#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Clássico é clássico!

25-09-2016 | 05:03
Por Liga Nacional de Basquete

No primeiro encontro entre os rivais cariocas na temporada, Vasco vence Flamengo na prorrogação pela primeira rodada do Torneio Super Four, em Fortaleza

O clima de amistoso ficou para lá e Vasco da Gama e Flamengo fizeram uma partida eletrizante pela primeira rodada do Torneio Super Four, disputado no Ginásio da CFO, na cidade de Fortaleza (CE). O jogo foi de tirar o fôlego e a decisão veio apenas na prorrogação. Melhor para o time cruz-maltino, que venceu o duelo realizado neste domingo (25/09), por 84 a 80.

Clássico é clássico: Protagonistas de uma das maiores rivalidades do esporte nacional, Vasco e Flamengo voltaram a se enfrentar nas quadras de basquete após nove anos. E o enredo da partida não poderia ter sido a outro. Muita entrega dos dois lados e um final dramático.

E agora? Na sequência do Super Four, torneio preparatório para o NBB CAIXA 2015/2016, as duas equipes voltarão à quadra já nesta segunda-feira (26/09). Às 17 horas (de Brasília), o Flamengo enfrentará o Universo/Vitória e, logo em seguida, às 19 horas, o Vasco desafiará o anfitrião Solar Cearense.

Welcome back, DJ! De volta ao basquete brasileiro, o norte-americano David Jackson foi o grande destaque da vitória do Vasco. O jogador foi o cestinha da equipe, com 17 pontos, distribuiu seis assistências e ainda foi o responsável por arremessos decisivos, tanto no fim do último quarto como também na prorrogação.

+ Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Vasco e Flamengo

Também foram bem: Junto de Jackson, outros nomes importantes do triunfo dos cruz-maltinos foram o armador Hélio, com 14 pontos e os pivôs Murilo e Drudi, que marcaram 13 cada. Com quatro bolas de três convertidas e um total de 12 pontos, o armador argentino Palacios também teve destaque pelo time vencedor.

Fala aí: “Deu para sentir o que é rivalidade entre Flamengo e Vasco. Foi um jogo bastante pegado e conseguimos mostrar a qualidade do nosso time. Tivemos um grande início na partida, mas depois tivemos um apagão e o Flamengo encostou. Mas acho que fizemos um bom jogo coletivo, até com alguns atletas vindo muito bem do banco, e saímos vencedores”, disse Murilo.

Chamaram a responsabilidade: Pelo lado do Flamengo, os principais homens em quadra foram o pivô JP Batista, cestinha do jogo, com 22 pontos, e Marquinhos e Ronald Ramon, responsáveis por 17 pontos cada. Juntos, os três jogadores marcaram 56 dos 80 pontos anotados pelo time rubro-negro.

Fala aí: “Todo mundo quer vencer e a derrota não faz parte daquilo que temos como expectativa, mas é algo que pode acontecer, como foi hoje (domingo). Foi um grande espetáculo essa partida, mas não podemos tirar o foco da nossa preparação. Estamos em pré-temporada, atuando com alguns desfalques, e fazendo alguns testes na equipe”, declarou o comandante rubro-negro José Neto.

Desfalques dos dois lados: As duas equipes disputam o Torneio Super Four com ausências. Pelo Flamengo, o ala/pivô Rafael Mineiro segue se recuperando de lesão muscular, enquanto que o armador Ricardo Fischer deve estrear pela equipe somente na segunda quinzena de outubro. Já o Vasco não conta com o ala Daniel Gaúcho, que ficou no Rio de Janeiro por conta de uma contusão muscular.

Bola no Murilo: O grande destaque do ótimo início do Vasco ficou por conta de Murilo. Variando jogadas no garrafão com arremessos certeiros de longa distância, o camisa 21 marcou dez pontos e liderou a vitória parcial cruz-maltina no primeiro quarto por 27 a 15.

Truncou: O segundo quarto foi marcado pelo ótimo desempenho das duas defesas. De um lado, o Flamengo conseguiu conter as principais ações do Vasco, principalmente em cima de Murilo e Jackson. Por sua vez, o time cruz-maltino segurou a subida de produção dos rivais e se manteve em vantagem (33 a 26).

Lá e cá: O terceiro quarto teve o equilíbrio como grande protagonista. Com ótimos lances de Marquinhos, o Flamengo chegou a virar o jogo logo no início da parcial (37 a 36). Depois disso, o placar ficou sempre próximo, mas os vascaínos contaram com duas bolas de três pontos seguidas de Palacios e partiram para o último período em vantagem (51 a 50).

Pegou fogo: Restando pouco mais de quatro minutos para o fim do jogo, o Vasco abriu sete pontos de frente (67 a 60), mas o Flamengo não se entregou e os últimos minutos foram emocionantes. Marcelinho converteu arremesso de três e deixou tudo igual (73 a 73), com 23 segundos para o fim.

Toma lá, da cá: Com a posse de bola nas mãos, o Vasco viu a estrela de David Jackson brilhar. Em linda jogada individual, o norte-americano converteu dois pontos e deixou sua equipe em vantagem (75 a 73). Só que, com pouco mais de um segundo para o fim, o Flamengo conseguiu empatar a partida com dois pontos de JP Batista e a decisão foi para a prorrogação.

Deu Vasco: No tempo extra, o esquadrão cruz-maltino se mostrou mais eficiente, principalmente nos instantes finais. Novamente com Jackson, o Vasco roubou a ponta do placar (82 a 80). Depois, Nezinho roubou a bola de Ramon, sofreu falta e converteu os dois lances livres para selar a vitória vascaína.