#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Clássico nordestino

26-12-2017 | 10:05
Por Liga Nacional de Basquete

Únicos representantes da região Nordeste no NBB CAIXA, Vitória e Basquete Cearense fazem clássico nesta quarta, com transmissão do SporTV 2

Muito próximos na tabela de classificação, Universo/Vitória e Solar Cearense farão, não só apenas um clássico, mas um confronto direto na briga por posições na tabela de classificação. Únicos representantes nordestinos no NBB  CAIXA 17/18, as duas equipes se enfretarão pela quinta vez na história da competição, nesta quarta-feira (27/12), às 19h30 (de Brasília), no Ginásio de Cajazeiras, em Salvador (BA), com transmissão ao vivo do SporTV 2.

Caso o NBB CAIXA terminasse antes deste duelo, as duas equipes iriam se enfrentar logo nas oitavas de final dos playoffs. Com cinco vitórias e quatro derrotas, o Vitória é o sétimo colocado, acompanhado de perto pelo rival, que está na décima posição, com campanha inversa, de quatro resultados positivos e cinco negativos.

+Confira a tabela de classificação completa do NBB CAIXA 17/18

Em grande atuação coletiva, Vitória bateu Caxias e chegou ao segundo triunfo consecutivo na temporada (Divulgação/Universo-Vitória)

Após sofrer dura derrota para o EC Pinheiros, com uma cesta decisiva nos segundos finais, o Vitória se reabilitou, e na última semana, conquistou dois importantes resultados positivos, contra Joinville/AABJ (88 a 68) e Banrisul/Caxias do Sul (70 a 69). Neste último, contra a equipe gaúcha, uma verdadeira batalha dentro de quadra.

Após entrar no último quarto perdendo por nove pontos (53 a 44), o rubro-negro baiano foi reagindo gradualmente, assumiu à frente do placar, viu o Caxias retoma-la novamente, mas com bola de 3 pontos decisiva de Nick Okorie, e na sequência, um roubo de bola seguido de contra-ataque e enterrada de Edu Mariano, o Vitória reassumiu a liderança e venceu de forma emocionante.

Grande destaque para a bela atuação coletiva da equipe baiana, que contou com quatro atletas atingindo os dois dígitos de pontuação: Dawkins (16 pontos, seis rebotes e sete assistências), André Góes (13 pontos e cinco rebotes), Kurtz (11 pontos e nove rebotes) e Okorie (dez pontos).

Com atuação extraordinária de Leozão, Carcará superou o Joinville e voltou a vencer (Stephen Eilert/Solar Cearense)

Alternando entre vitória e derrota em seus últimos quatro jogos, o Basquete Cearense conquistou resultado importante em sua última atuação. Dentro de casa, a equipe nordestina fez grande quarto final e venceu o Joinville, por 80 a 66.

Destaque para a atuação monstruosa de Léo Waszkiewicz. Com os 32 pontos anotados (13/13 nos arremessos de quadra) e 16 rebotes alcançados (sendo nove ofensivos),o pivô registrou 46 de eficiência na partida, estabelecendo novos recordes individuais nesta edição da competição nos três quesitos, além de seus pessoais em toda história do NBB CAIXA.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.