#JOGAJUNTO

LDB

Como um leão

22-07-2013 | 05:54
Por Liga Nacional de Basquete

Estilo de jogo arrojado e espírito de líder: conheça o armador Henrique Coelho, destaque do ótimo início do Minas na LDB 2013

Coelho é o cestinha do Minas, além de liderar o time também nas assistências na 1ª etapa da LDB (Célio Messias/LNB)

Força, velocidade, raça, intensidade, personalidade e liderança. Todos estes fatores englobam o estilo de jogo de um só atleta: o armador Henrique Coelho, de 20 anos, principal jogador do Minas Tênis Clube na primeira etapa da LDB 2013.

Mesmo com apenas 1,84m, Coelho se agigantou diante de seus adversários e mostrou que será muito difícil pará-lo daqui para frente na competição sub-22. Maestro de sua equipe, o camisa 10 liderou os minastenistas na campanha perfeita até aqui na LDB, em que o time de Belo Horizonte obteve 100% de aproveitamento – nove vitórias em nove partidas –, terminando a fase inicial na primeira colocação geral.

Nos nove jogos do clube da capital mineira na etapa inicial da maior competição de base do basquete brasileiro, o armador colecionou médias de 15,3 pontos e 3,6 assistências por duelo. Além disso, o jogador é o terceiro mais eficiente entre todas as 20 equipes da LDB 2013: 19 pontos de eficiência por partida.

“O Henrique (Coelho) é um cara que a gente pode definir como capitão. Ele estando bem ou estando mal na partida, se faz muito presente, motiva muito os outros jogadores. É um líder nato. Sabemos da importância dele. Como pessoa é um cara excelente, um menino que eu conheço há muito tempo. Foi até por isso que eu o trouxe para o Minas. Eu sei que ele pode fazer o time subir de produção. Ele faz com que todo mundo esteja motivado. É um armador dentro e fora da quadra”, elogial o técnico do Minas, Cristiano Grama.

Seu fenomenal desempenho foi reconhecido também pelo blog Território LNB, que ao eleger os 25 jogadores que mais chamaram a atenção nesta primeira fase de disputas do subgrupo A2, colocou Henrique Coelho como principal destaque. Mesmo sabendo de sua suma importância no elenco minastenista, o camisa 10 prefere enaltecer a força do grupo e ressaltar que sua equipe está no caminho certo.

“É até meio chato falar de si mesmo. Mas eu sei da importância do meu papel no time. Mas eu sempre tento prevalecer o grupo. Independente de que estiver bem ou mal, apenas o grupo. Se o time estiver forte e unido, nós teremos êxito. Se a gente depender de um jogador só, vamos ganhar jogos e não campeonatos. Então grupo continuar do jeito que está, firme e fechado, com certeza teremos chances de chegar à final se sermos campeões da LDB”, explicou Coelho.

Com atuações consistentes, Coelho é um dos grandes nomes do início da LDB (Célio Messias/LNB)

A velocidade e incrível força física são o que mais chamam a atenção em seu jogo. A facilidade com que ele se move e se livra de seus marcadores é algo que impressiona a todos que o acompanham, inclusive os adversários, que sofreram na mão de Coelho nas partidas da LDB. Para chegar a este elevado patamar na parte física, o camisa 10 não teve descanso e contou que praticamente não teve férias após o fim da participação do Icatu/Minas no NBB.

“Desde quando terminou o NBB eu dei apenas uma semana de descanso para mim. Até porque eu ainda não estava fechado com o Minas. Eu acho que isso foi até bom, pois eu trabalhei o dobro. Quero até agradecer o Eltinho e todos os preparadores físicos do Minas, que me deram toda essa assistência para eu estar nesse nível”, disse o armador.

Mesmo com diversos profissionais o acompanhando de perto, Coelho tem uma coisa que poucos atletas no mundo tem: a vontade de ser mais. O jogador de 1,84m até revelou o seu principal lema, o que o motiva a estar sempre evoluindo.

O jogador espera ter mais chances de mostrar seu potencial na equipe adulta do Minas (Célio Messias/LNB)

“Eu sempre uso na minha vida o eu chamo de ‘3D’ – determinação, dedicação e disciplina. Essas são as três coisas fundamentais para qualquer jogador que quer crescer e quer chegar longe. Nessa LDB treinamos em um período e jogamos em outro, para não perdermos o preparo. A estrutura que a gente tem no Minas, poucos clubes podem desfrutar. Quando a gente pode ter isso, a gente tem que agarrar, pois essa oportunidade é única”, completou Henrique.

Embora não seja o mais velho, pode se dizer que Henrique Coelho é o mais experiente do elenco do Minas que disputa a LDB. O atleta de 20 anos coleciona em seus currículo dois NBB’s, ambos participando ativamente das partidas – Unitri/Universo (2011/2012) e Icatu/Minas (2012/2013) –.

Na última temporada no nacional, Coelho teve média 13,4 minutos e 3,1 pontos por jogo. Para o próximo nacional, o camisa 10 quer mais. Dando ênfase a sua incansável preparação, o jogador se diz pronto para agradar o novo técnico do time principal do Minas, o argentino Carlos Romano, e encarar qualquer desafio, colocando em quadra seu espírito que o transforma em um verdadeiro leão.

“Eu só preciso de uma oportunidade, é só isso. Preparado eu estou. Eu treino mais que todo mundo. Se tem alguém que treina demais nessa equipe, esse alguém sou eu. Então eu só estou pedindo uma oportunidade. Quando essa oportunidade vier, eu vou estar preparado”, finalizou Henrique Coelho.