#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Começou com tudo

30-03-2015 | 02:30
Por Liga Nacional de Basquete

Cestinha, desempenhos cruciais e número alto de títulos: Rafael Hettsheimeir é peça fundamental para o sucesso do Bauru na temporada 2014/2015

Alta produção de pontos, atuações importantes em finais e quatro títulos, esse é um resumo dos primeiros nove meses do pivô Rafael Hettsheimeir com a camisa do Paschoalotto/Bauru na temporada 2014/2015. Contratação que fechou a lista de conceituadíssimos reforços para equipe bauruense para esta temporada, Hettsheimeir já provou que foi uma escolha mais do que certa para fechar com chave de ouro o elenco recheado de estrelas do Bauru.

“Eu já sabia do time que estava sendo montado aqui em Bauru. Antes de acertar o contrato conversei bastante com o Alex para saber se ele ia para o Bauru mesmo. Sabia dos jogadores de talento que já estavam aqui e, somados ao potencial dos atletas que chegaram nessa temporada, com certeza seria um time que brigaria por títulos. Mesmo assim, a gente nunca sabe se esse tipo de planejamento acaba dando certo. Felizmente já vencemos quatro títulos em quatro competições e vamos forte para brigar pelo quinto”, comentou Rafael Hettsheimeir.

Bauru, do pivô Hettsheimeir, bateu Uberlândia com tranquilidade e manteve a vice-liderança do NBB 7 (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Já com elenco recheado de estrelas, Hettsheimeir fechou com chave de ouro o grupo do Bauru para a temporada 2014/2015 (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Nascido no interior do Estado de São Paulo, na cidade de Araçatuba, Rafael Hettsheimeir chegou a atuar com a camisa do COC/Ribeirão Preto, porém pouco tempo depois de se destacar, o até então jovem pivô deixou o basquete brasileiro e partiu para o continente Europeu, onde trilhou sua carreira e ficou por dez temporadas seguidas no basquete espanhol.

Na Espanha, Hettsheimeir atuou com a camisa diversas equipes, como o CB Vic, o Lleida Basquete, o Zaragoza e até chegou a defender o Real Madrid, onde conquistou o título nacional na temporada 2012/2013, sua única. Antes de acertar com a equipe bauruense, o pivô brasileiro estava atuando no Málaga.

Muito famoso por seu tamanho e jogo muito forte dentro do garrafão, Rafael Hettsheimeir mudou um pouco seu estilo de jogo nesta temporada. Não que o atleta bauruense esquecera de seus princípios como um jogador dominante no garrafão, mas mesmo assim, o Hettsheimeir do Bauru é um jogador muito mais atuante fora do garrafão, principalmente na linha dos três pontos, do que dentro dele.

“Acho que na minha posição é muito difícil de se ver algum jogador chutando para 3 pontos, ainda mais com bom aproveitamento. O chute da linha dos três é uma arma que eu possuo em meu jogo, sei que preciso ser muito eficiente no jogo dentro do garrafão também, mas sem dúvidas o arremesso para 3 pontos está inserido dentro do meu jogo”, analisou o camisa 30 bauruense.

Pode-se pegar por base as últimas três temporadas de Hettsheimeir na Espanha, o pivô de 2,08m sempre foi um jogador que arriscou seus arremessos para 3 pontos, porém não com tanta intensidade. No Zaragoza (2011/2012), Hettsheimeir jogou 33 partidas e tentou 56 tiros de longe, no Real Madrid (2012/2013) foram 27 partidas e apenas 32 tentativas para 3 pontos, e no Malaga (2013/2014), 28 jogos e 45 triplos tentados.

aaa

Com muita eficiência para 3 pontos, o atleta do Bauru é o melhor pivô nos arremessos de fora no NBB 7 (Henrique Costa/Bauru Basket)

Já com a camisa do Bauru no NBB, Hettsheimeir já atingiu 25 jogos, marca muito próxima de suas partidas totais nas últimas três temporadas no basquete espanhol, e mesmo com um pouco menos de jogos dos anos anteriores, o camisa 30 bauruense já arremessou 135 bolas para 3 pontos, número que representa o triplo de tentativas de Hettsheimeir na Espanha.

Além disso, o aproveitamento nos arremessos de fora também aumentou. Em sua passagem pelo continente Europeu, Hettsheimeir nunca conseguiu ter mais de 33,9% de êxito em suas tentativas para 3 pontos, já em sua primeira temporada no Brasil o aproveitamento é de mais de 40%, o maior entre todos os pivôs do NBB.

“Tudo passa pela confiança. Lá na Espanha eu jogava menos tempo, não era tão acionado, porém sempre que sobrava uma bolinha eu tentava. Hoje, aqui no Bauru, meus companheiros me procuram mais, sou visto como referência mais vezes e esse tipo de coisa passa a confiança de meus companheiros tem sobre mim e isso me ajuda bastante”, ressaltou Hettsheimeir.

