#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Compartilhando sabedoria

03-05-2016 | 11:25
Por Liga Nacional de Basquete

Um dos grandes técnicos do basquete nacional, Lula Ferreira, do Franca, é convidado para palestrar em clínica de treinadores na Argentina

Lula Ferreira, técnico do Franca

Lula Ferreira ministrará palestra sobre “Defesa Mista” em solo argentino entre 07 e 10 de julho (Luiz Pires/LNB)

O experiente e consagrado treinador Lula Ferreira, do Franca Basquete, irá palestrar em uma clínica de técnicos da Argentina, entre os dias 07 e 10 de julho, em Paraná, capital da província de Entre Rios. O evento, chamado “XIX Clínica Internacional Coditep – Esco”, acontece anualmente e busca atualizar e revalidar os carnês dos treinadores do país vizinho, para que eles possam continuar atuando regularmente em suas equipes.

O tema da palestra de Lula será “Defesa Mista”, conceito que explica como aplicar a defesa individual e a defesa zona em um mesmo momento em quadra. Nada mais justo para o treinador que comandou a segunda melhor defesa da história do NBB CAIXA, o Franca da temporada 2012/2013, que sofreu 71,24 pontos por partida na fase de classificação da competição.

“Para mim é uma honra muito grande ter sido convidado por Horário Segui (Presidente da Associação dos Técnicos Argentinos) para ser um dos palestrantes nessa importante clínica argentina. Me sinto representando todos os técnicos brasileiros em um centro tão desenvolvido do basquete, como é a Argentina”, afirmou Lula.

Lula Ferreira é o único duas vezes eleito Melhor Técnico do NBB CAIXA (João Pires/LNB)

Lula Ferreira é o único duas vezes eleito Melhor Técnico do NBB CAIXA (João Pires/LNB)

Um dos técnicos mais experientes em atividade, Lula é dono de um vasto currículo. O treinador iniciou sua carreira na Hebraica (SP), e seguiu sua trajetória por outros clubes, como Palmeiras, COC/Ribeirão Preto (SP), onde é pentacampeão paulista (2001 a 2005) e campeão brasileiro (2003), e Brasília, no qual conquistou uma Liga das Américas (2008/2009) e um NBB CAIXA (2009/2010).

De quebra, Lula Ferreira é o único treinador na história do NBB CAIXA a faturar dois troféus de Melhor Técnico do campeonato – ganhou em 2009/2010, quando foi campeão pelo Brasília, e em 2012/2013, em que liderou a surpreendente campanha da jovem equipe de Franca no maior campeonato do basquete brasileiro.

Além da fantástica trajetória por clubes, o técnico também comandou a Seleção Brasileira Masculina, de 2003 até 2007, onde faturou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, e quatro anos depois, voltou a subir no lugar mais alto do pódio da competição, no Rio de Janeiro.