#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Clássico na final!

20-10-2016 | 03:27
Por Liga Nacional de Basquete

Com vitórias de Flamengo e Vasco nas semifinais, final do Campeonato Carioca 2016 terá clássico entre rubro-negros e cruzmaltinos

David Jackson, do Vasco, e Marquinhos, do Flamengo

Grandes rivais, Flamengo e Vasco farão as Finais do Campeonato Carioca (Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

O grande clássico entre Flamengo e Vasco da Gama, que será uma das grandes atrações do NBB CAIXA, terá mais capítulos emocionantes nos próximos dias. Isto porque, tanto os rubro-negros quanto os cruzmaltinos fizeram suas partes nas séries semifinais do Campeonato Carioca e agora decidirão o título da competição estadual entre si.

Depois de vencer o Jogo 1, por 79 a 69, o Flamengo foi à General Severiano para garantir sua classificação. Em mais uma partida muito equilibrada, os rubro-negros só conseguiram deslanchar no marcador no último quarto, quando sua forte defesa apareceu e manteve os botafoguenses zerados pelos quatro primeiro minutos do período. Ao fim do duelo, vitória por 89 a 81 e vaga garantida para decisão do Campeonato Carioca.

Destaque para a grande atuação da dupla de garrafão rubro-negra. JP Batista terminou como cestinha da partida, com 21 pontos, e Olivinha registrou um duplo-duplo, com mais 18 tentos anotados e 11 rebotes conquistados. Pelo lado botafoguense, créditos para Wesley, maior pontuador do time no confronto, com 16 pontos.

Apesar de perderem o primeiro quarto, por 16 a 8, o Vasco teve mais tranquilidade para confirmar sua classificação. Com boas atuações nos três períodos seguintes, o cruzmaltino bateu o Macaé, por 76 a 61, fora de casa, e chegou a segunda vitória na série semifinal. No Jogo 1, o alvinegro havia vencido os macaenses por, 74 a 58, em São Januário.

No Jogo 2, destaque para os dois armadores vascaínos. Nezinho, que começou como titular, foi o cestinha do confronto, com 18 pontos anotados, além de três assistências distribuídas. Já Palacios, que saiu do banco de reservas, foi responsável por mais 15 pontos e quatro assistências para seus companheiros.

Palacios, do Vasco, e Humberto, do Flamengo

Nas três partidas em que os times se enfrentaram nesta temporada, o Vasco venceu duas, enquanto o Flamengo levou a melhor em uma (Stephan Eilert/Solar Cearense)

Nas últimas semanas, o grande clássico ocorreu outras três vezes, sendo dois deles pelo próprio Campeonato Carioca. Na competição estadual, uma vitória para cada lado, em dois jogos disputados no Tijuca Tênis Clube. Pelo primeiro turno da fase de classificação, melhor para o Vasco, por 82 a 77. Já no segundo, deu Fla, por 93 a 85. O outro confronto foi disputado pelo Super Four Rio-Nordeste, em que o Vasco além de vencer os rubro-negros, por 84 a 80, na prorrogação, conquistou o título do torneio.

O calendário das Finais do Campeonato Carioca foi divulgado, porém, devido ao julgamento da briga entre torcedores do Flamengo, ocorrida pela fase de classificação da competição estadual, que acontecerá nesta quinta-feira (20/10), no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), ainda não foram confirmados os locais e horários das partidas decisivas.

Confira as datas das Finais do Campeonato Carioca:

Jogo 1 – Flamengo x Vasco – dia 24 de outubro (segunda-feira)
Jogo 2 – Vasco x Flamengo – dia 26 de outubro (quarta-feira)
Jogo 3* – A definir

*Se necessário