#JOGAJUNTO

Mais basquete

Com folga

25-03-2013 | 09:53
Por Liga Nacional de Basquete

Brasília não dá chances ao atual campeão Pioneros de Quintana Roo e se classifica para o Final Four da Liga das Américas pelo segundo ano seguido

Nezinho teve atuação destacada no triunfo que garantiu os brasilienses na fase decisiva da Liga das Américas (Samuel Vélez/Fiba Américas)

Uniceub/BRB/Brasília está no Final Four da Liga das Américas 2013. A confirmação da vaga dos atuais tricampeões do NBB veio através de uma tranquila vitória sobre o Pioneros de Quintana Roo (MEX), atual campeão do torneio continental, pelo placar de 80 a 64, em duelo realizado na noite deste domingo, na cidade de Cancún (MEX).

Para chegar ao quadrangular decisivo do campeonato da América Latina, o esquadrão candango fez um primeiro tempo arrasador e levou uma vantagem de 21 para a segunda metade da partida (40 a 19). Nos 20 minutos finais de jogo, a equipe comandada pelo técnico José Vidal soube administrar a vantagem a seu favor e conseguiu segurar a reação dos anfitriões.

Com atuações soberanas, Guilherme Giovannoni e Nezinho comandaram o time brasileiro no confronto. O ala/pivô foi o grande cestinha do duelo, ao anotar 29 pontos, além de colecionar dez rebotes, enquanto que o armador cravou 19 pontos e 13 assistências. Pelo lado dos donos da casa, o atleta mais efetivo em quadra foi o ala norte-americano Forrest Fisher III, que marcou 13 pontos.

“Sabíamos que o time da casa iria ter o apoio de sua torcida, mas conseguimos um excelente começo de jogo, logo abrindo diferença, sem deixar que os torcedores entrassem no jogo. Toda nossa equipe atuou muito bem e chegamos ao nosso objetivo, que era a classificação. Agora é seguir trabalhando forte, pois o Final Four será igualmente difícil, mas temos condições de lutar e ficar com o título”, disse Giovannoni.

Antes, na partida inicial da rodada decisiva do Grupo E, o São José/Unimed chegou muito perto de se classificar, mas acabou derrotado nos segundos finais pelo Capitanes de Arecibo, de Porto Rico, por 82 a 81. Depois de liderar o placar por quase todo o jogo, o time do interior paulista sofreu a virada a quatro segundos do fim do jogo, por conta de uma cesta de Vassallo, e a equipe porto-riquenha acabou com a vaga.

Sendo assim, o Brasil terá dois representantes no Final Four da Liga das Américas. Além do Brasília, que foi campeão do torneio na temporada 2008/2009, o Pinheiros/SKY também está vivo na briga pelo título, já que garantiu uma das duas vagas do Grupo D, realizado na última semana. Junto da dupla de times verde-amarelos e do Capitanes de Arecibo, o Lanús, da Argentina, também está confirmado no quadrangular, que será disputado entre os dias 5 e 7 de abril, em sede a ser definida pela Fiba Américas.

Confira todos os resultados do Grupo E da Liga das Américas 2013:

Sexta-feira (22/03):
21h05 – Uniceub/BRB/Brasília 106 x 108 Capitanes de Arecibo (PUR)
23h10 – Pioneros de Quintana Roo (MEX) 66 x 70 São José/Unimed

Sábado (23/03):
21h05 – São José/Unimed 61 x 82 Uniceub/BRB/Brasília
23h10 – Capitanes de Arecibo (PUR) 75 x 96 Pioneros de Quintana Roo (MEX)

Domingo (24/03):
21h05 – São José/Unimed 81 x 82 Capitanes de Arecibo (PUR)
23h10 – Pioneros de Quintana Roo (MEX) 64 x 80 Uniceub/BRB/Brasília