#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Clássico

21-03-2013 | 09:52
Por Liga Nacional de Basquete

Rivais do Estado de Minas Gerais, Minas e Uberlândia se enfrentam de olho na tabela de classificação do NBB

Beal e Robby Collum são peças importantes para Minas e Uberlândia, respectivamente (Montagem/LNB)

A 31ª rodada da atual temporada do NBB terá um clássico regional. Nesta quinta-feira, às 20 horas (de Brasília), na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG), os rivais mineiros Icatu/Minas e Unitri/Universo duelarão. Com a proximidade do fim da fase de classificação do campeonato nacional, a partida será de extrema importância para as duas equipes.

O time do triângulo mineiro ocupa a terceira colocação, com uma campanha de 19 vitórias e nove derrotas (67,9% de aproveitamento), mas é seguido de perto por outros quatro times. Paschoalotto/Bauru, Pinheiros/SKY, Vivo/Franca e São José/Unimed estão na briga por uma vaga no grupo dos quatro primeiros colocados, que dá o privilégio de se garantir direto na fase de quartas de final.

“Eu acho que cada jogo agora é decisivo. O campeonato inteiro teve como predominância o equilíbrio. Mas, agora é a hora de colocar tudo o que conversamos e treinamos em prática. Temos que finalizar bem a fase de classificação para se possível confirmar vaga no G-4 e entrar com tudo nos playoffs”, explicou o experiente armador Helinho.

Por sua vez, o esquadrão de Belo Horizonte segue na luta para confirmar sua vaga nos playoffs. Os comandados do técnico Raul Togni ocupam a nona posição, com 14 triunfos em 28 partidas disputadas (50% de aproveitamento), e além da classificação para o mata-mata, a equipe tem outro objetivo: conquistar o mando de quadra nas oitavas de final.

Na partida do primeiro turno, Uberlândia saiu com a vitória, mas não foi fácil. Após muito equilíbrio do início ao fim, Helinho converteu um arremesso de dois pontos no estouro do cronômetro e deu a vitória ao time comandado pelo técnico Hélio Rubens diante da fanática torcida uberlandense no Ginásio Homero Santos.

“A equipe de Uberlândia é muito boa, tem grandes nomes em seu elenco, mas temos condições de vencê-los aqui em Belo Horizonte. Na casa deles, no primeiro turno, perdemos por muito pouco, no último lance do jogo, e isso certamente nos serviu de lição, então, vamos ficar atentos até o apito final e esperamos obter um resultado positivo. Clássico é muito difícil de prever alguma coisa, mas vamos lutar pela vitória. Precisamos vencer mais alguns jogos para confirmar a vaga na segunda fase do NBB”, comentou o técnico minastenista Raul Togni Filho.

Em toda a história do NBB, as equipes do Estado de Minas Gerais já se enfrentaram em cinco oportunidades e o equilíbrio toma conta do confronto. O time de Uberlândia leva uma pequena vantagem, já que venceu três duelos, contra duas vitórias do clube de Belo Horizonte.

“Todos os jogos entre nós e Minas nesta temporada, tanto pelo Campeonato Mineiro, como pelo NBB, foram muito equilibrados, com diferença inferior a cinco pontos para o vencedor. A tendência é que seja mais uma partida disputada do início ao fim, mas estamos confiantes em fazer uma boa apresentação em Belo Horizonte para conquistar este importante triunfo fora de casa”, concluiu Helinho, herói da vitória do Uberlândia sobre Minas no primeiro turno da competição nacional.