#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBA

Três dias deaprendizado

03-09-2018 | 06:31
Por Liga Nacional de Basquete

Com a presença de assistentes técnicos de Sacramento Kings e Denver Nuggets, NBA promove “I Clinica para Técnicos de Basquete” em SP; evento teve o apoio da LNB

Jordi Fernández e Bryan Gates trocaram experiências com os treinadores presentes em palestras e aulas práticas (William Lucas/Inovafoto)

No último final de semana aconteceu a “I Clínica para Técnicos de Basquete”, promovida pela NBA no Brasil, com apoio da Liga Nacional de Basquete. O evento, realizado no Clube Alto dos Pinheiros, em São Paulo (SP), contou com palestras e aulas práticas ministradas por dois assistentes técnicos da NBA: Bryan Gates, do Sacramento Kings, e Jordi Fernández, do Denver Nuggets.

Além dos estrangeiros, mais três palestrantes se apresentaram na clínica: Carlos Renato dos Santos, ex-árbitro, foi o responsável por falar sobre as mudanças nas regras FIBA; Diego Jeleilate, supervisor do Flamengo, abordou a importância da preparação física nas equipes; e Cristiano Cedra, treinador com passagens pelas Seleções Brasileiras de base, contou um pouco sobre a preparação nas categorias menores.

“Era um fim de semana para troca de experiências, para oferecer conhecimento aos treinadores brasileiros. Tivemos muito conteúdo de qualidade, profissionais gabaritados explorando temas de várias áreas do basquete e alcançamos todos os objetivos. Esta foi a primeira clínica e o resultado foi muito bom”, avaliou Daniel Soares, Diretor de Operações de Basquete da NBA no Brasil.

Atletas da base do Paulistano participaram das aulas práticas (William Lucas/Inovafoto)

Estiveram presentes na clínica desde treinadores de equipes do NBB CAIXA, como Flávio Espiga (Minas Tênis Clube) e Bruno Savignani (Corinthians), até ex-jogadores da Seleção Brasileira, casos de Arnaldinho e Eduardo Agra, além de profissionais de categorias de base, colégios e projetos sociais.

O assistente técnico do Sacramento Kings, Bryan Gates, já esteve no Brasil em 2015 para uma clínica com jogadores da LDB, em Uberlândia (MG). Em seu retorno ao território brasileiro, Gates se mostrou bem satisfeito com o resultado do evento.

“Todos nós trabalhamos com basquete, estamos dentro de quadra no dia a dia. Foi bom poder trocar experiências com esse grupo, entender as dúvidas, responder a cada uma das perguntas, conversar e aprender também. Foi uma experiência valiosa”, disse o profissional do Sacramento Kings.

A relação de Jordi Fernández com o Brasil é mais próxima. O espanhol trabalhou com Anderson Varejão no Cleveland Cavaliers, de 2009 a 2013, e já esteve presente em nosso país mais de dez vezes. A evolução do basquete brasileiro é visível, segundo ele, e eventos como a “I Clínica de Técnicos de Basquete” são fundamentais para isso.

“Esta é a minha 13ª visita ao Brasil, vim muitas vezes com Anderson Varejão quando estava no Cavs, e vejo que a modalidade segue crescendo a cada ano. A clínica é uma oportunidade de capacitar e mostrar o que fazemos na NBA para que possam aplicar em seus trabalhos e, assim, o basquete continuar evoluindo”, afirmou o assistente técnico do Denver Nuggets.