#JOGAJUNTO

Mais basquete

Classificado

05-09-2014 | 11:05
Por Liga Nacional de Basquete

Mogi vence confronto direto diante do Palmeiras e garante vaga nos playoffs do Campeonato Paulista 2014; Rio Claro também se classifica

Antes do início da penúltima rodada da fase de classificação, o Grupo A do Campeonato Paulista tinha apenas uma vaga para as quartas de final em aberto. Tinha, mas não tem mais. Atuando em casa, o Mogi das Cruzes/Helbor venceu um duelo direto contra o Palmeiras/Meltex, pelo placar de 82 a 60, e assegurou sua passagem aos playoffs da competição estadual.

Com um bom jogo coletivo, já que cinco atletas atingiram dígitos duplos na pontuação – Tyrone (16), Shamell (14), Elinho (11), Thomas (10) e Filipin (10) -, o esquadrão do Alto do Tietê chegou ao seu quinto triunfo em nove partidas disputadas e garantiu matematicamente sua classificação. A posição final da equipe vai depender dos resultados da última rodada, a ser disputada neste sábado.

“Todos nós sabíamos da importância desse jogo, sabíamos que precisávamos da vitória e conversamos antes do jogo e hoje senti a equipe toda muito ligada. Consegui fazer meu jogo, mas o time foi bem e por isso conseguimos essa vitória. Estamos classificados, temos mais um jogo e vamos pensar nela antes de pensar nos playoffs”, explicou o norte-americano Tyrone, cestinha mogiano.

Norte-americano Tyrone foi um dos destaques da importante vitória do Mogi (Cleomar Macedo/Divulgação)

Norte-americano Tyrone foi um dos destaques da importante vitória do Mogi (Cleomar Macedo/Divulgação)

Já com sua vaga nos playoffs na mão, Franca conquistou uma importante vitória nesta quinta-feira. Ao lado de sua torcida, no Ginásio do Pedrocão, a equipe dirigida pelo técnico Lula Ferreira venceu o Winner/Kabum/Limeira, garantido na primeira colocação da chave, pelo placar de 81 a 71, e chegou ao sexto resultado positivo na competição. O cestinha da vitória franca mais uma vez foi o ala Léo Meindl, que vive ótimo início de temporada e registrou 21 pontos diante dos limeirenses.

Em outra partida do grupo, o Lins Basquete venceu a primeira no Paulista 2014. Mesmo jogando no Ginásio Panela de Pressão, a equipe bateu o anfitrião Bauru, por 84 a 79, e conheceu seu primeiro resultado positivo na competição. Os destaques do jogo ficaram por conta do armador Davi Rossetto e do pivô Erick Camilo, que marcaram 19 e 18 pontos, respectivamente. Pelo lado dos donos da casa, o cestinha foi o armador Ricardo Fischer, que marcou 24 pontos.

Bauru e Franca decidirão a vice-liderança do Grupo A neste sábado, em confronto direto, no Ginásio Panela de Pressão, às 18 horas (de Brasília). Por sua vez, o Mogi receberá o Limeira, também no sábado, às 19 horas (de Brasília), e pode chegar ao terceiro lugar caso vença seu compromisso e os baurenses levem a melhor sobre os francanos.

Franca, do pivo Léo Waszkiewicz, venceu Limeira e precisa vencer Bauru na última rodada para garantir a vice-liderança do Grupo A (Divulgação)

Franca, do pivo Léo Waszkiewicz, venceu Limeira e precisa vencer Bauru na última rodada para garantir a vice-liderança do Grupo A (Divulgação)

Rio Claro vence e se classifica no Grupo B

Outra equipe que se garantiu nos playoffs do Campeonato Paulista 2014 após a rodada desta quinta-feira foi o Rio Claro Basquete. Os atuais campeões da Liga Ouro venceram a Liga Sorocabana, em casa, no Ginásio Felipão, por 95 a 83, e garantiu um dos quatro lugares do Grupo B nas quartas de final da competição.

Com grande atuação de Caio, Rio Claro venceu e se classificou (Luiz Pires/LNB)

Com grande atuação de Caio, Rio Claro venceu e se classificou (Luiz Pires/LNB)

Autor de 28 pontos, o ala Caio Ranches liderou o quinto triunfo rio-clarense em nove partidas disputadas no estadual. Ainda com um jogo a fazer, no próximo sábado, às 18 horas, fora de casa, contra o Internacional/Fupes, a equipe do técnico Marcelo Tamião depende apenas das próprias forças para confirmar a terceira posição da chave.

