#JOGAJUNTO

Mundial de Clubes

Confronto histórico

05-08-2013 | 11:27
Por Liga Nacional de Basquete

FIBA anuncia a disputa da Copa Intercontinental, uma disputa entre os campeões da Liga das Américas, Pinheiros, e da Euroliga, Olympiacos, aqui no Brasil em outubro

Campeão da Liga das Américas, o Pinheiros tem um novo desafio: enfrentar os melhores da Europa (Divulgação/FIBA Americas)

A FIBA (Federação Internacional de Basquete) fez, nesta segunda-feira, um anúncio histórico para o basquete mundial. A maior entidade da modalidade enviou um comunicado oficializando a Copa Intercontinental de Clubes, que será o encontro dos campeões da Liga das Américas, o Pinheiros/SKY, e da Euroliga, o Olympiacos, da Grécia.

FIBA, FIBA Américas e Euroliga finalizaram, com êxito, o acordo para que os dois clubes se enfrentem no Ginásio José Corrêa, em Barueri (SP), em duas oportunidades. O primeiro confronto será no dia 04 de outubro, seguido por um segundo jogo no mesmo local no dia 06. O campeão será o clube que combinar os melhores resultados em ambas as partidas.

Estrela do basquete mundial, o armador Spanoulis comanda o Olympiacos (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

“A FIBA está muito contente em aprovar o retorno da Copa Intercontinental com os clubes mais importantes de cada continente”, afirmou o secretário geral da FIBA, Patrick Baumann. “Isso é a prova do grande desenvolvimento do basquete nas Américas, em especial na América do Sul, e espero que seja uma iniciativa que se mantenha para servir de experiência para uma futura Copa Mundial de Clubes”, completou.

A Copa Intercontinental de Clubes foi disputada pela primeira vez em 1966 e teve 21 edições até o ano de 1987, com uma competição extra em 1996. O Brasil esteve presente em quase todos os torneios representado por equipes tradicionais como Franca (SP), Monte Líbano (SP), Corinthians (SP), Botafogo (RJ) e o Esporte Clube Sírio (SP), que sagrou-se campeão em 1979, sob comando do atual técnico do Pinheiros, Claudio Mortari.

“Sinceramente, tenho que manifestar nossa enorme felicidade de concretizar um sonho que começou desde o início da primeira Liga das Américas, em 2007. Sabíamos que precisávamos de um tempo para que esse dia chegasse, mas agradeço a todos que confiaram nessa ideia”, comemorou o secretário geral da FIBA Américas, Alberto García. “Agradeço a FIBA e a Euroliga por aceitarem disputar com a gente essa primeira Copa e esperamos que, num tempo não muito distante, possamos também envolver outros continentes nessa disputa”, completou o dirigente.

“A família do basquete se reúne novamente para esse importante evento no Brasil e esperamos que os amantes da modalidade na América nos conheçam melhor e desfrutem do nosso estilo de jogo”, comentou o presidente da Euroliga, Jordi Bartolomeu.

Pinheiros e Olympiacos também estão bastante motivados em participar desse torneio e terem a chance de ser o primeiro clube a levantar o troféu de campeão depois de mais de 17 anos da última edição.

“Para o Pinheiros, clube de mais de 114 anos de tradição, sempre foi uma meta, depois de vencer a Liga das Américas, poder disputar um dos eventos mais importantes do mundo como a Copa Intercontinental. Com muito planejamento, alcançamos nosso objetivo, ajudando a consolidar o basquete brasileiro num plano internacional”, afirmou João Fernando Rossi, diretor de esportes olímpicos do Pinheiros.

“Nossa presença num momento tão importante para o basquete é uma honra. O Olympiacos vem conquistando feitos históricos nos últimos dois anos e essas partidas no Brasil são o passo a mais que se precisava para o futuro do basquete de clubes no nível mundial”, disse Christos Stavropoulos, gerente geral do clube grego.

Campeão mundial em 79, com o Sírio, Claudio Mortari poderá repetir o feito com o Pinheiros (João Pires/Divulgação)