Já contratado pelo Bauru, porém defendendo a camisa da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Espanha, Hettsheimeir, assim como Alex Garcia e Larry Taylor, não esteve presente nos títulos do Campeonato Paulista e do Jogos Abertos do Interior, logo no começo da temporada. Já integrado ao elenco bauruense, o pivô conquistou e foi destaque dos títulos internacionais invictos do Bauru na Liga Sul-Americana 2014 e na Liga das Américas 2015.

Com alta média de 19,3 pontos e 8,6 rebotes durante a primeira e segunda fase da Liga Sul-Americana, Hettsheimeir voltou a ser protagonista da equipe bauruense na final do torneio internacional, quando foi o cestinha do Bauru com 18 pontos, na vitória sobre o Mogi das Cruzes, que rendeu o primeiro título internacional da história do Bauru.

“Eu entro em quadra na mesma pegada, tanto em finais quanto em partidas que não valem nada. É claro que tem aquela pressão por ser final, por ser uma partida bastante importante para o jogador, para o técnico, para os torcedores, porém eu encaro como se fosse um jogo normal e acho que venho tendo bom desempenho com essa filosofia”, declarou.

a

Na Seleção Brasileira durante os dois primeiros títulos do Bauru, foi na Liga Sul-Americano que Hettsheimeir conquistou seu primeiro troféu com o time bauruense (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Já em outra competição internacional, desta vez na Liga das Américas, de novo Hettsheimeir não deixou a desejar. Com média de 16,4 pontos e 6,4 rebotes por jogo e atuações importantes em partidas complicadas, o pivô foi um dos grandes líderes do Bauru na campanha invicta de seis vitórias em seis jogos nas duas primeiras fases do torneio e consequentemente vaga mais do que garantida para o Final Four da competição.

Na semifinal, contra o Peñarol de Mar Del Plata, Hettsheimeir teve atuação importante de 17 pontos e sete rebotes, porém foi na decisão que o pivô desencantou. Com direito a cinco bolas para 3 pontos, Hettsheimeir anotou 30 pontos, sua melhor marca com a camisa da equipe da cidade Sem Limites, recuperou oito rebotes e foi um dos destaques do quarto título em quatro competições disputadas pela equipe do interior do Estado de São Paulo.

“Na Liga das Américas nosso time sabia que iria enfrentar uma equipe muito forte na final, que tinha acabado de vencer o até então atual campeão da competição (Flamengo), porém entrei tranquilo em quadra, fiz um grande jogo, assim como toda a minha equipe, e conseguimos conquistar um belo resultado naquela partida”, concluiu.

Hettsheimeir, do Bauru

O duelo não foi fácil, porém Hettsheimeir se saiu melhor que Keenan, cestinha da Liga das Américas (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Já no NBB, Hettsheirmeir mostrou todo o seu talento logo em sua primeira atuação na história do campeonato. Na primeira rodada do NBB 7, em pleno Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), diante do UniCEUB/BRB/Brasília, o pivô bauruense conquistou um grande duplo-duplo de 26 pontos e 12 rebotes – melhores marcas em sua curta trajetória no NBB –,  porém mesmo com a grande atuação, a equipe do Interior da cidade de São Paulo não conseguiu vencer o rival candango, um dos únicos resultados negativos do time durante a temporada 2014/2015 do NBB.

Desde então o pivô brasileiro vem sendo um dos grandes protagonistas da incrível campanha do líder isolado Bauru, na fase de classificação do NBB 7. Das 27 partidas da equipe bauruense no campeonato nacional, o pivô nascido em Araçatuba finalizou nove deles como principal cestinha do time e oito presente entre os três principais pontuadores do time do técnico Guerrinha.

Rafael Hettsheimeir, do Bauru

Cestinha do Bauru no NBB 7, Hettsheimeir está preparado para os playoffs do campeonato (Henrique Costa/Bauru Basket)

Além disso, o camisa 30 bauruense figura mais uma vez entre os principais pontuadores do campeonato, sendo o sétimo cestinha, com média de 16,4 pontos, e o terceiro atleta com mais partidas de 20 ou mais pontos anotados (9), só atrás do líder Shamell (16) e do experiente Guilherme Giovannoni (11).

Com tantos números bons, o pivô do Bauru foi convocado para o Jogo das Estrelas do NBB, logo em seu primeiro ano no Brasil, porém, por conta de uma lesão na virilha e não teve a oportunidade de disputar a partida que reúne os melhor jogadores do NBB. Já nas próximas semanas, durante os playoffs da sétima edição do NBB, Hettsheimeir terá a oportunidade de novamente ser um líderes de um possível quinto título em cinco torneios disputados na temporada 2014/2015.

“Estamos e continuaremos em nosso trabalho muito forte para conquistar o NBB. Possuímos um elenco completo, forte, estamos fazendo uma grande campanha e vamos com tudo nesses playoffs, para quem sabe vencer o quinto título da temporada e ser o primeiro time de São Paulo a conquistar o NBB”, finalizou o pivô.