A vice-liderança do Grupo B é do Paulistano/Unimed. Depois de vencer o clássico da capital paulista diante do Pinheiros/SKY, na última terça-feira, em partida antecipada da última rodada, os atuais vice-campeões do NBB voltaram a vencer nesta quinta-feira.

A vítima desta vez foi o Internacional/Fupes, pelo placar de 92 a 80. Com 23 pontos, o armador norte-americano Kenny Dawkins liderou o triunfo da equipe dirigida pelo assistente Betão – o técnico Gustavo De Conti é assistente de Rubén Magnano na Seleção Brasileira na disputa da Copa do Mundo de Basquete.

Outra equipe que encerrou sua participação na primeira fase nesta quinta-feira foi o Pinheiros. Já com a liderança da chave garantida, a equipe da capital paulista venceu o São José/Unimed, por 85 a 78, fora de casa, e garantiu seu oitavo triunfo em dez partidas disputadas no Paulista 2014. O cestinha da partida e grande destaque do time da capital paulista foi o ala/armador norte-americano Jason Smith, responsável por 22 pontos.

Com a derrota, o São José fará um confronto de vida ou morte com a Liga Sorocabana no próximo sábado. Ambos com campanhas de quatro vitórias e cinco derrotas, os times decidirão quem será o último classificado às quartas de final da competição, no Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba, às 18 horas (de Brasília).

Confira os últimos resultados e os próximos jogos do Campeonato Paulista 2014:

02/09 (terça-feira)
Décima rodada*
Paulistano/Unimed 99 x 78 Pinheiros/SKY (Grupo B)

04/09 (quinta-feira)
Nona rodada
Paschoalotto/Bauru 79 x 84 Lins Basquete (Grupo A)
Mogi/Helbor 82 x 60 Palmeiras/Meltex (Grupo A)
Internacional/Fupes 80 x 92 Paulistano/Unimed (Grupo B)
Vivo/Franca 81 x 71 Winner/Limeira (Grupo A)
São José/Unimed 78 x 85 Pinheiros/SKY (Grupo B)
Rio Claro Basquete 95 x 83 Liga Sorocabana (Grupo B)

06/09 (sábado)
Décima rodada
17h – Arena Santos (Santos) – Internacional/Fupes x Rio Claro Basquete (Grupo B)
18h – Ginásio Palestra Itália (São Paulo) – Palmeiras/Meltex x Lins Basquete (Grupo A)
18h – Ginásio Panela de Pressão (Bauru) – Paschoalotto/Bauru x Vivo/Franca (Grupo A)
18h – Ginásio Gualberto Moreira (Sorocaba) – Liga Sorocabana x São José/Unimed (Grupo B)
19h – Ginásio Professor Hugo Ramos (Mogi das Cruzes) – Mogi/Helbor x Winner/Limeira (Grupo A)

*Partida antecipada

Confira a classificação do Campeonato Paulista 2014:

– Grupo A
1º) Winner/Limeira – 16 pontos (sete vitórias e duas derrotas)
2º) Vivo/Franca – 15 pontos (seis vitórias e três derrotas)
3º) Paschoalotto/Bauru – 14 pontos (cinco vitórias e quatro derrotas)
4º) Mogi das Cruzes/Helbor – 14 pontos (cinco vitórias e quatro derrotas)
5º) Palmeiras/Meltex – 12 pontos (três vitórias e seis derrotas)
6º) Lins Basquete – 10 pontos (uma vitória e oito derrotas)

– Grupo B
1º) Pinheiros/SKY – 18 pontos (oito vitórias e duas derrotas)
2º) Paulistano/Unimed – 16 pontos (seis vitórias e quatro derrotas)
3º) Rio Claro Basquete – 14 pontos (cinco vitórias e quatro derrotas)
4º) São José/Unimed – 13 pontos (quatro vitórias e cinco derrotas)
4º) Liga Sorocabana – 13 pontos (quatro vitórias e cinco derrotas)
6º) Internacional/Fupes – 10 pontos (uma vitória e oito derrotas)