#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Clima de decisão

19-05-2015 | 11:56
Por Liga Nacional de Basquete

Após muita emoção e duelos eletrizantes, Bauru e Mogi decidem vaga na Final do NBB 7 nesta quarta-feira, no Panela de Pressão, ao vivo nos canais SporTV

Ginásio Panela de Pressão

Panela de Pressão será palco da decisão do segundo finalista do NBB 7. Quem leva? Bauru ou Mogi? (João Pires/LNB)

A partida é válida pela semifinal, mas o clima é de decisão. Depois de quatro partidas e duas vitórias para cada lado, Paschoalotto/Bauru e Mogi das Cruzes/Helbor definirão, nesta quarta-feira (20/05), quem será o segundo finalista da sétima edição do NBB e decidirá o título com o atual bicampeão Flamengo. O duelo derradeiro será às 19h30 (de Brasília), no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), e será transmitido ao vivo pelos canais SporTV.

“Esse jogo representa a primeira final de NBB da nossa equipe e vamos jogar mais uma vez com o coração e com a alma. É preciso jogar com inteligência. O campeonato é muito forte, todas as equipes estão evoluindo e crescendo. O fator quadra mostrou nesta série que ajuda, mas não decide, então temos que jogar basquete. Evoluímos muitos dessa série para a anterior e vamos tentar fechar e buscar a primeira final do Bauru”, declarou o técnico do Bauru, Guerrinha.

+Clique aqui e confira o caminho que as equipes percorreram até a disputa da vaga na Final do NBB 7

Murilo, do Bauru, e Tyrone, do Mogi

Empatados em 2 a 2, Bauru e Mogi prometem fazer um Jogo 5 de tirar o fôlego (Henrique Costa/Bauru Basket)

Líder e quarto colocado da fase de classificação, bauruenses e mogianos fizeram uma série recheada de fortes emoções e partidas de tirar o fôlego. A equipe da cidade de Mogi das Cruzes abriu a disputa com vitória como visitante, por 81 a 73, mas não o feito no Jogo 2 e sofreu o empate logo na sequência ao ser derrotado, também no interior do Estado de São Paulo, pelo placar de 84 a 81.

Já no Alto Tietê, no fervoroso Ginásio Hugo Ramos, os comandados de Paco contaram com o tornaram a ficar em vantagem na série ao vencerem o Jogo 3 em seus domínios, pelo placar de 85 a 78. No entanto, os atuais campeões das Américas não se renderam e, em jogo épico que certamente ficará marcado na história do basquete nacional, levaram a melhor sobre o Mogi de maneira eletrizante, após duas prorrogações, por 98 a 91.

“Playoff é assim mesmo. Não conseguimos fechar a série em casa e agora precisamos vencer lá no Panela de Pressão. Temos que acertar pequenos erros que cometemos no Jogo 4 para conseguirmos essa vitória. Nosso time é muito guerreiro e vamos lutar forte até o final por essa vaga na decisão do NBB”, comentou o ala e capitão do Mogi, Guilherme Filipin, autor de 22 pontos na última partida da série.

A série por enquanto teve dois protagonistas, um para cada lado. A favor dos mogianos, o craque norte-americano Shamell, cestinha da atual temporada e também da história do NBB, que registrou 27, 13, 23 e 18 pontos nos respectivos quatro primeiros jogos contra Bauru e está com média de 20,3 tentos na presente semifinal. Do lado bauruense está Alex Garcia, que anotou 19, 22, 13 e 18 tentos nos jogos da série contra Mogi e possui média de 18,0 pontos nesta semi.

“Temos que estar focados e bem definidos no que vamos fazer dentro de quadra. No Jogo 5 o emocional é fundamental. Temos que estar muito fortes mentalmente para tomar as decisões certas. No quinto jogo não tem muito segredo, as duas equipes se conhecem bem, então é estar forte mentalmente e focado para poder vencer”, comentou o ala Alex Garcia, jogador que mais disputou e venceu Jogos 5 na história do NBB, com seis vitórias em oito oportunidades.

