#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Classificado!

14-10-2017 | 02:07
Por Liga Nacional de Basquete

Pinheiros perde para o Aguada (URU) na última bola, mas diferença mínima de 1 ponto garante classificação à próxima fase da Liga Sul-Americana 2017

O EC Pinheiros está classificado à próxima fase da Liga Sul-Americana 2017. Na partida final do Grupo B, em Montevidéu (URU), a equipe pinheirense chegou a ter 18 pontos de vantagem no início da partida, mas levou a virada no suspiro final e foi superada pelo anfitrião Atlético Aguada (URU), de virada, por 78 a 77. No entanto, mesmo com o revés, o clube de São Paulo carimbou o passaporte à etapa seguinte, já que poderia perder por até oito pontos de diferença para se classificar.

Entenda o cenário

Antes de entrar em quadra, o time do técnico César Guidetti tinha campanha de duas vitórias em duas partidas (100% de aproveitamento) e dependia somente do seu resultado para cravar a vaga. Com a derrota, o clube paulista avançou com desempenho final de dois triunfos e uma derrota, mas a desvantagem de apenas um ponto foi o ponto crucial para carimbar a vaga e ainda ficar com a liderança. Entenda:

A campanha final do Pinheiros foi idêntica à de Quilmes e Aguada, portanto, o desempate entre foi definido no saldo de cestas entre os times empatados, terminando da seguinte forma: +6 pontos para os pinheirenses, +4 para os argentinos e os uruguaios com -10. Neste caso de tríplice empate, foram levados em consideração somente os resultados das partidas entre as equipes igualadas – ignorando os placares contra o Osorno Basquetbol (CHI).

+Confira a tabela de jogos completa com todos os resultados da Liga Sul-Americana 2017

Terceiro colocado, o Atlético Aguada ainda manteve vivas as chances de classificação mesmo não estando entre os dois primeiros do grupo. Isso porque o sistema de disputa desta edição da Sul-Americana contempla com uma vaga na próxima fase o melhor terceiro colocado entre todos os grupos. Como teve campanha positiva de duas vitórias e uma derrota, a chance uruaguaia de classificação é grande.

Destaques

Atuando sem seu principal cestinha, Desmond Holloway, que sequer viajou ao Uruguai, o jogo coletivo prevaleceu novamente na partida que definiu a classificação pinheirense à fase semifinal da Sul-Americana. Com 18 pontos, cinco assistências e três roubos de bola, o norte-americano Corderro Bennett foi o cestinha e também o mais eficiente da equipe brasileira na partida, com 24 de valorização.

Em grande fase, o jovem armador Felipe Ruivo, de 19 anos, manteve a boa fase deixou quadra com 12 pontos e seis assistências. No garrafão, a dupla Marcus Toledo e Ralfi Ansaloni também se sobressaiu e teve importância ímpar no resultado obtido. O primeiro registrou 14 pontos e sete rebotes, mesma quantidade do segundo, que anotou 15 pontos, com direito a aproveitamento de 75% nas bolas de 3 pontos (3/4).

+Confira as estatísticas completas da partida entre Aguada (URU) e EC Pinheiros

Pelo lado do Aguada, os destaques ficaram por conta dos pivôs norte-americanos Jeremis Smith e Dwayne Curtis, responsáveis por 22 e 16 pontos, respectivamente. O outro estadunidense do elenco, Kyle LaMonte, que atuou no NBB CAIXA 2013/2014 pelo Brasília, registrou 11 pontos. Autor da bola da vitória nos segundos finais do duelo, o ala e capitão Demian Alvarez somou 17 pontos.

O jogo

Mesmo atuando em território adversário, o Pinheiros mandou no placar durante toda a partida e não tomou conhecimento da equipe anfitriã na primeira parte do duelo. Logo no primeiro quarto, chegou a abrir expressivos 18 pontos de vantagem (27 a 9). No segundo quarto, os uruguaios se encontraram e voltaram para o jogo, reduzindo a desvantagem para quatro pontos (38 a 34) na reta final da parcial.

Já na volta do intervalo, o clube brasileiro mostrou cabeça no lugar e segurou a pressão do Aguada, que chegou a cortar a margem para um ponto (47 a 46). A virada, no entanto, veio somente nos últimos segundos do duelo. Restando cinco segundos para acabar, quando a diferença estava dois pontos para os pinheirenses (77 a 75), Demian Alvarez fintou Chris Ware na linha de 3 pontos e acertou o tiro longo praticamente no estouro do cronômetro e decretou a virada uruguaia (78 a 77). O clima de festa tomou conta do ginásio, mas o time do técnico César Guidetti já tinha a classificação assegurada.

A vez do Vitória

Depois de Flamengo e EC Pinheiros garantirem suas classificações à próxima fase da Liga Sul-Americana na liderança de seus respectivos grupos, chegou a vez do Universo/Vitória representar o Brasil na competição. A partir da próxima terça-feira (17/10), a equipe medalha de bronze do último NBB CAIXA será sede do Grupo C, que acontecerá no Ginásio de Cajazeiras, em Salvador (BA). Os adversários serão, em ordem: Malvin (URU), Estudiantes Concórdia (ARG) e Guaros de Lara (VEN), todos às 21 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV. Esta será a primeira participação internacional da equipe baiana em toda sua história no basquete.