#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Confiante e motivado

15-04-2019 | 07:51
Por Liga Nacional de Basquete

Com retorno de Hettsheimeir, Franca estreia nos playoffs contra “velho conhecido” Bauru; duelo será nesta terça-feira, ao vivo no Fox Sports

Líder da fase de classificação do NBB CAIXA, o Sesi Franca Basquete (1º) enfim fará sua estreia nos playoffs. Na noite desta terça-feira (16/04), a equipe da Capital do Basquete dará início a mais uma série de quartas de final contra o rival Sendi/Bauru Basket (10°), no Ginásio Panela de Pressão, às 21 horas, com transmissão ao vivo do Fox Sports.

Para sua estreia no mata-mata, a equipe francana contará com o retorno do pivô Rafael Hettsheimeir, um dos grandes nomes do elenco. O jogador, que possui quatro temporadas pelo Bauru no currículo, passou três meses se recuperando de uma lesão no pé e agora está de volta justamente contra seu ex-clube.

O Franca chega para os playoffs do NBB CAIXA com a confiança alta, já que foi líder da fase de classificação, com campanha de 22 vitórias e quatro derrotas. Com isso, a equipe terá o mando de quadra na série e jogará os Jogos 2, 3 e um possível 5 no Pedrocão.

Na última temporada, o Franca também descansou nas oitavas e encarou justamente o Bauru nas quartas de final. Mesmo com o mando de quadra na série, o time francano perdeu duas partidas em casa e foi eliminado pelo rival por 3 a 0.

“Chegamos muito motivados e confiantes para esses playoffs. Conseguimos o primeiro lugar na fase de classificação, mas sabemos do equilíbrio do NBB, então o foco e a disciplina têm que ser totais para que possamos fazer um grande playoff contra Bauru e assim avançar à semifinal”, declarou o técnico do Franca, Helinho Garcia.

Dono da melhor campanha da primeira fase, o Franca estreará nesta terça-feira nos playoffs (Fotojump/LNB)

O rival Bauru precisou suar para chegar até as quartas. Décimo colocado na fase de classificação, o Dragão bateu o Life Fitness/Minas no terceiro e decisivo jogo das oitavas de final, em série melhor de três (2 a 1).

O comandante de Franca exaltou a qualidade do elenco do adversário desta terça-feira, que não depende exclusivamente de um único jogador. Para ele, a defesa de sua equipe será fundamental para o sucesso nos confrontos.

“Temos que ter muito foco na defesa, porque eles (Bauru) não dependem de um só jogador, pelo contrário, são vários atletas que podem decidir e com muita qualidade ofensiva. Por isso nosso foco será na defesa, pois a partir dessa consistência defensiva que buscamos conseguiremos ditar o ritmo da partida no ataque”, completou o treinador francano.

Franca levou a melhor nos dois confrontos diretos entre as equipes na competição (Newton Nogueira/Sesi Franca Basquete)

Do outro lado, o Bauru tentará usar o embalo da classificação contra o Minas para manter a escrita positiva em confrontos do NBB CAIXA contra o rival Franca. Na história da competição, as equipes já se enfrentaram em 35 oportunidades, com 20 vitórias do Dragão, contra 15 da equipe francana.

Quando o assunto é playoffs, a vantagem bauruense é ainda maior. Os times já se encontraram em três séries de quartas de final (2012/2013, 2014/2015 e 2017/2018), todas vencidas pelo Dragão.

+Relembre os três confrontos entre Franca e Bauru pelos playoffs do NBB CAIXA

Para o armador Fúlvio, o Bauru chega confiante para o clássico do interior paulista depois de fazer partidas intensas contra o Minas. O experiente jogador conta com a presença da torcida para empurrar o time e sair de quadra com a vitória na primeira partida da série.

“É um clássico do basquete nacional e são equipes que já se encontraram várias vezes em playoffs. Nosso time está bem preparado já que tivemos uma série intensa e forte contra Minas que acabou nos dando uma bagagem para o jogo de amanhã. Temos que fazer prevalecer a consistência e o fator casa. Esperamos o nosso torcedor para jogar com a gente e irmos em busca de uma vitória”, diz o camisa 32.

Bauru precisou de três jogos para eliminar o Minas nas oitavas de final (Victor Lira/Bauru Basket)

O histórico recente de Bauru na pós-temporada é muito positivo. Nas últimas cinco temporadas (contando a atual), o Dragão venceu 11 das 14 séries de playoffs disputadas, com direito a um título e dois vice-campeonatos nesse período.

“Nosso time está bem fisicamente e fizemos um bom playoff contra Minas. Foi uma série difícil em que conseguimos nos superar. Franca fez uma ótima fase de classificação, mas temos um time experiente e estamos confiante sabendo que nossa equipe está crescendo no momento certo”, opinou o técnico Demétrius Ferracciú.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.