Shamell, do Mogi, e Alex, do Bauru

Líderes de suas equipe, Shamell e Alex Garcia são os protagonistas desta eletrizante série semifinal (Luiz Pires/LNB)

Agora empatados em 2 a 2, Bauru e Mogi das Cruzes farão o Jogo 5 da série semifinal e protagonizarão mais uma decisão a seus currículos. No início da temporada, no mesmo Ginásio Panela de Pressão, os dois times estiveram frente a frente decidindo o título da Liga Sul-Americana 2014, que no fim, ficou com os bauruenses, que venceram a final por largos 79 a 53 e se sagraram campeões da competição da América do Sul.

No entanto, os mogianos espantaram um “fantasma” nesta série frente ao Bauru. Antes da semifinal, a equipe de Paco García havia disputado seis partidas contra os bauruenses na temporada, contando jogos de Campeonato Paulista, Sul-Americana e fase de classificação do NBB. O resultado: havia perdido todos. Mas logo no primeiro jogo, o Mogi quebrou esta escrita e ganhou ainda mais força para o restante da disputa.

+Clique aqui e confira informações, recordes e curiosidades sobre os Jogos 5 da história dos playoffs do NBB

“Sabíamos desde quando passamos por Macaé que Bauru era uma grande equipe e, assim como nós ganhamos na casa deles, eles poderiam vir aqui e retomar o mando. Estamos em busca do nosso sonho e esse sonho ainda está vivo dentro de nós, independente do resultado do Jogo 4. Continuamos acreditando e pedimos que a nossa torcida também acredite em nós”, disse o armador Alexandre Pinheiro, do Mogi, autor da linda bola de 3 que levou o Jogo 4 para a segunda prorrogação.

Hettsheimeir_BAURU e Wagner_MOGI

Aqui não! Equipe visitante venceu somente 5 dos 28 Jogos 5 da história dos playoffs do NBB (João Pires/LNB)

A situação de um Jogo 5 já não é novidade para nenhuma das equipes. Nas quartas de final, Bauru e Mogi precisaram de cinco jogos para avançarem à disputa da vaga na decisão do campeonato. Os comandados do técnico Guerrinha suaram para passar pelo rival Franca Basquete, assim como a agremiação do Alto Tietê, que precisou do quinto jogo para superar o surpreendente Macaé Basquete.

Tirando a experiência desta edição, os dois times disputaram somente um Jogo 5 em suas histórias nos playoffs do NBB, ambos em quartas de finais. Na temporada 2012/2013, os bauruenses levaram a melhor novamente sobre seu arquirrival Franca. Já os mogianos conseguiram a proeza de vencer um Jogo 5 na temporada passada, quando, mesmo saindo perdendo a série para a Winner/Limeira por 2 a 0, conseguiu a virada histórica para 3 a 2.

Mas se o assunto é Jogo 5, o histórico do campeonato divide opiniões. Em toda as edições da maior competição do basquete brasileiro, somente 68 séries de playoff foram realizadas, e 28 delas decididas no quinto jogo, mas somente cinco vencidas pela equipe que jogou fora de casa. Porém, apenas nove destes 28 tiveram como ganhador o time que ganhou o Jogo 4, neste caso o Bauru.

Confira o calendário completo da série semifinal entre Bauru (1º) e Mogi (4º):

Jogo 1 – Bauru 73 x 81 Mogi das Cruzes
Jogo 2 – Bauru 84 x 81 Mogi das Cruzes
Jogo 3 – Mogi das Cruzes 85 x 78 Bauru
Jogo 4 – Mogi das Cruzes 91 x 98 Bauru
Jogo 5* – 20/05 (quarta-feira), às 19h30 horas, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP) – ao vivo no SporTV