasília), no Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia.

Em bom momento na temporada, o esquadrão dirigido pelo técnico João Batista já mira um lugar no grupo dos quatro primeiros colocados do maior campeonato de basquete do país. Com apenas 19 jogos e 63,2% de aproveitamento, os atuais vice-campeões aparecem na sexta posição, mas somam o mesmo número de derrotas (sete) do que Winner/Kabum/Limeira e Paulistano/Unimed, donos da terceira e quarta colocações, respectivamente. As equipes paulistas já disputaram 21 partidas (66,7% de aproveitamento).

Além da dupla que atualmente figura no G-4, outro time que se encontra à frente do Uberlândia na tabela de classificação é o São José/Unimed, que também soma sete derrotas, mas em 20 jogos disputados (65% de aproveitamento). Então, a agremiação do Triângulo Mineiro espera conquistar uma vitória diante do Pinheiros para se aproximar ainda mais de seus rivais na briga por posições no pelotão de cima do NBB 2013/2014.

“Estar no G-4 é uma coisa que já estamos pensando há algum tempo. Estamos trabalhando muito duro durante estas últimas semanas e ainda tivemos a Liga das Américas no meio do caminho. O grupo está focado neste objetivo de terminar a fase de classificação no grupo dos quatro primeiros colocados. Isso nos dará uma importante vantagem lá na frente e esse vai ser mais um jogo importantíssimo na busca deste objetivo”, disse o técnico uberlandense João Batista, ao lembrar que os quatro melhores colocados da fase de classificação se classificam direto para as quartas de final.

Norte-americano Robert Day é o cestinha do Uberlândia no campeonato, com 19,4 pontos por jogo em média (Raphael Oliveira/EAZ)

Norte-americano Robert Day é o cestinha do Uberlândia no campeonato, com 19,4 pontos por jogo em média (Raphael Oliveira/EAZ)

Caso saia vencedor, Uberlândia ainda irá impor a sétima derrota ao clube da capital paulista e embolará ainda mais a briga pelas primeiras posições da sexta edição do NBB. Atualmente na vice-liderança da competição, o time dirigido pelo experiente técnico Cláudio Mortari soma 15 triunfos em 21 partidas realizadas (71,4% de aproveitamento).

“É um confronto praticamente direto. São duas equipes que podem brigar pelo título e que certamente brigarão pelas primeiras posições na tabela de classificação. Sabemos da importância desta partida e vamos trabalhar para corresponder em quadra. Estamos estudando bastante o adversário e tentaremos minimizar os pontos positivos deles. Estamos preparados e vamos em busca dessa importante vitória”, afirmou João Batista.

Porém a missão dos mineiros não será fácil. Do outro lado, o Pinheiros também encara a partida desta quinta-feira de uma maneira diferente. Depois de ter sua sequência de quatro vitórias consecutivas no NBB quebrada pelo Paschoalotto/Bauru, na última terça-feira, em partida adiada da 20ª rodada, a equipe da cidade de São Paulo espera conquistar um triunfo em solo mineiro para seguir isolado na segunda posição e na cola do líder Flamengo.

“É um jogo muito importante e duro para a gente. Temos que entrar focados e concentrados, porque o time de Uberlândia é muito bom. Se conseguirmos uma vitória, será muito importante para essa sequência que vamos ter”, analisou o ala norte-americano Shamell, principal pontuador do Pinheiros no NBB, com média de 20,2 pontos por jogo.

Diante do Uberlândia, Pinheiros, do armador Joe Smith, tentará se recuperar da derrota sofrida para Bauru (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Diante do Uberlândia, Pinheiros, do armador Joe Smith, tentará se recuperar da derrota sofrida para Bauru (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Para sair vitorioso em Uberlândia, o time da cidade de São Paulo terá de se superar. Depois de romper o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo durante partida da Liga das Américas, o armador Paulinho precisará passar por uma cirurgia e desfalcará a equipe por todo o restante da temporada. Para piorar ainda mais o cenário para o técnico Cláudio Mortari, o ala Jonathan Tavernari segue de molho, por conta de uma lesão muscular. Com isso, o jovem ala Bruno Caboclo deve seguir no quinteto titular pinheirense.

“Sabemos das dificuldades que encontraremos. Jogar lá no Ginásio Sabiazinho é sempre muito complicado. Eles têm uma grande equipe, com jogadores que desequilibram, como Valtinho, Robert Day e Cipolini”, explicou o pivô pinheirense Morro.

Se o Pinheiros sofre com desfalques, o Uberlândia pode ter um importante retorno para o duelo. Praticamente recuperado de uma lesão no joelho direito, o norte-americano Rashad McCants já retornou aos treinos e deverá ser relacionado para a partida. A única baixa da equipe mineiro será o ala/pivô Gruber, que rompeu o tendão de aquiles no final do último ano, e só retornará à ação na próxima temporada.