#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Com louvor

15-01-2018 | 08:11
Por Liga Nacional de Basquete

Antes de confronto, técnicos Gustavo De Conti e Rodrigo Barbosa trocam elogios e projetam duelo equilibrado entre o "agressivo" Paulistano e o "consistente" Caxias

Gustavo De Contié o técnico que está a mais tempo no comando da mesma equipe no NBB CAIXA (João Pires/LNB)

A rodada do NBB CAIXA 2017/2018 desta terça-feira (16/01) promoverá um confronto entre dois técnicos que, literalmente, vestem a camisa. Gustavo De Conti, do Paulistano/Corpore, e Rodrigo Barbosa, do Banrisul/Caxias Basquete, estarão frente a frente na partida que será realizada às 19h30, no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (SP).

De Conti e Barbosa fazem parte de uma categoria praticamente exclusiva e ostentam o fato de nunca terem trocado de time no NBB CAIXA. Gustavo assumiu o Paulistano na temporada 2009/2010 e já levou o clube a duas Finais de NBB. Já Rodrigo é o “cara” do Caxias e foi o principal responsável pela equipe chegar à elite do basquete nacional.

“O Rodrigo, além de um excelente treinador, é o grande responsável por Caxias chegar ao NBB, com grande trabalho extra-quadra também. Ele é um lutador e está fazendo basquete em Caxias a um tempo. Ele revelou vários jogadores que estão jogando Brasil afora e tem muito valor. Nessa temporada ele mostrou que é capaz de fazer um time competitivo e encaixou boas peças no Caxias”, elogiou De Conti.

“O Gustavo é extremamente competente. A cada ano ele coloca mais e mais jovens para jogar e sempre dá muita confiança. Ele tem essa capacidade e, além disso, é um cara que estuda muito basquete. Ele já tem o espaço e o reconhecimento e tem muitos méritos por isso. Não só eles, mas todos os técnicos estão evoluindo demais e quem ganha com isso é o basquete”, retribuiu Barbosa.

Rodrigo foi campeão da Liga Ouro e levou o Caxias à elite do basquete nacional (LNB/Divulgação)

Na atual temporada quem está melhor é o Paulistano, de Gustavo De Conti. Com oito vitórias seguidas – maior sequência deste NBB CAIXA –, a equipe ocupa a quarta posição com a mesma campanha do vice-líder Sesi Franca Basquete e o terceiro colocado Mogi das Cruzes/Helbor (dez vitórias em 13 jogos).

“Eles (Paulistano) têm uma equipe de muita qualidade e de muita ‘saúde’. São vários jovenns e caras que correm a quadra o tempo todo. O Gustavo trabalha muito bem a rotação e isso faz a equipe deles jogar o tempo todo em ritmo acelerado”, analisou Rodrigo Barbosa.

Já o Caxias, que venceu seus últimos três jogos, está na sétima posição (oito triunfos em 13 jogos). Em sua terceira temporada no NBB CAIXA, a equipe já tem seu melhor desempenho na história e agora brigará para fechar a fase de classificação entre os oito primeiros para ter o mando de quadra na primeira fase dos playoffs.

“Caxias é uma das equipes mais consistentes do campeonato. Eles têm oscilado muito pouco e é um time muito agressivo, principalmente na defesa. Eles são a equipe que mais faz o adversário errar e isso mostra um poder coletivo muito forte na defesa. Na minha visão, é a grande surpresa da temporada, não só pela colocação, mas pela qualidade com que vem jogando”, enalteceu De Conti.

“Vejo os dois ‘Cauês’ como os principais pilares. Ambos estão dando essa consistência ao time, com aproveitamentos altíssimos nos arremessos de quadra, inclusive entre os melhores do campeonato”, completou o treinador do Paulistano, lembrando de Cauê Borges, cestinha da temporada, e também de seu xará Cauê Verzola.

Agressividade x defesa

Um dos grandes trunfos do Paulistano nesta temporada tem sido a força nas bolas de três pontos. Equipe que mais tenta (33,1 por jogo) e que mais converte (11,3 por jogo), o clube da capital paulista ainda tem o terceiro melhor aproveitamento da competição, com 33,9%, atrás apenas de Bauru (35,3%) e Flamengo (34,0%).

“Eles têm um volume muito alto, principalmente nas bolas de três pontos, e tentaremos diminuir um pouco isso. Não adianta nada defendermos bem se tomarmos duas bolas de três seguidas. A ideia é tentar controlar o ritmo e tentar quebrar a agressividade do Paulistano. Temos que jogar no nosso ritmo, não no deles”, analisou Rodrigo.

Outro ponto para lá de positivo do Paulistano nesta temporada é nos rebotes. Com média de 40,4 por jogo, os atuais vice-campeões lideram essa estatística no NBB CAIXA 2017/2018. Só em seu ataque, a equipe pega em média 11,3 rebotes por partida.

“Temos bons arremessadores e reboteiros, que para esse jogo de transição é perfeito. O fato de termos jogadores que são especialistas em rebotes ajuda na confiança, já que o mesmo jogador pode arremessar mais de uma bola em um ataque”, disse o treinador do Paulistano.

“A gente escolheu esse estilo de jogo, que é o que o basquete moderno pede. Eu sempre fui um técnico que pediu uma escolha melhor dos arremessos, mas enxerguei que esse estilo mais acelerado pode dar resultado. Por termos várias opções, quando ‘a’ não está bem, o ‘b’ está. Se o ‘b’ estiver num dia ruim, o ‘c’ vai matar as bolas e por aí vai”, completou De Conti.

Do outro lado, o Caxias vem fazendo sua melhor temporada no NBB CAIXA e, para isso, mostra um basquete mais controlado. Tanto é que tem apenas o nono melhor ataque (75,1 por jogo) e é somente a nona equipe que mais arremessa da linha de três pontos (23,6).

No entanto, o grande trunfo dos gaúchos está na defesa. Com média de 71,6 pontos sofridos por jogo, o time da Região Sul tem a terceira melhor defesa da competição e ainda tem o posto de equipe que mais força erros de seus adversários, com 16,7 por jogo.

“Vai ser um jogo entre um time com um ímpeto ofensivo muito grande e outro que está querendo defender bastante. Temos mostrado muita qualidade na defesa e vamos tentar diminuir esse alto volume do Paulistano. Nos últimos jogos tivemos grandes defesas e espero que a gente siga assim”, disse Barbosa.

No quesito defesa, o Paulistano não vive uma grande temporada. Apesar de ter vencido seus oito últimos jogos e estar no G-4, a equipe da capital paulista tem a sexta pior defesa da competição, com média de 75,7 pontos sofridos por partida.

“Não estar perdendo, mas o time não pode se acomodar. Jogamos muito mal contra Joinville, com aproveitamento muito baixo e uma defesa que não foi boa. Esse momento do campeonato é muito importante evoluir tanto coletivamente como também cada jogador deve crescer de produção. Mais do que as vitórias, espero que o time saia da ‘zona de conforto’ e mostre evolução nos próximos jogos”, alertou o comandante paulista Gustavo De Conti.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.